Datos del trabajo


Título

A EDUCAÇAO EM SAUDE NA ESCOLA PUBLICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A construção do contexto de saúde está disseminada pelos veículos de comunicação e adentra diversos ambientes sociais: trabalho, lazer e, principalmente, a Escola. Apesar deste aumento do acesso às informações, o usuário em saúde ainda se encontra impotente no que diz respeito ao estabelecimento de relações entre a informação e o vínculo com o profissional de saúde, principal promotor de conceitos e propostas de atitudes saudáveis em saúde. Tal afirmação aponta uma remodelagem no processo de educação profissional, sendo importante despertar no docente que desde o início da graduação a formação do estudante deve compreender a importância de se integralizar teoria e prática. A participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão ofertados por docentes é uma ferramenta indispensável no que tange ao ensino-aprendizagem, sendo capaz de modificar a assistência em saúde, por poder intervir nas rotinas dos serviços e contemplar suas reais demandas. Considera-se a escola um ambiente promissor para a manutenção da educação em saúde, já que possibilita acompanhar um indivíduo da infância até a adolescência e, ainda, orientá-lo e incentivá-lo para a importância do Cuidado em Saúde, pela manutenção de medidas preventivas e não curativas.

Objetivos

relatar a experiência dos estudantes acerca da participação no projeto PET-saúde/GraduaSUS tendo por prioridade atividades com saúde do escolar, sendo guiadas pelas diretrizes do Programa Saúde do Escolar.

Desenvolvimento

as ações foram desenvolvidas numa escola pública municipal em Macaé-RJ, por seis alunas de Graduação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé, sendo duas bolsistas e quatro voluntárias; duas docentes tutoras e, ainda contou com a participação de um enfermeiro, profissional da rede e também preceptor do projeto. O programa foi desenvolvido de março de 2016 a março de 2018, abarcando os escolares de 05 a 12 anos de idade. Foram realizadas reuniões com o grupo de trabalho para definição das atividades e instrumentos a serem utilizados, ações educativas em saúde, feiras, elaboração do material educativo, anamnese e medidas antropométricas. O trabalho apresentou como resultado o relato de experiência de seis alunas de graduação em enfermagem no PET-saúde/GraduaSUS com escolares. As estudantes relataram a importância do projeto para o processo de ensino e aprendizagem, dada a aproximação com o público e a observação que puderam realizar de demandas próprias daquela comunidade, inclusive da reflexão que fazem a partir dessa prática vivida, sobre atuações necessárias frente a essas demandas que emergiram. Apontaram a importância da atuação do enfermeiro para além das ESFs e Hospitais, reconhecendo a escola como campo prático de promoção da saúde para o seu trabalho. Citaram, também, a importância da convivência com a equipe de trabalho do projeto, com alunas de graduação de enfermagem de diferentes períodos, com professores de áreas distintas e com profissionais escolares, percebendo assim como pode acontecer em único espaço - a escola - a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: pilares para um cotidiano profissional promissor.

Considerações Finais

Observou-se que os relatos apresentados vão ao encontro do que preconiza as ações do PET-saúde/GraduaSUS. Ficou percebida a importância da integração teoria e prática como motor para a formação dos profissionais de saúde, inclusive enfermeiros. Salienta-se que o discente conseguiu perceber no campo prático que a utilização de tecnologias leves, como a educação em saúde, é capaz de transformar a realidade de vida do escolar, de seus professores, de sua família e de sua comunidade.

Palavras Chave

saude da criança
saude escolar
educação em saude

Area

Comunicação e Saúde

Autores

glaucimara riguete de souza soares, joana darc fialho de souza, fabrizio pereira do carmo, nathalia silva leal, julia furtado, rozielma de abreu moreira, nathelly moretti freitas, roberta de oliveira ferreira, meiriane aguiar