Datos del trabajo


Título

A VIOLENCIA NO CONTEXTO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERENCIA EM ASSISTENCIA SOCIAL

Introdução

A adolescência é reconhecidamente uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, importante para o ciclo vital, comporta transformações físicas, cognitivas, sociais e psicológicas resultantes de ajustamento dos sujeitos às transformações históricas e sociais. Nesse período são esperadas dúvidas, conflitos, o distanciamento da família e a conquista de novos espaços, e a possibilidade de identificação com outros grupos, como no esporte, no ambiente escolar, nas artes, na inserção no trabalho. A adolescência assim, se tornou objeto de discussões entre educadores, profissionais de saúde, família, comunidade e instituições políticas. Tais discussões são impulsionadas pelos comportamentos dos sujeitos adolescentes que se apresentam sensíveis aos fenômenos sociais, como as drogas e práticas de violência, tão presentes nos contextos de vida desse público, e que refletem fortemente nas comunidades e na família, em especial naquelas mais vulneráveis. Portanto, o estudo da adolescência considerando apenas suas transformações não corresponde com as necessidades sociais que anseiam por prover condições de desenvolvimento social que minimizem a vulnerabilidade, em especial às drogas e a violência.

Objetivos

Assim, este estudo objetivou compreender a violência presente no contexto social do desenvolvimento de adolescentes atendidos em um Centro de Referência em Assistência Social da Região Metropolitana de Goiânia, Goiás.

Método

Trata-se de uma pesquisa conduzida com base na Teoria Fundamentada em Dados – TFD construtivista, realizada em uma unidade de assistência social da Região Metropolitana de Goiânia, Goiás no ano de 2015. Participaram do estudo vinte adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, estudantes da Rede Pública de Educação Básica. O processo de coleta ocorreu durante dez encontros de grupos focais. Os dados foram analisados subsequentemente a cada coleta de dados, sendo transcritos, analisados e codificados, em códigos iniciais e códigos focalizados, que geraram categorias provisórias que, em cada análise determinaram os fenômenos à serem investigados nos próximos grupos focais. As observações foram registradas nos memorandos conforme os preceitos da TFD. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, sob protocolo 432.008, em respeito aos preceitos éticos da Resolução 466/2012. Inicialmente os responsáveis e os participantes foram convidados a participar de uma reunião, momento em que foram apresentados os objetivos do estudo, riscos e benefícios. Em seguida, foram solicitados a assinar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido e os Termos de Assentimento. Foi garantida a confidencialidade dos dados, bem como o respeito à dignidade dos adolescentes investigados.

Resultados

Os sujeitos da pesquisa foram indivíduos de classe social vulnerável, com baixa escolaridade, negros e pardos, residentes em áreas marginalizadas e estigmatizadas. A partir da análise das falas dos sujeitos, construiu-se o modelo teórico “Revelando os fatores, relações e interações da vulnerabilidade social no contexto do adolescente” em que se podem observar as fragilidades presentes na comunidade e nas relações sociais, com evidência para o fenômeno da violência, apresentado neste trabalho. A violência ocupou os espaços comunitários, familiares e o espaço escolar, em que foi reproduzida sob forma de preconceito racial, homofóbico e sexista, agressões físicas, assédios sexuais, violência psíquica, negligência, violência institucional pela falência do estado em promover ambientes saudáveis e de integração. A violência foi perpetrada por pares, familiares, professores e gestores escolares, e agentes públicos como a polícia e esteve intimamente ligada ao fenômeno das drogas, agravando a vulnerabilidade social dos indivíduos pesquisados. Ainda os resultados evidenciaram a ruptura com as normas sociais e representam a falência da estrutura normativa da sociedade moderna, uma vez que a limitada conexão com as regras sociais e a ausência de garantia de direitos equânimes produziu sentimento de anomia, comportamentos antissociais e delinquência, fenômenos que sustentam e motivam atos ilícitos geradores de violência na comunidade. Assim, o sintoma de anomia social observado na pesquisa ratifica que a partir da dificuldade de concretização de sonhos e desejos, com a ausência ou incipiência de oportunidades passíveis de proporcionar o desenvolvimento social e a superação das dificuldades e pela presença de fatores opressores e marginalizantes os sujeitos reconhecem na quebra de regras e normas sociais, o escape para a melhoria de suas condições de vida, assim como o tráfico de drogas foi assumido pelos adolescentes pesquisados.

Considerações Finais

Os resultados permitem apreender que, o contexto social dos adolescentes revela a não observância de garantias constitucionais sob formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Entretanto, violência presente no desenvolvimento do adolescente pode ser revertida por meio de abordagens protetivas, intersetoriais, governamentais, comunitárias e familiares. Nossos resultados oferecem aos profissionais e gestores a perspectiva do olhar ampliado do fenômeno da violência na fase da adolescência nos diferentes contextos: familiar, escolar, no ambiente comunitário ou nos serviços de saúde, ao traçar os fatores que oprimem e retroalimentam a violência, enfraquecendo a integração do sujeito na sociedade e impedindo o desenvolvimento social. Propomos que as ações e políticas públicas aproximem profissionais e gestores das realidades marginalizadas e que produzam escuta qualificada às reais demandas sociais do adolescente.

Palavras Chave

Violência; Vulnerabilidade em Saúde; Saúde do Adolescente; Teoria Fundamentada.

Area

Saúde do Adolescente

Autores

Patrícia Carvalho Oliveira, Márcia Maria Souza, Marcelo Medeiros