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Título

PERSPECTIVAS TEORICO-METODOLOGICAS DA EDUCAÇAO PERMANENTE PARA ENFERMEIROS DA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE A PARTIR DE SEUS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRAO

Introdução

As metodologias ativas têm como objetivo o aprendizado significativo. Por meio de métodos educacionais inovadores, centralizam-se na problematização do cotidiano, no diálogo reflexivo e na prática pedagógica transformadora, ultrapassando limites do treinamento puramente técnico, para alcançar a formação de sujeitos reflexivos sobre suas ações. Nessa perspectiva, eleucida-se a educação permanente (EP) do enfermeiro. O grande desafio é a discussão dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Entende-se por POP o estabelecimento de diretrizes e normas baseadas em evidências científicas de cada etapa necessária à realização de procedimentos da enfermagem. Esse tem como finalidade o controle e a melhoria contínua da qualidade da assistência, visando esclarecer dúvidas e orientar as práticas assistenciais e a supervisão de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação de enfermeiros nos POP deve articular aspectos que possibilitam reorientar essas práticas, superando lacunas existentes no campo da formação, visando à melhoria do processo de trabalho e do cuidado de enfermagem. Faz-se necessária a discussão coletiva das práticas assistenciais, dos graus de implicação, dos fluxos de saberes, poderes, ações, normas e também de vínculos no trabalho. Assim, a experimentação de qualificação da enfermagem no processo de EP tem adotado métodos educacionais inovadores, cujo docente revela-se parceiro, motivador e catalisador do processo educacional, ou seja, mediador. Assim, busca-se o desenvolvimento de competências dos enfermeiros, inclusive de cunho educacional, de forma a apontar caminhos para a autonomia e para contínuo movimento de qualificação do cuidado de enfermagem e do processo de trabalho no âmbito da APS.

Objetivos

Discutir perspectivas teórico-metodológicas de Educação Permanente para a Enfermagem da Atenção Primária à Saúde a partir de seus Procedimentos Operacionais Padrão.

Desenvolvimento

Trata-se de estudo teórico-metodológico de natureza qualitativa, realizado de junho de 2015 a janeiro de 2017, no Distrito Sanitário Noroeste do município de Belo Horizonte-Minas Gerais. O processo de EP envolveu a participação noventa e seis enfermeiros da APS e foi construído com base na teoria interacionista e na espiral construtivista. A necessidade de qualificar as práticas assistências e o cuidado da enfermagem foi identificada pela equipe técnica distrital, pelos gestores locais e pelos próprios enfermeiros da APS por meio diagnóstico situacional e sondagem de interesses do público alvo. O curso foi estruturado na modalidade presencial com carga horária de 24 horas, distribuídas em seis encontros de quatro horas e na realização de atividade preparatória de um grupo de 12 enfermeiros, com carga horária protegida de seis horas, totalizando 30 horas. A preparação dos enfermeiros mediadores foi realizada por referências técnicas distritais da assistência e da EP, enfermeiras, que se constituiu como apoio técnico. Nos encontros presenciais utilizou-se roda de conversa que objetivou estimular participação, a reflexão crítica a respeito dos POP, das diretrizes institucionais e das evidências científicas, bem como favorecer o diálogo e a troca de saberes. As temáticas trabalhadas nos seis encontros foram biossegurança e limpeza, administração de medicamentos, urgência e emergência, sondagens, outros procedimentos da enfermagem e coleta/curativos, respectivamente. Foram realizadas quatro turmas com 24 participantes. Para a preparação dos enfermeiros mediadores, foram formados seis grupos de quatro pessoas para cada turma a participar da roda de conversa. Cada grupo ficou responsável por estudar uma temática e conduzir a roda de conversa de um dos seis encontros presenciais, tendo o apoio técnico de duas referências distritais em cada tema. A interação entre sujeito (enfermeiro) e objeto/disparador de aprendizagem (POP) e a interação entre pessoas (enfermeiros) com diferentes repertórios possibilita zonas de desenvolvimento que impulsionam a aprendizagem. Na espiral construtivista, a atividade prévia correspondeu à síntese provisória, ou seja, o ponto de partida do processo de ensino-aprendizagem. Fase em que conhecimentos, percepções, sentimentos e valores prévios dos enfermeiros foram explicitados, trazendo à tona os desafios do cuidado frente a cada procedimento de enfermagem, as necessidades de aprendizagem e as necessidades de mudança/intervenção no processo de trabalho da enfermagem na APS. As reflexões realizadas pelos grupos, nesta atividade, estimulou a busca por novas informações para subsidiar as discussões das rodas de conversa. Todos os grupos comprometeram-se com esta etapa do processo educacional, o que potencializou a realização dos encontros presenciais. Na espiral construtivista, as rodas de conversa corresponderam à fase de “nova síntese” que é o produto do confronto entre os saberes prévios dos profissionais e as novas informações para a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades, agregando novos significados à prática. Nessa fase, o apoio das referências técnicas distritais às rodas foi essencial na problematização e no estímulo a participação dos enfermeiros, com vistas ao produto esperado, que foi a revisão crítica dos POP. Utilizou-se de processos avaliativos que constou de autoavaliação, avaliação do conteúdo/metodologia adotada e avaliação do mediador.

Considerações Finais

A representação do processo ensino e aprendizagem na forma da espiral construtivista possibilitou a proatividade da enfermagem em relação às suas atribuições na APS, traduziu a relevância das diferentes e crescentes etapas educacionais do processo nos movimentos articulados e que se retroalimentaram na fundamentação de uma prática. Levaram a um produto potente para instituição que foi apontar a necessidade de atualização dos protocolos da enfermagem e enfatizá-los a enfermagem da APS. Recomenda-se que nos processos de ensino e aprendizagem as metodologias ativas são potentes para a reflexão de aspectos significativos de uma dada realidade a intervir, e que buscar a colaboração e cooperação dos participantes é relevante em toda a construção quando eles se corresponsabilizam. No processo de avaliação, além da análise do processo de aprender, o grupo pôde avaliar a produção alcançada e gerar uma nova espiral para o aprofundamento ou melhoria de produtos.

Referências

Mitre SM et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva. 2008; 13(Suppl 2): 2133-2144.
Lima Valéria Vernaschi. Espiral Construtivista: uma metodologia ativa de ensino aprendizagem. Interface (Botucatu). 2017; 21(61): 421-434.
Vygotsky LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6a ed. São Paulo: Martins Fontes; 1998.

Palavras Chave

Educação em Saúde, Enfermagem, Atenção Primária, Autonomia Profissional

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Fernanda Azeredo Chaves, Maria Teresinha de Oliveira Fernandes