Datos del trabajo


Título

SIGNIFICANDO A DEGRADAÇAO DO RIO MACAE E O AMBIENTE NO ENTORNO

Introdução

A relação entre homem e meio ambiente sempre foi importante para a sobrevivência humana. Porém, nos dias atuais percebe-se um desequilíbrio no que tange a essa relação. O homem tem explorado o meio ambiente de forma abusiva, não sustentável em prol do atendimento de suas necessidades particulares. Em contrapartida este meio ambiente tem respondido a altura a essas dificuldades que o ser humano tem de estabelecer esta relação de equilíbrio. Os seres vivos agem e interagem o tempo todo com o meio onde vivem. As ações humanas podem por vezes levar o meio ambiente a reações nocivas à saúde dos seres humanos. Vale destacar aqui o líquido mais precioso para a sobrevivência de qualquer espécie no planeta: a água. A maior parte do planeta é coberta por água. Entretanto, apenas cerca de 3% desta água é doce sendo própria para o consumo humano. Esta água é encontrada nos lagos, lençóis subterrâneos e rios. A água utilizada pela maior parte da população após tratamento provém dos rios. Destarte, há que se preocupar com o consumo e qualidade da água visto que é um recurso cada vez mais limitado em função das ações humanas. Destaca-se neste estudo o rio Macaé, localizado no munícipio de Macaé, Rio de Janeiro/Brasil, haja vista sua importância para as comunidades ribeirinhas. O rio Macaé abastece mais de 200 mil habitantes do município e boa parte das atividades relacionadas à extração de petróleo no país. Ainda possui um papel histórico, visto que o início da ocupação da região de Macaé teve início em sua foz, a partir de uma comunidade de pescadores.Com o aumento populacional desordenado no município em função da extração do petróleo, o índice de poluição do rio aumentou muito nos últimos anos. Isto impacta diretamente na relação que as comunidades ribeirinhas possuem com o rio.

Objetivos

Analisar o significado da degradação do rio Macaé e o ambiente no entorno a partir da perspectiva das comunidades ribeirinhas.

Método

Pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A TFD foi criada em 1960 por dois sociólogos norte-americanos: Barney Glaser (partiu da Universidade de Columbia) e Anselm Strauss (escola de Chicago). É um método cuja sistematização técnica e procedimentos de análise capacitam o pesquisador a desenvolver teorias sociológicas sobre a vida dos indivíduos, seu mundo, alcançando significação, compatibilidade entre teoria e observação, capacidade de generalização, reprodutibilidade, precisão, rigor e verificação.O referencial teórico compreendeu o Interacionismo Simbólico, pois constitui uma perspectiva teórica que dá a possibilidade de compreender o modo como os indivíduos interpretam os objetos e as outras pessoas com as quais interagem. Permite compreender como tal processo de interpretação conduz o comportamento individual em situações específicas. O cenário do estudo compreendeu os cinco distritos localizados na região serrana do município de Macaé, a saber: Córrego do Ouro, Glicério, Frade, Sana e Cachoeiro de Macaé. A pesquisa compreendeu um total de 20 participantes. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada e observação assistemática. Os dados foram coletados de agosto de 2017 a março de 2018 e analisados concomitantemente conforme procedimentos pertinentes ao método: codificação aberta, axial e seletiva. Critério de inclusão: indivíduos que vivem às margens do rio Macaé. Critérios de exclusão: indivíduos que tenha algum tipo de agravo que possa comprometer a função cognitiva.

Resultados

Duas categorias revelam o significado atribuído pelas comunidades ribeirinhas acerca do fenômeno do estudo: Percebendo o lixo como fator de impacto ambiental e sendo as construções irregulares fonte de degradação ambiental.

Considerações Finais

O lixo é um problema atual de interesse global. Seu destino e acondicionamento inadequado têm trazido graves transtornos. O modelo capitalista incentiva a um consumo constante, indiscriminado de produtos onde as pessoas compram o tempo todo. Isto tem resultado no aumento de lixo no planeta. Uma das grandes preocupações acerca da produção de lixo está relacionada ao seu impacto na saúde humana e no meio ambiente. No que tange aos recursos fluviais, além dos esgotos que são lançados nos rios, o lixo sólido é outro problema que merece uma importante atenção. O lixo descartado acumula-se ao longo do leito dos rios provocando o assoreamento. No período de grande intensidade das chuvas os rios transbordam provocando grandes enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades. Outro fator de impacto para o meio ambiente são as construções irregulares. Cidades que não possuem uma política de ocupação acabam passando por consequências graves. Muitas destas construções irregulares encontram-se em áreas de risco, insalubres ou em áreas de preservação ambiental. Estas construções em áreas de preservação ambiental podem provocar danos irreversíveis ao meio ambiente e desta forma impactar na saúde humana. O meio ambiente e seres humanos estão numa constante relação. Esta relação precisa se configurar de forma equilibrada. Cuidar do planeta significa cuidar da existência humana.

Palavras Chave

Area

Comunicação e Saúde

Autores

Lígia Santana Rosa, Sheilane Silva Santos, Glaucia Valente Valadares