Datos del trabajo


Título

OFICINA DE FORMAÇAO DE EDUCADORES - EDPOPSUS II/RS

Introdução

A educação popular é uma prática em desenvolvimento no campo da saúde pública/coletiva. No movimento da Reforma Sanitária, anos 1970/80, inúmeras experiências a constituíram em um campo de saber, de participação e de mobilização social e tiveram um papel importante na idealização, construção e luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2003, com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SEGETS) do Ministério da Saúde (MS), a educação popular em saúde passou a integrar a política de educação na saúde oficial. Em 2005, a Coordenação de Ações de Educação Popular em Saúde passa a integrar a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa-MS (SGEP). Em 2013, os movimentos populares, a área técnica do MS, profissionais de saúde e universidades finalizam e publicam a Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS (PNEPS-SUS), construída participativamente. A política apresenta princípios e diretrizes, indica um plano de trabalho onde um dos eixos refere-se à formação em educação popular. Como ação da PNEPS-SUS desenvolvem-se dois cursos nacionais de formação para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância de endemias (AVE), lideranças populares e demais profissionais de saúde e assistência. O vídeo é uma síntese da oficina de formação de educadores do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde- EDPOPSUS II, no Rio Grande do Sul (RS). A oficina apresenta os seis eixos do curso, promove vivências, compartilha experiências e reflexões do grupo. Buscou-se apresentar o desenvolvimento e as produções construídas no processo educativo.

Objetivos

O objetivo principal do vídeo é apresentar uma síntese da Oficina de educadores do EDPOPSUS II-RS. Outros objetivos são compartilhar as reflexões, apresentar as vivências propostas para a execução do EDPOPSUS II; apresentar a educação popular como prática de formação.

Desenvolvimento

A Oficina de formação de educadores e educadoras - EDPOPSUS II/RS ocorreu de 04 a 07 /05/2017 nas dependências da Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (ESP/SES-RS), com 40/h. O projeto EDPOPSUS II é uma parceria entre a SGEP/MS, FIOCRUZ/Escola Politécnica Joaquim Venâncio e a SES/RS . O Curso de aperfeiçoamento EDPOPSUS II é uma proposta educativa com os princípios da educação popular. Desenvolve-se em seis eixos: gestão participativa, a experiência como fio condutor do processo educativo; a educação popular no processo de trabalho em saúde; o direito à saúde e a promoção da equidade; território, lugar de história e memória; participação social e participação popular no processo de democratização do estado e o território , o processo saúde-doença e as práticas de cuidado. Os seis eixos foram vistos e discutidos entre os educandos e convidados, partindo das ricas experiências dos participantes. A potencialidade da educação popular pode ser percebida nos afetos e afetamentos, nas trocas e nas práticas de cuidado, mas, em especial, no compartilhamento, nas reflexões e nas experiências criativas dos participantes. Essa ações refletem-se no vídeo por fotos, músicas e vídeos produzidos com os participantes. A oficina contou com pessoas de sete regiões do estado, convidados, incluindo os próprios educandos que traziam os temas para sua problematização, análises e sínteses. O vídeo também mostra a construção pedagógica que envolveu a oficina com discussões, reflexões, vivências, afetos, contradições, compartilhamentos participação entre todos e todas. A exploração da experiência como ponto de partida para a abstração e re-significação durante a formação é essencial, pois esse é um dos fundamentos do curso para os ACS/AVE e demais. Arte, entrega, estudo, brincadeira, corpo, alimento, todos fazem parte do fazer educativo. O grupo construiu o seu processo de formação, os eixos foram promotores dos debates e das reflexões que foram levadas ao curso de aperfeiçoamento. Os aprendizados da oficina, construídos a partir da experiência, refletiram-se nas 10 turmas que foram realizadas no RS ao final do projeto em 2017, por esses educadores.

Considerações Finais

Os frutos da oficina foram os aprendizados coletivos que se deram, em parte retratados no vídeo e as relações de respeito mútuo, mesmo na diferença o grupo permitiu-se debatê-las, explorando as contradições. O vídeo capta a educação feita com diálogo, alegria, criação, cuidado, amorosidade, alguns dos princípios da educação popular em saúde. A experiência é o ponto de partida e a realidade o território de intervenção. As reflexões que estão representadas por algumas falas do grupo, por suas produções gráficas, devem servir para o diálogo sobre formação em saúde e formação em educação popular em saúde. O desafio que se coloca é como repensar a formação em saúde a partir de uma lógica do diálogo, da amorosidade, da reflexão, na perspectiva da educação popular.

Palavras Chave

educação popular em saúde
formação profissional
prática educativa

Area

Educação popular e saúde

Autores

RENATA PEKELMAN, ANA LÚCIA dA COSTA MACIEL, MANUELA PEKELMAN VENTURINI