Datos del trabajo


Título

CONEXÕES ENTRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM O GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

Nos últimos anos as informações e o processo de comunicação sofreram significativas modificações, sobretudo no que concerne ao acelerado processo de acesso à informação em tempo real¹.Nessa conjuntura, énecessário destacar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pois permeiam a capacidade de acesso edisseminação de informações com vistas à gestão do conhecimento para o gerenciamento do cuidado de enfermagem². Logo, no campo do gerenciamento do cuidado, vale destacar a importância que essas tecnologias apresentam para a adoção e/ou manutenção de comportamentos protetores ou de risco para a saúde, pois, o acesso remoto às informações pode favorecer ou não a construção do conhecimento para as práticas de saúde, haja vista que nessa conjuntura operam fatores intervenientes como: capacidade cognitiva/ alfabetização científica das pessoas; qualidade da informação acessada; bem como por mediadores do processo de gestão do conhecimento para a saúde, dentre os quais está o enfermeiro4. Portanto, diante do exposto, questiona-se: qual o panorama das pesquisas que abordam as Tecnologias de Informação e Comunicação pela enfermagem com vistas ao gerenciamento do cuidado?

Objetivos

Identificar o panorama da produção científica acerca das relações entre Tecnologias de Informação e Comunicação e o gerenciamento do cuidado de enfermagem.

Desenvolvimento

Pesquisa bibliográfica, aos moldes de revisão integrativa da literatura. Para tanto, foram seguidas as seguintes etapas: delimitação do problema e objetivo da pesquisa; delimitação das bases de dados;estratégias de busca; critérios de inclusão e exclusão; análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados nas basesLILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE/Pumeb (Medical LiteratureAnalysisandRetrievel System Online) e CINAHL (Cumulative Index toNursing&Allied Health Literature). Foram critérios de inclusão: artigos disponibilizados na íntegra, dos últimos dez anos (2009-2018) e que se adequavam ao objeto de estudo, para tanto, após captação, os títulos e resumos foram analisados inicialmente. Critérios de exclusão: teses, artigos duplicados, resenhas e pesquisas bibliográficas. Para a captação dos artigos, foram consideradas duas dimensões que contemplam o objeto da pesquisa, a saber: os descritores/MeshTermsque contemplam as Tecnologias de Informação e Comunicação e os descritores/MeshTerms que contemplam o gerenciamento do cuidado de enfermagem. Contudo, para esta última dimensão, considerando o seu caráter específico, foram adotados descritores/MeshTermsmais amplos, cabendo, desse modo, ao processo de refinamento o afunilamento dos resultados, de modo a designar o gerenciamento do cuidado. Os descritores e estratégias booleanas empregadas foram: 1) na base de dados LiLACS (“informática aplicada a enfermagem" OR "informática em enfermagem" OR "informática em saúde" OR "informática em saúde publica" OR "Tecnologia de Informação" OR "gestão da informação" OR "gestão da informação em saúde" AND "Enfermagem" OR "assistência de Enfermagem" OR "cuidado de Enfermagem" OR "cuidados de Enfermagem" OR "equipe de Enfermagem" OR "papel do profissional de Enfermagem" OR "serviço hospitalar de Enfermagem" OR "serviços de Enfermagem"), totalizando em 29 publicações.Na PUBMED, a partir dosMeshTerms: (“NursingInformatics/trends” OR "Medical Informatics/nursing” OR "Medical Informatics/utilization" AND "NursingCare"), resultando em 58 artigos. Na CINAHL: ("Information Technology" OR "Nursing Informatics" OR "Health Information" OR "Health Information Management Service" AND
"Nursing Care" OR "Nursing Practice" OR "Nursing Service" OR "Nursing Staff, Hospital" OR "Office Nursing"),resultandoem 541publicações. A pesquisanas bases foirealizadaemabril de 2018. Para ainclusão dos artigos no corpus amostral, osmesmosforamanalisados (título e resumos, inicialmente) pordoispesquisadoresindependentes. Apósprocesso de refinamento, chegou-se aseguintequantidade de artigos, por base de dados: LILACS, 14 artigos; PUBmed, 13 artigos e CINAHAL, 24 artigos.O processo de análise se deu a partir da comparação constante entre os dados para a construção de categorias. Os resultados foram categorizados a partir das seguintes dimensões: identificação de estratégias que relacionem TIC e gerenciamento do cuidado de enfermagem e o possíveis desfechos da utilização de TIC para o gerenciamento do cuidado. Essa prévia definição categorial foi motivada a partir da adaptação do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados, na perspectiva de Strauss e Corbin5 em especial as dimensões estratégias e consequências. Duas categorias foram desenvolvidas: 1) Conexões entre Tecnologias de Informação e Comunicação e o Gerenciamento do Cuidado de Enfermagem; 2) Reflexos das Tecnologias de Informação e Comunicação para o Gerenciamento do Cuidado de Enfermagem. A primeira aborda estratégias para a utilização de TIC no processo de trabalho do enfermeiro para gerir o cuidado, dos quais, estão: formulários eletrônicos; capacitação dos recursos humanos para sistemas informatizados; planejamento do cuidado; e operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem, dentre outras. A segunda categoria, como possíveis consequências, apresenta ações diretas no processo de tomada de decisão; informatização da SAE; impactos nas habilidades relacionais; promoção da saúde e prevenção de doenças.

Considerações Finais

A produção científica sobre as conexões entre TIC e processo de trabalho do enfermeiro com vistas ao gerenciamento do cuidado apresenta-se multifacetada, revelando a importância de a enfermagem atentar para o contexto atual da ciência e seus desdobramentos tecnológicos para melhor atender às demandas de cuidado e do processo de trabalho em saúde.REFERÊNCIAS: 1.Correa AMG, Pereira AD, Backes DS, Ferreira CLL, Gomes IEM, SIGNOR E. IMPACTO DAS TECNOLOGIAS: O OLHAR DOS PAIS ACERCA DO VIVER SAUDÁVEL DA CRIANÇA, R. Enferm. Cent. O. Min. 2016 jan/abr; 1(6):1915-1929; 2. SILVA, T.P. SILVA, M. M; ALCANTARA, L. M; SILVA, I. R; LEITE, J. L. Establishingaction/interactionstrategiesforcaredeliverytohospitalizedchildrenwithchronicconditions. Escola Anna Nery [Internet] V. 19, n.2. 2015; 3. MORETTI, F. A.; OLIVEIRA, V. E.; SILVA, E. M. K. Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública. Rev Asso MedBras, v.58, n.6, p.550-558, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v58n6/v58n6a08.pdf; 4. ARAÚJO, A.B.; SILVA, M.A. Ciência, tecnologia e sociedade; trabalho e educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. Rev Ensaio, v.14, n.(1), p.99-112.

Palavras Chave

Tecnologias da Informação em Saúde, Informática em Saúde, Cuidado em Enfermagem

Area

Informação e Tecnologias da Informação em Saúde

Instituciones

Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luana dos Santos Costa, Italo Rodolfo Silva, Maria da Conceição Albernaz Crespo, Isis Vanessa Nazareth