Datos del trabajo


Título

PERCEPÇAO DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS EM RELAÇAO AOS TERMOS TRADICIONAL, ORIGINAL E CASEIRO EM ROTULOS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Introdução

Ao longo das últimas décadas as práticas alimentares sofreram alterações, dentre elas, o aumento no consumo de alimentos industrializados(1,2). Paralelamente observa-se valorização de alimentos tradicionais ou locais pelos consumidores e maior apoio político dado à produção desses alimentos(3). Termos como tradicional ou outros similares vem sendo inseridos nos rótulos de alimentos comercializados no Brasil, contudo não estão previstos na legislação brasileira de rotulagem. Esta destaca que, os rótulos dos alimentos não devem conter denominações que possam induzir o consumidor a erro em relação à verdadeira natureza, composição, procedência ou qualidade, além de não atribuir propriedades que não possam ser demonstradas(4).

Objetivos

Investigar a percepção de consumidores adultos da grande Florianópolis (SC) em relação aos alimentos industrializados com os termos tradicional, original e caseiro.

Método

De outubro a dezembro de 2015, foram realizados 9 grupos focais, conduzidos por uma moderadora e acompanhado pesquisadores observadores. O grupo foi guiado por meio de um roteiro semiestruturado com perguntas relacionadas a três terminologias comumente encontradas nos painéis frontais de alimentos industrializados de um estudo censitário realizado em um supermercado de Florianópolis (tradicional, original e caseiro). Para auxiliar na discussão foram utilizadas embalagens reais de alimentos industrializados com os termos. Para inclusão nos grupos os participantes deveriam ser adultos, moradores da grande Florianópolis, realizar compras em supermercados e não ter formação em nutrição. Deveriam concordar com a pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As conversas foram gravadas, transcritas verbatim e submetidas a análise temática(5). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (parecer 1.053.080).

Resultados

Participaram 44 indivíduos entre 20 e 58 anos, sendo 24 do sexo feminino. Segundo os participantes, os termos tradicional, original e caseiro, quando associados alimentos, podem apresentar diferentes conceitos significados. Alimentos com os termos tradicional, original e caseiro estiveram relacionados aos temas: 1) modo de produção; 2) nostalgia e questões temporais; 3) qualidade sensorial; e 4) marketing e (des)confiança. Já o tema saúde esteve relacionado somente ao termo caseiro. Destaca-se que no tema marketing e (des)confiança os consumidores referiram sentir-se confusos ou enganados pelo uso não padronizado dos termos, demonstrando dificuldade destes na compreensão dos termos.

Considerações Finais

Os resultados apontam que termos como caseiro, tradicional e original presentes nos rótulos dos alimentos podem potencialmente remeter ao consumidor significados diferentes, uma forma de produção tradicional, caseira, com ingredientes locais/reconhecidos. Ao mesmo tempo, parecem não atender a essas expectativas, visto que são produzidos em larga escala em âmbito industrial. Expressões desse tipo não são permitidas na legislação de rotulagem e parecem estar sendo utilizadas como estratégia de marketing pela indústria alimentícia. O estudo destaca a necessidade de ações de fiscalização para que o direito do consumidor a informação seja garantido e este possa fazer suas escolhas de forma mais consciente.

Palavras Chave

Rotulagem de alimentos; Terminologias; Caseiro; Tradicional; Original

Area

Comunicação e Saúde

Instituciones

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

Jéssica Müller, Paula Lazzarin Uggioni