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Título

CUIDADOTECA: CUIDADO TRANSDISCIPLINAR DO CORPO COMO CONSCIENCIA COM DINAMICA DOS SENTIDOS E AS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAUDE

Introdução

Um aumento intenso do estresse ocorre nas grandes cidades brasileiras em consequência da favelização, a poluição ambiental, a violência de todos os níveis, a droga, problemas com enchentes, dificuldades na mobilização urbana, aquecimento associado à produção de metano e precárias condições sanitárias. O estresse dispara a cascata de atividade neuroendócrina em que o hipotálamo e a glândula pituitária produzem os hormônios de CRH e ACTH com a resposta adrenal de cortisol, o mais potente hormônio no processo inflamatório, que aumenta de maneira exponencial o nível de estresse e o adoecimento da população, com prevalência da solidão e depressão. Indivíduos deprimidos fumam, bebem e tem propensão de ter ataque cardíaco e morrem prematuramente. Indivíduo com esses sintomas chegam aos ambulatórios e aos hospitais e o uso isolado de medicamentos alopáticos não tem sido suficiente para diminuir o sofrimento humano. Os antidepressivos e os tranquilizantes são as drogas mais prescritas atualmente em todo o mundo. Estudos mostram que o custo de mais de 100 bilhões de dólares anualmente em angioplastia e cirurgia cardíaca não se previne de maneira significativa ataques cardíacos nem prolonga a vida dos indivíduos que se submetem a esses procedimentos nos Estados Unidos. Em contrapartida a resposta adrenal do cortisol e do sistema nervoso simpático, o nervo vago funciona aumentando o potencial de certos componentes do sistema imune, com pronta liberação de poderosos hormônios neuroendócrinos, especialmente endorfinas e dopamina que interferem no sistema de homeostasia e equilíbrio do corpo. A produção desses hormônios são estimulados por atividades como a ioga, tai chi, oração, meditação e exercícios físicos, efeitos biológicos no sistema neuroendócrino e cardiovascular. Mantém os indivíduos com as mentes calmas e experimentam quietude, paz, alegria e bem estar. Dieta e mudança do estilo de vida pode prevenir cerca de 95% das doenças cardíacas. Diante desse contexto a CUIDADOTECA constitui um programa de inovação tecnológica de processo em saúde, com adesão as políticas públicas: Humanização do SUS e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde para o atendimento dos indivíduos que buscam os serviços de saúde do SUS e/ou são domiciliados em comunidades com alta e média vulnerabilidade.

Objetivos

Implantar o cuidado transdisciplinar do corpo como consciência com a dinâmica dos sentidos e as práticas integrativas e complementares de saúde para o acolhimento e o manejo do nível do estresse dos indivíduos que vivenciam o adoecimento seja físico, emocional, mental, espiritual, a partir da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão e a articulação entre universidade, serviço e comunidade,

Método

Trata-se de um estudo participativo fundamentado na neuropsicobiologia, na tese do corpo próprio como experiência vivencial á luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, no acolhimento com escuta sensível e qualificada como diretriz da Política Nacional de Humanização de SUS (PNH-SUS) e na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PNPICS). Iniciou após a defesa da tese em 2005 com a transferência do conhecimento produzido para academia, com aprovação da disciplina ENFB 35 ACCS-CUIDADOTECA no curso de graduação de enfermagem da UFBA, em andamento e ativo. O estudo foi desenvolvido com os alunos matriculados em diferentes cursos da UFBA integrado com os profissionais de saúde do ambulatório de Medicina Integrativa em que são utilizadas as práticas integrativas e complementares de saúde, para o atendimento dos usuários do SUS, no Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos. Docentes, discentes e os profissionais de saúde foram para a Paróquia Nossa Senhora da Esperança que reúne e assiste famílias com alta e média vulnerabilidade. .A Constituição Federal de 1988 legisla, no Art. 207, que as universidades obedecerão ao principio de indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Constitui-se um ciclo em que as três atividades tornam-se complementares e, na maioria das vezes, interdependentes, em que a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são difundidos pelo ensino aos alunos e pela extensão ocorre a difusão e construção de novos conhecimentos juntos à comunidade. Nesse ciclo, o estudante é colocado como o sujeito da sua formação técnica e cidadã; e a sala de aula passa a ter um eixo pedagógico no aluno-professor-comunidade. O programa é constituído por três projetos: 1. Acolhimento com escuta a sensível , qualificada e classificação de risco do estresse à saúde. 2 . Ações vivenciais da dinâmica dos sentidos, relaxamento e meditação. 3 Ações educativas em cuidado transdisciplinar e praticas integrativas de saúde : seminários, oficinas, vivências e artes visuais e gráficas

Resultados

Em 11 anos de implantação o programa da CUIDADOTECA os resultados estão consolidados no ensino com a disciplina que recebe financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, com a concessão de bolsa para monitoria e de custeio. A oferta é semestral tendo passado pela disciplinas alunos de graduação dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, bacharelado interdisciplinar, psicologia, assistência social. Desenvolveram na comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Esperança ciclo de palestras sobre o acolhimento com avaliação e classificação de risco em urgência, realizaram o acolhimento com escuta sensível e qualificada das pessoas com alta e média vulnerabilidade, aplicaram as práticas integrativas e complementares.

Considerações Finais

A inovação tecnológica de processo desenvolvido pelo programa da CUIDADOTECA ainda é incipiente e restrito ao universo da academia. Necessita de que haja maior incentivo das agências de fomento para alcançar os serviços de saúde do SUS. O ambulatório de Medicina Integrativa do Complexo Universitário Prof. Edgard Santos, onde os alunos praticam as terapias integrativas, sofre pressões por diferenciar do modelo biomédico tradicional vigente no contexto hospitalar. Muito ainda há para ser feito. Os docentes, discentes e profissionais de saúde, a partir do princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, apropriados parra os estudos participativos e conscientes que, o ensino e a extensão universitária se converte em um instrumento de mudanças da universidade e da sociedade, buscam novas oportunidades e o enfrentamento de desafios para continuar a implantação do programa da CUIDADOTECA.

Palavras Chave

acolhimento, inter-transdisciplinaridade, fenomenologia, estresse, enfermagem, práticas integrativas

Area

Políticas públicas em saúde

Instituciones

Paróquia Nossa Senhora da Esperança - Bahia - Brasil, Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Maria Teresa Brito Mariotti de Santana, Gabriela Rosário Cavalcante da Silva, Maíla Almeida Purificação, Gabriella Fonseca de Morais, Jamile Araújo de Souza Santos, Fernanda Barreto Negreiros, Iraneide Carvalho Coelho, Valter Rui Cordeiro Gonzaga Brasil Pedral Sampaio, Marisete Afonso de Sales, Diana Pedral Sampaio