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Título

O ENSINO DA CIENCIA NA ENFERMAGEM: OS DESAFIOS DO APRENDER PELA PESQUISA NO CONTEXTO DA GRADUAÇAO

Introdução

O desenvolvimento da ciência na enfermagem é permeado por múltiplos desafios, com dimensões globais e locais, determinados pela influência da dinâmica dos sistemas de conhecimento e suas aceleradas transformações, assim como por aspectos econômicos, políticos e socioculturais de uma região, refletindo na sua capacidade de investir em ciência e tecnologia. Nessa conjuntura, a qualidade e o impacto das pesquisas científicas conferem legitimidade às ciências consolidas e colaboram para a projeção das profissões em âmbito internacional, incluindo a enfermagem. Todavia, é fundamental que a pesquisa seja contemplada como parte estruturante do processo de trabalho do enfermeiro. Logo, o contexto da graduação, como espaço para a democratização do ensino da ciência, poderá requerer estratégias para o equilíbrio dinâmico entre as demandas sociais e a necessidade de intervenções científicas. Para tanto, é importante conhecer o campo dos significados que professores e estudantes atribuem à pesquisa, bem como a relação desses significados com o progresso da ciência da enfermagem. Por outra vertente, a patologia do saber, que dissocia o conteúdo da realidade(1), distancia o ensino da pesquisa das demandas sociais e, por conseguinte, influencia negativamente o campo dos significados para a ciência. Nesse processo, a pesquisa é contemplada de forma isolada, mal elaborada, desconectada da sua razão de ser. Portanto, diante dessa conjuntura, faz-se pertinente questionar: quais significados professores e estudantes de graduação em enfermagem atribuem à pesquisa científica?

Objetivos

Compreender os significados que professores e estudantes de graduação em enfermagem atribuem à pesquisa científica.

Método

Pesquisa do tipo explicativa, de abordagem qualitativa. Os referenciais teórico e metodológico foram, respectivamente, a Teoria da Complexidade(1) e a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD)(2), respectivamente. A Teoria da Complexidade apresenta como principal objetivo o movimento pela compreensão dos fenômenos a partir da interação estabelecida entre os elementos que os constituem, além de valorizar a relação contextual em que se desenvolvem. Já a TFD, trata-se de um método desenvolvido a partir de um conjunto de recursos analíticos que, sistematicamente conduzidos, possibilitam gerar uma matriz teórica explicativa do fenômeno de pesquisa(2). Os participantes da pesquisa constituíram dois grupos amostrais, sendo eles: professores e estudantes de graduação em enfermagem. Os critérios de inclusão para os professores, foram: professor do curso de graduação em enfermagem, com tempo de experiência profissional como docente na graduação em enfermagem igual ou superior a um ano. Como critérios de exclusão: professores lotados na instituição, na qualidade de substitutos ou temporários. Para o grupo de estudantes, foram critérios de inclusão: estudantes de enfermagem que estivessem cursando o último ano do curso de graduação. Foram critérios de exclusão: estudantes que já realizaram outro curso de graduação (em qualquer área de conhecimento). Desse modo, foram selecionados 30 participantes, sendo 16 estudantes e 14 professores de enfermagem. A seleção dos participantes foi orientada pela amostragem teórica, não probabilística, que, na TFD, consiste em maximizar oportunidades comparativas de fatos ou incidentes para determinar como uma categoria varia em termos de suas propriedades e dimensões. O cenário de pesquisa foi um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública, federal, situada na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizadas entre junho a dezembro de 2017. A análise dos dados se deu a partir do processo de codificação que, na TFD, consiste em análise comparativa, em três níveis: aberta, axial e integração(2). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição que conformou o cenário da pesquisa, sob o protocolo de nº 65834317.9.0000.5699. A participação se deu de forma voluntária, após esclarecimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados

considerando que a pesquisa está em desenvolvimento, até o momento, foi possível chegar ao desenvolvimento de quatro categorias, com suas respectivas subcategorias, a saber: Categoria 01 – Apresentando significados de pesquisa na percepção de estudantes e professores de enfermagem: entre ordens e desordens; Categoria 02 – Pontuando caminhos pela pesquisa científica: a perspectiva do estudante de graduação em enfermagem; Categoria 03 – Apresentando o trabalho de conclusão de curso como ponto de conexão para o aprender pela pesquisa no contexto da graduação em enfermagem; Categoria 04 – Deparando-se como o fragmento e complexo no processo do aprender pela pesquisa no contexto da graduação em enfermagem.

Considerações Finais

as considerações finais, apesar de parciais, demonstram que o campo de significados para a pesquisa, na perspectiva de estudantes e professores de enfermagem, se apresentam de forma multifacetada e enraizados em importantes desafios, dos quais se destacam a necessidade de o estudante compreender a pesquisa como elemento de sua formação e desenvolvimento profissional e, ao professor, como ator que influencia o processo de aprender pela pesquisa e, quiçá, a cultura do consumo e desenvolvimento de ciência do futuro enfermeiro.

Palavras Chave

Pesquisa. Enfermagem. Gestão do Conhecimento. Ciência.

Area

Outros

Autores

ITALO RODOLFO SILVA, ISABEL AMÉLIA COSTA MENDES