Datos del trabajo


Título

CONTRIBUIÇOES DA ANALISE CRITICA DO DISCURSO PROPOSTA POR FAIRCLOUGH PARA A PRATICA ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM

Introdução

A Análise Crítica do Discurso (ACD) permite o estudo das relações entre discurso e poder e objetiva a desnaturalização de ideias que servem de sustentação das estruturas de dominação, propiciando elementos à desarticulação de tais estruturas e mudança discursiva em sua relação com a mudança social e cultural. É uma abordagem que implica transdisciplinaridade, uma relação dialógica com outras teorias e métodos sociais tornando possível transformar as relações que existem entre elas e analisar o discurso criticamente na sua relação com outros elementos e não de forma isolada. Para Fairclough, discurso é uma prática social, política e ideológica, um modo de ação e representação pelo qual as pessoas podem agir sobre o mundo e sobre os outros. Ele contribui tanto para a reprodução como para a transformação das sociedades em uma relação dialética com a estrutura social. O desafio da ACD é a construção de um aparelho teórico integrado, a partir do qual seja possível desenvolver uma descrição, explicação e interpretação dos modos como os discursos dominantes influenciam o conhecimento, os saberes, as atitudes e as ideologias socialmente partilhadas. Fairclough propõe então, um procedimento metodológico com três dimensões analíticas do discurso – análise textual, análise da prática discursiva e análise da prática social, cuja separação serve apenas ao propósito de definição e organização da análise. A análise textual é voltada aos elementos linguísticos do texto, por meio do estudo do vocabulário, da gramática, da coesão e da estrutura textual. O texto é constituído por um conjunto de elementos estruturais que, ao mesmo tempo, representam a realidade, estabelece e cria identidades e relações e organiza a informação textual. A análise discursiva é dirigida à produção, distribuição e consumo dos textos e à influência dos contextos nesse processo, além da força, coerência e intertextualidade presente na prática discursiva. A análise da prática social é direcionada às condições sociais de produção e de interpretação do discurso, por meio do estudo da ideologia (sentidos, pressuposições, metáforas) e da hegemonia (orientações econômicas, políticas e culturais, ideológicas) que moldam e constituem o discurso. Apesar do uso generalizado da ACD em outras disciplinas, como na educação e sociologia, na enfermagem ainda não é bem difundido, embora ela seja um referencial teórico-metodológico promissor para desvelar as relações de poder e práticas hegemônicas que circundam e modelam a prática de enfermagem.

Objetivos

Caracterizar e analisar a publicação científica realizada na área assistencial da enfermagem que utilizou a ACD, segundo Fairclough, como referencial teórico-metodológico.

Método

Revisão integrativa de abordagem qualitativa. As bases de dados utilizadas foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, por meio do PubMed, com os descritores “discourse analysis” AND “nurs$”; Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, utilizando os descritores “enferm$” AND ("análise de discurso" OR "análise do discurso" OR "análise crítica de discurso" OR "análise crítica do discurso"); e, Banco de Dados em Enfermagem, com os descritores ("análise de discurso" OR "análise do discurso" OR "análise crítica de discurso" OR "análise crítica do discurso"). Justifica-se a utilização variada do termo nas buscas realizadas em português, considerando que foi observado não haver um consenso de uso. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2008 a 2018 e que utilizavam a ACD, segundo Fairclough, como referencial norteador para análise. Os critérios de exclusão foram: artigos repetidos; que faziam análise de documentos; e, que não se relacionavam diretamente à prática assistencial de enfermagem. A busca resultou em 421 artigos, dos quais 14 se enquadraram nos critérios estabelecidos, compondo a análise.

Resultados

Os estudos variaram, segundo o ano de publicação, de 2011 a 2017 e a maioria foi realizada no Brasil (8). Predominaram estudos relacionados a prática de enfermagem na atenção hospitalar (6). Em relação aos sujeitos das pesquisas, os estudos variaram, focalizando discursos de enfermeiros, familiares, gestores, pacientes, e profissionais de saúde em geral. Quanto às temáticas abordadas, foram identificadas diferentes possibilidades para o uso da ACD, que abrangeu a educação de enfermagem ao paciente; a participação do paciente em tratamentos de saúde; necessidades de cuidados de pacientes; o papel e/ou práticas de famílias no cuidado; a relação entre sexualidade, cuidados de enfermagem e construção identitária de enfermeiras; a comunicação na consulta de enfermagem; e o conhecimento e cuidado de enfermagem. Quanto ao uso da ACD como referencial teórico-metodológico, onze pesquisas referiram o uso da análise tridimensional proposta por Fairclough. Dentre essas, cinco assumiram e incorporaram a perspectiva teórica da ACD e descreveram sua operacionalização analítica, deixando claro os aspectos analisados em cada dimensão, enquanto seis estudos apenas descreveram conceitos para análise. Três pesquisas apontaram o uso da ACD a partir de conceitos gerais de Fairclough, não ficando claro como tal análise foi desenvolvida e sob quais aspectos. Desta forma, evidencia-se que o campo teórico da ACD não foi explorado na maioria dos estudos, tendo sido utilizada, por vezes, como uma ferramenta metodológica e de organização de resultados. Ressalta-se que a capacidade transdisciplinar da ACD foi pouco empregada, presente em apenas três estudos, que a utilizaram em conjunto com os seguintes referenciais: Teoria sobre a Participação do Paciente, Teoria Feminista do Ponto de Vista e Teoria Pragmática da Comunicação Humana. Tem-se ainda que a ACD possibilitou a identificação da diversidade de vozes e discursos que compõem a prática assistencial. Embora variados os sujeitos e temas das investigações, em geral, o discurso hegemônico dominante em questão se sobressaiu (em especial, o biomédico). Estudos desvelaram ainda relações de poder assimétricas e desiguais, assim como embates ideológicos, exercícios de controle e constante negociação discursiva.

Considerações Finais

A abordagem teórica-metodológica da ACD, por Fairclough, é relevante e promissora para análise da prática de enfermagem, à medida em que postula mostrar conexões que estão ocultas nas relações e, intervir para produzir mudanças que favoreçam aqueles que possam encontrar-se em situação de desvantagem social. Acredita-se que uma mudança efetiva na prática do cuidado de enfermagem perpassa pelo campo discursivo, visto ser esse o maior instrumento que mantém tal estrutura de dominação.

Palavras Chave

Análise Crítica do Discurso. Fairclough. Enfermagem.

Area

Outros

Autores

Nayara de Araujo Brazil Barbosa, Ana Maria Nunes da Silva, Edir Nei Teixeira Mandú , Tayani de Campos Rodrigues Marinho