Datos del trabajo


Título

VIVENCIA ACADÊMICA DO SERVIÇO SOCIAL PELO PROJETO PET-GRADUASUS, JUNTO A ATENÇÃO PRIMARIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PARANÁ

Introdução

O presente trabalho relata a experiência do acadêmico do Programa do PET-GraduaSUS, vivenciada na Atenção Primária do município de Ponta Grossa, Paraná. Portanto, (BRASIL, 2002) o PET- GraduaSUS, visa fortalecer a integração ensino, serviço, comunidade na área da saúde com vistas à formação qualificada para o Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades do PET foram desenvolvidas junto ao Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF), que tem como objetivo o apoio a Atenção Básica de Saúde.

Objetivos

O projeto de extensão PETGRADUASUS, que busca promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a experiência da prática e da formação interdisciplinaridade no Sistema Único de Saúde (SUS), processos de ensino e trabalho no SUS, na perspectiva da produção compartilhada, promovem o diálogo entre saberes, interessando-nos a integralidade da atenção, o protagonismo dos estudantes e a responsabilização com os usuários, assim como o desenvolvimento de sua autonomia. (PORTO ALEGRE, 2017).

Desenvolvimento

O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, em contraposição à fragmentação, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências em sua vivencia no serviço (BRASIL, 2002). O trabalho desenvolvido dentro de uma equipe multidisciplinar foi fundamental, pois ampliou a capacidade de cuidado ao paciente. Essa organização pressupõe o deslocamento do processo de trabalho centrado em procedimentos profissionais para um processo centrado no usuário, onde o cuidado do usuário é o imperativo ético-político que organiza a intervenção técnico-científica; e estimula a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social (BRASIL, 2005).

Considerações Finais

A experiência proporcionou como intervir de forma qualificada como assistente social enquanto investigador para além da academia, com deve-se buscar o olhar crítico, mas, acompanhado da criatividade, a fim de propor e realizar atendimento com integralidade.
Além de acarretar maior entendimento da realidade dos serviços oferecidos nas Unidades de Saúde da Família com o apoio do NASF (BARBOSA, 2017), a consolidação teórico-prática do projeto profissional compromissado com os interesses e necessidades dos usuários, a defesa dos direitos sociais; a construção de uma nova cidadania social; capacitação técnica através de assessorias; programas de saúde e propondo ações conjuntas com a equipe multiprofissional; tendo como princípio o compromisso pelo reconhecimento da liberdade; a defesa dos direitos humanos, a luta pela democracia, da equidade e da justiça social (SOUSA, 2004).

Palavras Chave

Vivência acadêmica , Atenção Primária, Serviço Social.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Jacqueline Simone Barbosa