Datos del trabajo


Título

MÉTODO PAULO FREIRE EM PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE DESENVOLVIDO NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Introdução

A área da saúde vem se apropriando da abordagem de ensino do Círculo de Cultura de Paulo Freire, através de uma metodologia participativa, que possibilita uma vivência grupal com ênfase no diálogo como uma proposta sistematizada para uma educação em saúde emancipatória. Constitui uma idéia que substitui formas tradicionais de ensino, pesquisa e educação. O Círculo de Cultura possibilita uma vivência grupal com ênfase no diálogo. Sua realização é possível levantar, problematizar e desvelar temáticas que tanto podem ser situações conflitantes ou positivas para a consolidação e desvelamento de interesse do grupo(1) . Alguns cursos da área da saúde se aproximaram desta proposta dialógica e implantaram o referencial teórico de Freire a uma proposta metodológica de pesquisa.

Objetivos

Identificar o perfil de produção das pesquisas realizadas em teses e dissertações na área da saúde da região sul do Brasil, que utilizam o método de Paulo Freire no período de 2008 a 2017.

Método

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada em base de dados online das bibliotecas de dissertações e teses de onze Universidades Federais da Região Sul do Brasil, na área da saúde. Os descritores utilizados foram: “método Paulo Freire” and “saúde”. Os dados coletados dos estudos foram organizados em um instrumento estruturado e analisados a partir da proposta da análise de conteúdo apontada por Bauer, também se deu por interpretação dos autores a partir dos dados e literatura relacionada à temática.

Resultados

Dos 54 estudos encontrados, 10 utilizaram a metodologia de Paulo Freire na íntegra. Foi possível traçar um perfil dos mesmos destacando o Estado, universidade, área de pesquisa, grupos de pesquisa, quantitativo de dissertações e teses, ano de realização, temáticas, locais de estudo, sujeitos de estudo e por fim a justificativa para utilizar o referencial. Os estudos que utilizaram seu método justificam que a pedagogia proposta por Paulo Freire é mediadora entre a teoria e a prática, e a educação é vista como um processo dialógico, construído a partir da interação entre o indivíduo e o mundo. (2) O método de Paulo Freire permite a construção em conjunto com os participantes da pesquisa, buscando o envolvimento e o comprometimento dos participantes, fazendo com que os sujeitos da pesquisa em saúde assumam uma consciência crítico-reflexiva para uma prática comprometida com o contexto social.(3)

Considerações Finais

Evidenciou-se que são realizados trabalhos de cunho acadêmico com este método. A inserção do pesquisador na realização deste método de pesquisa possibilita alcançar, concomitante ao trabalho de pesquisa, intervenção junto à realidade e compreensão da mesma. Identificou-se, muitas vezes dificuldade de compreensão dos passos do Itinerário, no qual foram utilizadas aproximações com outras abordagens metodológicas. Como limitação analisou-se que a identificação dos temas, a codificação, a descodificação e o desvelamento oriundos do Itinerário não se tornam concretas quando ocorrem através de uma prática antidialógica.
Referências
1. Heidemann ITSB, Almeida MCP. Freire’s dialogic concept enables family health program teams to incorporate health promotion. Public Health Nurs. 2010; 28(2):15967.
2 . Wallerstein, N; Duran, B. Community-based participatory research contributions to intervention research: the intersection of science and Practice to Improve Health equity. American Journal of Public Health. February 10, 2010.
3. Saul AM. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas. 2012; 25:17-24.

Palavras Chave

Métodos. Enfermagem. Saúde e Pesquisa

Area

Educação popular e saúde

Autores

Fabiano Oliveira Antonini, Ivonete Terezinha Schülter Buss Heidemann , Camilla Costa Cypriano , Cláudia Cossentino Bruck Marçal , Michelle Kuntz Durand , Pamela Camila Fernandes Rumor