Datos del trabajo


Título

ESTUDO DO IMPACTO DO PROCESSO DE QUALIFICAÇAO EM GESTAO DA ASSISTENCIA FARMACEUTICA SOBRE OS SERVIÇOS DE SAUDE: DESENVOLVIMENTO TEORICO E METODOLOGICO

Introdução

É inquestionável a importância da educação permanente para os profissionais de saúde. A educação à distância tem contribuído de forma substancial para qualificação de profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, reconhecendo a necessidade de educação permanente dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde tem desenvolvido estratégias de incentivo à qualificação dos farmacêuticos da rede pública de saúde. Entre elas, destaca-se o Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD (GAF-EaD). O Curso foi ofertado entre 2010 e 2016, em duas edições, resultando em 2.500 concluintes. Os farmacêuticos concluintes atuavam em 1.068 dos 5.570 municípios brasileiros, abrangendo todas as 27 unidades federativas. Ao longo do Curso, o estudante desenvolveu uma atividade prática em serviço, denominada Plano Operativo, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à gestão, aliadas às necessidades do serviço. Nesta atividade, os farmacêuticos desenvolveram habilidades para utilizar as ferramentas para a governança e gestão, como planejamento colaborativo, diagnóstico de serviços, identificação de problemas e definição de objetivos, em situações atuais reais. A avaliação do impacto do processo de capacitação no âmbito dos serviços de saúde envolvidos constitui instrumento essencial para a retroalimentação necessária, orientando o acompanhamento e a atualização das políticas públicas nesse campo. Adicionalmente, tal avaliação pode contribuir de forma sistemática para a identificação de instrumentais metodológicos que auxiliem na busca permanente de eficiência das iniciativas voltadas à consolidação do SUS. Cotta (1) pondera que a ausência de controles e de métodos de avaliação geralmente leva a um gasto social ineficiente e, consequentemente, ao desperdício dos recursos disponíveis.

Objetivos

Este estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento do modelo conceitual referente ao impacto do processo de qualificação em gestão da assistência farmacêutica para farmacêuticos atuantes no SUS, bem como dos métodos a serem utilizados para a avaliação do impacto.

Desenvolvimento

A construção do modelo teórico-lógico de avaliação do impacto foi realizada em duas etapas: Revisão na literatura e Etapa exploratória. Com o intuito de reunir subsídios e contribuições para a construção do modelo, foi realizada uma revisão da literatura sobre métodos de avaliação de impacto utilizados para a área da saúde e para a formação em saúde, em diferentes contextos. Também foram utilizadas referências de avaliação de impacto utilizadas em outras áreas do conhecimento (ex. ambiental e educação). Na etapa exploratória, foram realizadas três oficinas, as quais envolveram participantes do Curso e foram desenvolvidas com auxílio da análise SWOT. A análise SWOT permitiu traçar a perspectiva dos atores envolvidos no curso (equipe do Curso, Comissão Gestora, conteudistas, tutores, coordenadores de Polo, estudantes), com base em seis categorias de análise: 1) Treinamento em gestão; 2) Uso do EaD na educação permanente; 3) Infra-estrutura do Curso; 4) Questões relacionadas às condições de trabalho dos serviços públicos de saúde; 5) Trabalho interprofissional; e 6) Cenários políticos e sociais no Brasil. O modelo teórico foi elaborado contendo três dimensões: (a) Educação permanente/continuada para profissionais de saúde, (b) Farmacêutico, e (c) Serviço de saúde/SUS. A investigação da dimensão “Educação permanente/continuada para profissionais de saúde” abordará elementos relacionados a treinamento em serviço, formação em gestão e educação a distância. A dimensão “Farmacêutico” permitirá a investigação dos condicionantes que auxiliaram/dificultaram a qualificação deste profissional, considerando os contextos pessoal, econômico, social, do trabalho e as características educacionais. A dimensão “Serviço de saúde/SUS” permitirá o entendimento dos condicionantes que possibilitaram ou não o impacto da qualificação do profissional farmacêutico nos serviços de saúde. Para isso, serão considerados os contextos social, político e organizacional. A partir disto, espera-se compreender a relação entre a qualificação do profissional de saúde e o impacto desta formação nos serviços de saúde. Não é possível compreender este processo como uma relação linear. Santana e Christófaro (2) ressaltam que há uma crença generalizada de que a qualificação dos trabalhadores se reflete, necessariamente, na melhoria dos serviços e nos níveis de saúde. Esta crença é resultante de uma lógica fordista, na qual a necessidade de "aprender a fazer" e dominar uma tecnologia era suficiente ao profissional. A avaliação proposta requer uma investigação em profundidade e, para isso, optou-se pelo uso da metodologia qualitativa. Utilizar-se-á estudo de caso, em virtude da necessidade da investigação ampla e profunda de um fenômeno social, em que, especialmente neste caso, os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes (3). Serão realizados grupos focais e entrevista individual com egressos do Curso, assim como visita nos serviços de saúde (observação com registro em diário de campo) e entrevista semi-estruturada com atores do serviço de saúde de atuação do egresso, tais como gestores, usuários e outros profissionais de saúde. O planejamento para coleta de dados deve se flexibilizar para acompanhar a rotina dos serviços de saúde, dada as especificidades regionais dos serviços. A coleta de dados será realizada no segundo semestre de 2018, em dez unidades federativas (Amazonas, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). As atividades serão desenvolvidas nas capitais e em cidades de menor porte populacional dos estados especificados. Os pontos a serem analisados são oriundos do modelo teórico-lógico de avaliação do impacto do processo de qualificação em gestão da assistência farmacêutica.

Considerações Finais

Dada a especificidade do objeto analisado, considerando o complexo desenho de investigação, as diferenças regionais do país e de organização dos serviços, o estudo de caso é o método mais adequado para a pesquisa. A compreensão da relação entre os processos educacionais e os processos de trabalho nos serviços de saúde é importante para orientar a qualificação dos profissionais. A análise desta estratégia de educação permanente em um país como o Brasil é fundamental para nortear futuros investimentos em educação permanente no SUS.

Referências:
Cotta TC. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público. 1998;49(2):103-24.
Santana JPd, Christófaro MAC. Educação, trabalho e formação profissional em saúde. 2001:9.
Yin RK. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman editora; 2010.

Palavras Chave

Avaliação em Saúde; Educação continuada; Gestão em Saúde; Assistência Farmacêutica.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Fabíola Bagatini Buendgens, Fernanda Manzini, Andrigo Antonio Lorenzoni, Norberto Rech, Silvana Nair Leite