Datos del trabajo


Título

Treinamento em investigação qualitativa: A percepção dos estudantes de enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem na Amazônia Ocidental.

Introdução

A enfermagem em seu percurso histórico esteve ligada a ajudar ao próximo, focando nas necessidades do indivíduo o naquele momento em seu ciclo de vida e no processo saúde doença, instigado pela busca de novos conhecimentos e assim, atender de uma forma melhor e adequada a um determinado problema de saúde. E, quando associado ao método de investigação possibilita uma ação baseada em evidência cientifica em saúde.

Objetivos

Objetivo: Descrever a percepção dos estudantes de enfermagem após a realização de um treinamento teórico/prático em investigação qualitativa.

Método

Trata-se de um estudo qualitativo descritivo realizado com 6 estudantes de graduação em enfermagem, entre o mês de julho e agosto de 2017. O treinamento foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior-IES e os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e direcionados ao tema, com a gravação das falas e transcritas logo em seguidas. Adotou-se a metodologia com a utilização de flip charpe, roda de conversa e teatro sempre acompanhado por um mediador e um coordenador nas rodas de conversa durante os encontros teórico/prático, assim como em todo o percurso metodológico, complementando com a realização de uma atividade prática sobre a investigação qualitativa em saúde. Ainda, nesta fase, optou por trabalhar com quatro momentos, o primeiro momento está voltado para provocar a percepção do estudante sobre a investigação por meio de uma atividade prática com a aplicação de uma entrevista com um colega, e trabalhar essa percepção e assim, servindo como esboço para a segundo momento do treinamento, a problematização, trabalhando a investigação qualitativa baseada na evidência formada pelo próprio estudante a cerca dessa temática, abordando a importância de seguir uma sistematização com o rigor que exigem um método cientifico; a partir disto, seguiu-se para o terceiro momento, relacionado ao desenvolvimento do raciocínio lógico ao trabalhar de forma ativa para que o estudante alcance a autonomia e atitude ao introduzir a integração da arte teatral na abordagem investigação qualitativa em saúde; o quarto momento deu-se pela a realização de abordagem investigativa qualitativa em locus. Durante esse processo, houve o acompanhamento e supervisão da mediadora e coordenadora do treinamento com os estudantes de enfermagem. E, as informações coletadas foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin.

Resultados

Na primeira etapa da pesquisa, onde foi realizado entrevista com os estudantes sobre o entendimento acerca do que seria um instrumento de coleta, sua aplicabilidade, evidenciou-se o déficit de conhecimento sobre o instrumento em termos de conceitos e prática, observando no comportamento verbais e expressões não-verbais durante os momentos de discursão na roda de conversas, especificamente com pouca atitude e autonomia sobre investigação qualitativa, caracterizada como, timidez, falta de destreza, a não dominação do assunto. Ainda como complemento dessa fase, o estudante foi a prática e ao aplicar o instrumento, esses comportamentos foram observados. Como segunda fase da pesquisa, foi realizado intervenção para melhor aprimorar quanto às dificuldades apontadas e identificadas e para realização da prática para melhor aprimoramento, os estudantes foram aplica novas entrevistas e se observou que a autonomia mediada pelo conhecimento do assunto foi um ponto positivo, pois embora com timidez, foi observado maior autonomia, onde antes era um dificultador, e agora, passando a ser um facilitador proporcionado assim, o seu empoderamento.

Considerações Finais

As percepções dos estudantes de enfermagem evidenciaram que ao se trabalhar as fragilidades possibilitou transformar em novos conhecimentos a partir do seu conhecimento já existente por meio de uma metodologia dinâmica e interrelacionadas e assim, levando ao seu empoderamento sobre a investigação qualitativa.

Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa. Entrevista. Pesquisa em Enfermagem. Técnicas de Pesquisa.

Area

Ética em pesquisa: desafios da pesquisa social em saúde

Autores

JAÇAMAR ALDENORA DOS SANTOS