Datos del trabajo


Título

Práticas e saberes: Programa de Educação pelo trabalho em Saúde (PET- Saúde) na rede de atenção aos usuários de drogas

Introdução

A partir da dificuldade constantemente encontrada em repensar o ensino na perspectiva da promoção da saúde devido à fragmentação entre o pensar a prática e o fazer, a resposta governamental dada foi a criação de um programa que integra saúde e educação, o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Constitui-se numa proposta dinâmica de formação por meio do trabalho em saúde, onde se crê que reside toda a capacidade de transformação de antigos paradigmas em posturas e atitudes mais coerentes com as propostas do Sistema Único de Saúde. Vale enfatizar que não são poucas as etapas a serem percorridas para a reformulação de um processo de ensino-aprendizagem onde ainda perdura a formação de profissionais cada vez mais especializados e a fragmentação do saber, resultando em uma divisão social do trabalho entre as diferentes categorias profissionais e se constituindo em um desafio à integralidade das práticas ainda durante a formação. Por isso, no PET-Saúde a formação é compreendida como um processo em constante construção, que vem sendo frequentemente debatido com o intuito de aprimorar o currículo da graduação e qualificar cada vez melhor os profissionais. Essa necessidade de adequação em um campo tão diverso e transformador quanto o da saúde, contudo, muitas vezes só fica evidente após a conclusão do curso, quando os profissionais recém-formados percebem que algumas concepções trabalhadas durante a graduação não deram a devida ênfase aos aspectos do campo prático, chegando inclusive a ser divergentes do contexto profissional. O PET-Saúde é uma maneira de se antecipar a isso, já que, uma vez no campo de trabalho, alunos, preceptores e professores trabalhando conjuntamente verificam quais são as deficiências tanto da universidade na hora de formar seus alunos para aquela prática, quanto do campo de trabalho, às vezes muito distanciado do saber teórico. Assim, é possível desenvolver conjuntamente projetos que contribuam não apenas para a formação, mas também para a criação de sugestões e mecanismos para um melhor funcionamento dos serviços a que os alunos estão vinculados. Para este estudo, é importante destacar que no campo da saúde mental um desafio de fundamental importância sempre foi a formação dos profissionais, pois é necessário que esta inclua o paradigma da Atenção Psicossocial como um processo que visa romper com as delimitações dos saberes tradicionais ao buscar a recomposição de conhecimentos e produzir novas premissas que não sejam apenas uma somatória ou rearranjos de antigos saberes. Principalmente em relação à problemática de álcool e outras drogas, campo marcado pela moral e pelo estigma.

Objetivos

conhecer as diretrizes adotadas pelo Pet-UFF- rede de Atenção Psicossocial para a formação no campo de álcool e outras drogas.

Método

Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A pesquisa teve a duração de um ano tendo sido realizada de 2015 e 2016. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo.

Resultados

Constatou-se que o PET-UFF enfatiza a interprofissionalidade uma vez que os alunos são inseridos em atividades que não são específicas de seu curso de formação e são preceptorados por profissionais de categorias diferentes das suas. O que possibilitou uma atenção integral ao usuário. Outra característica dessa experiência do PET é o trabalho na perspectiva da clínica ampliada, o trânsito dos alunos junto aos usuários nos percursos e redes acionadas pelos usuários (serviços de saúde, igrejas, associação de bairro). A participação dos alunos em diferentes espaços, como Centros de Atenção Psicossocial para o cuidado aos usuários de drogas, grupos de redução de danos, oficinas, serviços de internação, possibilitou a diminuição do estigma acoplado aos usuários de drogas por parte dos estudantes, assim como um maior entendimento sobre a importância do fenômeno das drogas ser considerado questão de saúde pública. Uma outra diretriz formadora para um melhor cuidado aos usuários de drogas é a Redução de Danos, os alunos puderam experimentar e se colocar diante da usuário que faz uso abusivo de drogas de outra forma. Entendendo que a questão a ser trabalhada principalmente é a relação que o sujeito estabelece com a droga.

Considerações Finais

A participação dos alunos do PET nos dispositivos de atenção aos usuários de drogas que operam na perspectiva da redução de danos, além de favorecer a formação interprofissional valorizando o saber que emerge do cotidiano dos serviços, possibilitou o desenvolvimento de habilidades necessárias para o cuidado aos usuários de drogas. Por meio da vivência do PET os estudantes vinculados ao PET puderam experimentar o trabalho na perspectiva da Redução de Danos, que é uma construção coletiva que abarca o saber dos profissionais, e dos usuários. Todos os participantes são deslocados de seus lugares de modo a fazer circular um saber que não se restringe a uma única materialidade, a droga.

Palavras Chave

Formação; Interprofissionalidade; Atenção aos usuários de drogas; Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ANDREA CARDOSO ANDREA SOUZA, Francisco Leonel Figueiredo Fernandes Francisco, Ana Lúcia Abrahão Ana