Datos del trabajo


Título

PERCEPÇAO DE ADULTOS E IDOSOS SOBRE OS COMPORTAMENTOS E A CONDIÇAO DE SAUDE BUCAL SEGUNDO A LITERACIA EM SAUDE

Introdução

Apesar das doenças bucais apresentarem alta prevalência na população mundial, em sua maioria são evitáveis e consequência dos comportamentos de saúde. Estes comportamentos de saúde sofrem influência do contexto social onde as pessoas vivem e se relacionam, e por isso, o processo saúde-doença apresenta associação com os Determinantes Sociais da Saúde (DSS).
A capacidade dos indivíduos em conhecer suas próprias necessidades de saúde e ser autônomo no seu autocuidado, pode ser diretamente influenciada pelos DSS e pelo seu nível de literacia em saúde, entendida como o conjunto de competência cognitiva, social e de capacidade individual no acesso, compreensão e utilização de informações que promovam e mantenham boas condições de saúde. A literacia em saúde comporta-se como um importante determinante de saúde e tem sido reconhecida como um fator causal das disparidades de saúde entre diferentes grupos.

Objetivos

Analisar a percepção de adultos e idosos sobre os comportamentos e a condição de saúde bucal segundo o nível de literacia em saúde.

Método

O estudo qualitativo foi realizado em domicílio, por meio de entrevista gravada com o uso de roteiro-guia que versava sobre como ocorreu e quais os motivos para perda ou manutenção dos dentes, quais os aspectos que ajudaram ou prejudicaram a condição bucal atual e o que facilitava ou dificultava a procura ao serviço odontológico. O critério de inclusão foram adultos e idosos participantes da ‘Coorte de Saúde Bucal de Adultos de Piracicaba-SP’ que preenchiam um dos seguintes critérios: nunca ter perdido dentes (2015) ou incidência de perda dentária maior ou igual a 4 dentes (entre 2011 e 2015) ou ser desdentado total (2015). A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2017 pelo método de exaustão. A análise de conteúdo seguiu o método proposto por Bardin, através de um conjunto de técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. A literacia em saúde foi avaliada através do 14-item Health Literacy Scale e foi dicotomizada na mediana em alta literacia (maior igual a 46 pontos) e baixa literacia (menor de 46 pontos).

Resultados

Após a coleta de dados, foi possível realizar 37 entrevistas dentre os 41 indivíduos elegíveis ao estudo.
A análise temática de conteúdo possibilitou a identificação de duas categorias: fatores determinantes no processo saúde-doença e uso de serviços odontológicos e quatro subcategorias: fatores determinantes de risco no processo saúde-doença, fatores determinantes de proteção no processo saúde-doença, tipo de serviço odontológicos utilizado e frequência e motivo da procura do serviço odontológico.
Os indivíduos, independente do seu nível de literacia em saúde, elucidaram na sua percepção, os possiveis fatores ou comportamentos de risco determinantes no processo saúde-doença para a perda dentária, tais como, fumo, ingesta de álcool e medicamentos, antibióticos, má higiene bucal, má alimentação e alto consumo de açúcar (chiclete), estresse emocional. Entre os indivíduos de baixa literacia, apesar de apresentarem com clareza quais seriam os comportamentos de risco para as doenças bucais, afirmaram serem adeptos a estas práticas. Além disso, houve um evidente conformismo e aceitação da condição de saúde como resultado de um histórico dos próprios comportamentos, tais como condição financeira, número de filhos, baixa escolaridade e instrução familiar, residir na roça ou dificuldade de acesso aos serviços odontológicos.
Os indivíduos com alta literacia em saúde, trouxeram maior número de fatores de proteção, inclusive com uma maior exploração de detalhes o que condiz com maior literacia em saúde, ou seja, capacidade de busca e compreensão das informações de saúde. No entanto, independente do nível de literacia, houve relatos com elementos de subvalorização da higiene bucal, como o uso de escova, creme dental e fio dental para manutenção da saúde bucal.
Entre os indivíduos com baixa literacia em saúde, apareceram discursos que desqualificam o sistema odontológico público, no entanto, sem apresentar argumentos concretos capazes de justificar sua ineficácia, condizentes ao perfil do que se entende por baixa literacia em saúde. Essa dificuldade de apropriação do SUS como um sistema de todos e em fase de desenvolvimento, expansão e melhoria, pode justificar outro aspecto presente no discurso dos indivíduos, a supervalorização do plano de saúde. Em contrapartida, alguns indivíduos com alta literacia em saúde apresentam argumentos para demonstrar as dificuldades encontradas no acesso aos serviços odontológicos públicos. Verificou-se que independente do nível de literacia, houveram indivíduos que utilizam o serviço odontológico público e afirmam estar satisfeitos com a o atendimento recebido, independentemente do nível de literacia em saúde. Sendo assim, a maior crítica não está na qualidade do atendimento, mas na dificuldade de acesso.
Entre os discursos, houve uso regular entre os indivíduos com alta literacia, principalmente para prevenção e manutenção da saúde bucal, enquanto os indivíduos com baixa literacia em saúde, demonstraram uso menos regular, motivados por dor ou necessidade, e inclusive, justificando a ausência de dentes naturais com a falta de necessidade de ida ao dentista.

Considerações Finais

Os resultados permitiram verificar que os indivíduos, independente do nível de literacia, foram capazes de identificar fatores determinantes no processo saúde-doença, no entanto, em aspectos individuais. Foi evidente o discurso de culpabilização pela sua própria condição de saúde bucal e responsabilização pelo uso não regular dos serviços, seja pelo baixa condição socioeconômica ou dificuldade de acessibilidade por questões geográficas.
Os indivíduos com alta literacia em saúde apresentaram maior capacidade argumentiva e apresentaram maior entendimento sobre o processo saúde-doença bucal e seus fatores determinantes, sendo assim, apresentaram ser mais adeptos aos comportamentos saudáveis, como por exemplo, maior cuidado com a higiene bucal e uso do serviço odontológico com maior regularidade, independentemente do tipo de serviço utilizado.

Palavras Chave

Comportamento. Alfabetização em Saúde. Saúde Bucal. Perda de Dente.

Area

Educação popular e saúde

Instituciones

Faculdade de Medicina de Jundiaí - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Autores

Manoelito Ferreira Silva Junior, Maria José Duarte Osis, Maria Luz Rosário Sousa, Marília Jesus Batista