Datos del trabajo


Título

A CRIANÇA COM AGRAVOS ONCOLÓGICOS O CUIDADOR FAMILIAR E O LÚDICO: DESTACANDO A PRODUÇÃO DA ENFERMAGEM

Introdução

O câncer na infância se caracteriza por um grupo de doenças com a proliferação descontrolada de células anormais, que pode acontecer em qualquer lugar do organismo, em crianças e adolescentes. Os tumores mais freqüentes, nesse grupo etário são as leucemias, os tumores de sistema nervoso central e linfomas. Assim como em países desenvolvidos no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças nessa faixa etária. Estima-se que ocorrerão mais de 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes em 2017, com 2.835 óbitos. Pela complexidade da doença o tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional em centros especializados, compreendendo de modo geral três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia) e nas ultimas décadas o progresso no tratamento foi bastante significativo. Porém, não só aspectos biológicos da doença devem ser levados em conta, mais também, a qualidade de vida e o bem-estar da criança e seu familiar. O diagnóstico de câncer infantil causa uma série de reações e sentimentos nos mesmos. Mitos e estigmas advindos dos saberes e crenças populares, geram reações de angustia, desespero, negação, medo, raiva, dentre outros. Apesar de vivenciar esse momento de choque ao diagnóstico, a família é cuidador dessa criança, sendo um importante alicerce no difícil e doloroso momento da hospitalização. Tendo como função proporcionar carinho, conforto, cuidado, segurança e equilíbrio para a criança entender o que se passa com ela nesse momento complicado da vida. Por outro lado existem inúmeros estudos que demonstram um importante ônus na vida do cuidador familiar, tais como sobrecarga física e emocional em decorrência de atividades estafantes, estressoras e ininterruptas do cuidado diário ao paciente oncológico. Pensando no lúdico como uma atividade essencial na dinâmica humana, na psicofisiologia do comportamento, a atividade lúdica não e apenas um jogo ou uma brincadeira, é o momento vivido, que possibilita autoconhecimento e conhecimento do outro, momento de fantasia e percepção, momento de cuidar de si e o olhar para o outro. Enfim, momentos de vivencias que podem ser empregados como estratégia de auxílio a melhoria do cuidado junto a criança oncológica e o cuidador familiar. Desta forma, a questão que norteia esta revisão é: como a temática sobre o familiar cuidador em oncológica pediátrica vem sendo discutida no rol de conhecimentos em saúde haja vista a utilização de técnica lúdica?

Objetivos

Descrever técnicas lúdicas utilizadas com familiar cuidador de criança oncológica, de acordo com a literatura.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura seguindo as recomendações PRISMA. Cuja finalidade foi reunir e sistematizar resultados de pesquisas sobre a temática de técnicas lúdicas aplicadas a ao familiar cuidador de crianças portadoras de agravos oncológicos. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas recomendadas pela literatura: determinação da temática, elaboração das questões norteadoras, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, definição das informações a serem extraídas dos estudos, coleta em base de dados eletrônicas, análise crítica dos estudos incluídos, interpretação discussão e apresentação dos resultados. A busca foi realizada em nove bases informacionais: BDEnf, CINAHL, LILACS, SCOPUS, portal Pub-Med, CAPES, SciELO e google acadêmico. A seleção do material ocorreu de julho a agosto de 2017, resultando em 06 publicações. Os DeCS utilizados em todas as bases de dados foram: enfermagem oncológica, enfermagem pediátrica e familia.

Resultados

Foram identificadas 2.722 referências nas bases de dados, sendo removidas 19 publicações que estavam duplicadas. Após leituras dos títulos foram selecionados 36 artigos, sendo que destes, 23 foram eliminados após leitura dos resumos, uma vez que não que respondiam as questões norteadoras ou não estavam de acordo com o objetivo proposto, restando apenas 13 referências das quais foram lidas na íntegra. Com o término dessa leitura minuciosa eliminou-se 7, ficando esta revisão com 6 artigos selecionados para discussão. Cabe destacar que todos os artigos descrevem o impacto familiar no momento após o diagnóstico, seja pelo próprio estigma da doença ou pelo medo do tratamento agressivo. O diagnóstico do câncer infantil é um acontecimento devastador, capaz de provocar mudanças na vida de quem o possui e de seus familiares. De acordo com os artigos selecionados, estratégias para minimizar o sofrimento dos cuidadores familiares se fazem necessários, na tentativa de diminuir o abismo existente entre o diagnóstico e o início do tratamento. Destes estudos, emergiram três tipos de atividades lúdicas realizadas com familiares cuidadores de crianças oncológicas, entre elas o grupo de conversação terapêutico, o acampamento terapêutico e realização de dinâmica de criatividade e sensibilidade com produção artística.

Considerações Finais

As evidencias demonstram que existe uma carência grande de estudos nesta área de atuação. Atividades que minimizem a ansiedade e o estresse do familiar cuidador devem ser incentivadas e implementadas pela equipe multiprofissional. A atividade lúdica mostrou-se importante nos estudos uma vez que reduziu e minimizou as reações apresentadas pelo familiar cuidador da criança oncológica em todos os estudos destacados, possibilitando explorar o potencial dos participantes, resgatando a auto estima, melhorando a interação entre os membros da família e a equipe de enfermagem. O aspecto emocional é um fator decisivo para enfrentar a doença, já que auxilia a resposta positiva após as dificuldades da doença e do tratamento, facilitando a superação de obstáculos. O estudo apresenta como contribuição à prática da enfermagem/saúde no que concerne o cuidado de forma ampliada, afirmando a Disciplina como uma ecologia de saberes, saberes científicos, e saberes de outra natureza, contextualizado, situados, ecologicamente, considerados, a contribuir para uma ação e resultantes dessa ação, permitindo cuidar integral.

Palavras Chave

enfermagem oncológica, enfermagem pediátrica e familia.

Area

Qualidade de vida

Autores

KENIA Oliveira Barbosa Da HORA, Gabriela OLIVEIRA Santana, Glaucia Valente Valadares