Datos del trabajo


Título

O cuidador e suas práticas em saúde: interações e influências na adesão ao tratamento odontológico entre adolescentes

Introdução

A adolescência é um período de transição no qual os jovens enfrentam mudanças nos sistemas emocional, cognitivo e comportamental, marcada por dificuldades, principalmente, em relação aos conflitos com a família, os pares e a escola. No aspecto familiar, considera-se que a ausência de responsividade das figuras cuidadoras intervém nas relações interpessoais na adolescência. Portanto, a família pode se configurar como condição de risco ou de proteção ao adolescente, e isto dependerá da qualidade das relações que se estabelecem nesse ambiente.

Objetivos

Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar os sentidos atribuídos pelos cuidadores de uma população adolescente sobre o cuidado em saúde e as interações e influências deste cenário com a adesão dos adolescentes ao tratamento odontológico.

Método

Esta pesquisa refere-se a uma investigação qualitativa com os responsáveis de adolescentes (15 e 19 anos), que pertencem à 34 Unidades de Saúde da Família no município de Piracicaba, São Paulo, Brasil, no período de 2015. A execução do trabalho teve prévia aprovação junto ao comitê de ética (CEP- FOP/Unicamp) com o n. 027/2011. Foi utilizada abordagem qualitativa, uma vez que ela possibilita a compreensão da realidade humana em seu contexto social, pois se preocupa com o universo de significados, motivos, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à quantificação de variáveis. Estudo oriundo de financiado e apoiado pela FAPESP nº do processo 2013/17340-9. Os sujeitos foram contatados por telefone momento em que foi realizada uma explicação inicial sobre a pesquisa e o convite para participar. Em caso de concordância, foi entregue (no dia agendado para entrevista) o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram realizadas 24 entrevistas, com roteiro semiestruturado. O número de entrevistados foi definido pela saturação do discurso, ou seja, quando nenhuma nova informação significativa para a compreensão do fenômeno investigado foi acrescentada durante as entrevistas. O material empírico coletado e o áudio gravado foi transcrito na íntegra. A análise de conteúdo temática foi conduzida de acordo com a trajetória de análise temática de conteúdo. A etapa inicial consistiu da leitura exaustiva do material transcrito com a finalidade de identificar um conjunto inicial de temas.

Resultados

Identificaram-se 7 temas referentes aos cuidados que o cuidador presta aos adolescentes, seu comportamento em saúde e a influência deste na adesão ao tratamento odontológico, sendo estes: qualidade da alimentação e do sono, cuidados no preparo dos alimentos, cuidados médicos e odontológicos de saúde (consultas e medicamentos), limpeza do corpo e dentes, limpeza e organização da casa, fiscalização ao cumprimento de “regras saudáveis” e cumprimento/descumprimento de “regras saudáveis”. Estes temas foram agrupadas configurando a construção de 02 eixos temáticos: “regras saudáveis na perspectiva do cuidador” e “regras saudáveis na perspectiva do cuidador em relação ao indivíduo que recebe o cuidado”. O sentido de regras saudáveis foi atribuído de acordo com o referencial teórico do conceito ‘moderno’ de promoção da saúde fomentado pela OMS. Este conceito surgiu a partir da década de 1980 e considera a Promoção da Saúde como sendo um conjunto de valores, tais como solidariedade, equidade, democracia, cidadania, participação, parceria, entre outros, bem como uma combinação de estratégias de ação que visam impactar nos determinantes sociais e comportamentais da saúde. No eixo temático do cuidador constatou-se que os participantes da pesquisa consideram o “cumprir regras” relacionados à limpeza e alimentação saudável, como mais importante determinante do processo saúde doença. Pela perspectiva do cumprimento de regras saudáveis por parte do cuidador, constata-se que a mãe pratica ações de cuidado para com o adolescente numa visão limitada de promoção da saúde baseada mais nas medidas adotadas no conceito teórico de Leavell e Clark. Essas medidas incluem, dentre vários fatores, aqueles relacionados a bom padrão de nutrição, moradia adequada, condições agradáveis no lar e ao aconselhamento do profissional de saúde no tratamento da doença e na prevenção de complicações. Esta visão apresenta certos limites centrados no indivíduo, com uma projeção para a família ou grupos. Embora o modelo de Leavell e Clarck seja o mais divulgado para os serviços de saúde e trate a promoção como um dos estágios dos 3 níveis de prevenção, um outro modelo muito utilizado é o esquema quadridimensional de Lalonde, que considera os determinantes da situação de saúde de uma população: o estilo de vida; a biologia humana; o ambiente e os serviços de saúde. O segundo eixo está relacionado aos indivíduos que recebem o cuidado quanto à alimentação, limpeza dos dentes e do corpo, qualidade do sono e prática de atividade física. Esse eixo foca na fala do entrevistado, aspectos que evidenciam o cumprimento ou não de práticas saudáveis pelos adolescentes. Embora haja fiscalização do cuidador no cumprimento das regras, por parte das pessoas cuidadas, percebe-se no extrato das falas que o indivíduo não cumpriu as regras saudáveis.

Considerações Finais

a A perspectiva de “cuidado em saúde” dos entrevistados descarta fatores macrossociais e considera a limpeza como sinônimo deste tipo de cuidado, bem como desconsidera outros comportamentos de risco relacionados às doenças, inclusive bucais, que acometem os adolescentes. A importância de conhecer os cuidados da família para com o adolescente, especificamente em relação à prática odontológica, revela que esses aspectos podem estar interagindo e influenciando os filhos nas decisões com relação à prevenção e adesão ao tratamento de doenças bucais. Tendo em vista os resultados obtidos, recomenda-se o empenho da equipe em parcerias com outros setores da sociedade na construção de ambientes saudáveis com potencial para a adoção de ações e atividades educativas que facilite a aquisição de hábitos saudáveis e a manutenção dos mesmos.

Palavras Chave

Saúde Bucal, Promoção da Saúde, Pesquisa Qualitativa, Comportamento do Adolescente.

Area

Saúde Bucal

Autores

Jaqueline Vilela Bulgareli, Luciane Mranda Guerra, Camila da Silva Gonçalo, Silvia Letícia Freddo, Brunna Verna Castro Gondinho, Marcelo de Castro Meneghim, Antonio Carlos Pereira