Datos del trabajo


Título

TERMO CASEIRO NOS ROTULOS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: O QUE OS CONSUMIDORES BRASILEIROS PERCEBEM?

Introdução

O termo caseiro e suas variáveis vem sendo usado pela indústria nos rótulos de alimentos comercializados no Brasil, contudo esses termos não estão previstos na legislação brasileira vigente. Esta aponta que, os rótulos dos alimentos não devem conter denominações ou ilustrações que possam induzir o consumidor a erro em relação à verdadeira natureza, composição, procedência ou qualidade, além de não atribuir propriedades que não possam ser demonstradas(1).

Objetivos

Investigar a percepção de consumidores adultos da grande Florianópolis (SC) em relação aos alimentos industrializados com o termo caseiro.

Método

De outubro a dezembro de 2015, foram realizados 9 grupos focais, conduzidos por uma moderadora e acompanhado pesquisadores observadores. O grupo foi guiado por meio de um roteiro semiestruturado com perguntas relacionadas ao termo caseiro. Para auxiliar na discussão foram utilizadas dez embalagens reais de alimentos industrializados com o termo caseiro (biju, cuscuz, geleia, macarrão instantâneo, maionese, mistura para bolo, molho de tomate, néctar de laranja e tempero pronto). Para inclusão nos grupos os participantes deveriam ser adultos, moradores da grande Florianópolis, realizar compras em supermercados e não ter formação em nutrição. Deveriam concordar com a pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As conversas foram gravadas, transcritas verbatim e submetidas a análise temática(2). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (parecer 1.053.080).

Resultados

Participaram 44 indivíduos entre 20 e 58 anos, sendo 24 do sexo feminino. Segundo os participantes o termo caseiro pode apresentar diferentes conceitos significados quando relacionado aos alimentos. Alimentos com o termo caseiro estiveram relacionados aos temas: 1) marketing e (des)confiança; 2) modo de produção; 3) nostalgia e questões temporais; 4) qualidade sensorial; e 5) saúde. Sendo assim, alimentos com o termo caseiro podem estar associados a alimentos com menos processamento, mais naturais e sem adição de aditivos alimentares. Além disso, podem remeter a alimentos feitos em casa, com sabor e/ou aparência que lembram alimentos de sua infância ou de produção artesanal. Contudo, os participantes referiram que o sabor e os ingredientes desses alimentos são normalmente diferentes do que se espera de alimentos caseiros e referiram sentir-se confusos ou enganados pelo uso não padronizado do termo.

Considerações Finais

Os resultados do estudo reiteram que os rótulos dos alimentos comercializados não devem conter o termo caseiro de modo a assegurar o direito do consumidor a uma informação adequada, clara e concisa, conforme reforça a legislação de rotulagem. Destaca-se ainda, a necessidade de fiscalização do uso desses termos, uma vez que esses estão sendo vinculados aos rótulos de alimentos comercializados, muitas vezes como estratégia de marketing e podem levar o consumidor ao erro quanto à origem, processamento e natureza do alimento.

Palavras Chave

Rotulagem de alimentos; Terminologia; Caseiro; Marketing; Comportamento do consumidor

Area

Comunicação e Saúde

Autores

Jéssica Müller, Paula Lazzarin Uggioni