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Título

A dramatização como metodologia ativa de ensino-aprendizagem na disciplina de Humanização na prática Odontológica

Introdução

Os avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas do conhecimento humano, inclusive na área da educação. Frente a esta realidade, as instituições de ensino superior devem repensar as pautas de formação e organização, visando oferecer aos educandos conhecimentos e habilidades necessários para que possam responder satisfatoriamente aos desafios da contemporaneidade.
Essa busca por novas propostas de ensino-aprendizagem faz com que o professor faça um movimento de superação dos paradigmas conservadores e tradicionais da educação e passe a utilizar em seu ensino, metodologias que auxiliem na construção do conhecimento, fazendo com que o aluno assuma uma postura crítica, construtiva, que aprenda a aprender, a fazer e que o professor seja um mediador nesse processo. Na área da saúde, em especial, estas transformações vêm ganhando contornos próprios quando se coloca em cheque a estrutura curricular tradicional, pobre em integrar teoria e prática, cada vez mais especializada e dissociada das preocupações sociais.
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área da saúde orientam que as avaliações devem ser baseadas nas competências, habilidades, atitudes e conteúdos curriculares, utilizando metodologias e critérios para o acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem do próprio curso.
A metodologia ativa de dramatização é o resultado do diálogo e da pluralidade de ideias orientados pela criatividade e pela sensibilidade de um grupo. A criatividade se estabelece como capacidade de que ideias discutidas ou postas pelo grupo sejam modificadas, visando a adaptação ao resultado esperado. O docente não controla a dramatização, tal como controlaria a aplicação do método tradicional de ensino, ele é transformador daquilo que a dramatização oferece para algo efetivo na aprendizagem.

Objetivos

O objetivo é relatar a experiência de discentes do primeiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Franciscana, no processo de construção e de desenvolvimento de uma prática de aprendizagem ativa: a dramatização em vídeo. Ela foi desenvolvida em julho de 2017, com sete estudantes, na disciplina de Humanização na prática Odontológica. A disciplina é integrada por três docentes: dentista, enfermeira e psicóloga.

Desenvolvimento

A dramatização foi escolhida por facilitar a participação e a motivação para a aprendizagem em grupo. As temáticas ministradas na disciplina e que deveriam ser contempladas: processo de trabalho do dentista em uma ESF (Estratégia de Saúde da Família), utilização das tecnologias leves de Merhy, questões éticas da profissão, os conceitos da Psicologia de Holding e Setting odontológico, além dos manejos técnicos da psicologia aplicados na odontologia de um atendimento com crianças. Poderiam aparecer situações relacionadas a ansiedade e medo. O formato proposto era de vídeo de no máximo 10 minutos, apresentado em sala de aula. Deveria ser entregue um roteiro com os conceitos abordados na dramatização. As filmagens foram feitas na clínica da Universidade.
O vídeo realizado simulou situações incorretas da relação do dentista com o paciente e após era mostrada a situação correta. Foram quatro cenas dramatizadas. A primeira cena ocorreu em uma ESF, onde foi realizado um atendimento a um grupo de gestantes. Foram retratados profissionais de saúde infringindo o Código de Ética Odontológica, sem uso das Tecnologias Leves de vínculo e acolhimento entre profissional-paciente. A secretária e a dentista da ESF aparecem negligenciando a anamnese, fundamental para a correta formação do vínculo entre profissional-paciente. Além disso, o som ambiente deveria ser calmo e sem grandes perturbações, mas estava ambientado com uma música alta e não relaxante, que também não ajudou na construção do ambiente favorável. Logo após, ocorre a versão de um atendimento considerado correto.
A segunda cena exemplifica a condução incorreta por parte da secretária que não considera o atendimento diferenciado para a criança que estava na sala de espera. Além de também demostrar que só cumpre o atendimento de forma correta quando o secretario de saúde chega para supervisioná-la. Na versão correta do atendimento a secretária identifica que a criança na sala de espera está nervosa e oferece um urso de pelúcia para tentar acalma-la antes do atendimento, configurando um processo de holding no ambiente da ESF, favorecendo a formação de um bom vínculo.
Na terceira cena ocorre o atendimento no consultório odontológico, a secretaria chama a paciente gestante de uma forma rude, deixando-a tensa e insegura, dando a impressão de que ela é apenas mais uma paciente, não favorecendo a construção do ambiente favorável. No atendimento com a dentista, ocorre o aliciamento de paciente para sua clinica particular, configurando uma infração ética. Na versão correta fica evidente a valorização do Serviço Público de Saúde com o correto encaminhamento para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), respeitando o modo de tratamento de acordo com a complexidade do problema.
Na quarta cena acontece um atendimento de uma criança na fase Anal, que é uma das cinco fases do desenvolvimento psicossexual segundo Freud, onde não foi construído um ambiente favorável, sem o manejo do setting proporcionando um Holding negativo gerando medo e ansiedade à paciente. Ocorre um erro de biossegurança do consultório, pois a profissional está atendendo a paciente sem o uso de luvas de procedimento. Na versão correta é enfatizado que o objetivo é familiarizar o paciente com o setting odontológico, ensinando aspectos importantes sobre o tratamento odontológico, bem como modelar seu comportamento por meio de dessensibilização e de uma boa descrição do que se espera da criança.
Após a apresentação do vídeo em sala de aula ocorreu um debate construtivo e reflexivo, permitindo a percepção e avaliação positiva sobre a construção e a inserção de novos conhecimentos através da metodologia utilizada.

Considerações Finais

O aprendizado permitiu a simulação da prática profissional concreta do dentista e com significados a todos, foi possível perceber que todos os tópicos estudados na disciplina foram contemplados na dramatização realizada pelos discentes. Foi possível aprofundar, compreender e reconhecer um atendimento com enfoque humanizado, voltado a promoção de saúde e ao respeito com o paciente.
Os achados indicam que a sequência didática desenvolvida na dramatização favoreceu os processos de ensino-aprendizagem. As produções dos discentes revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.

Palavras Chave

Odontologia
Ensino
Aprendizagem

Area

Saúde Bucal

Autores

Abdel Rahim Mohamad Abdel Salam Suleiman, Bruna de Carvalho Naicin , Rita de Kássia Souza, Camila Segatto Hartmann, Isadora Lopes de Carvalho, Caroline Mainardi Tomazi, Eduarda da Silva Ancinelo, Aline Krüger Batista