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Título

A ABORDAGEM QUALITATIVA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA NA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE MATERNO-INFANTIL

Introdução

Fundamentadas nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS as residências multiprofissionais em saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005¹. Nesta modalidade de especialização profissional coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação e Cultura (MEC), estão as mais diversas profissões da área da saúde objetivando a construção da interdisciplinaridade e o trabalho em equipe para a reorganização da assistência centrada nas necessidades de saúde da população2. Em regime de dedicação exclusiva com 60 horas semanais, 24 meses de duração e carga horária total de 5.800 horas, contemplando conteúdo teórico e atividades práticas na modalidade ensino-serviço na qual o residente constitui parte da equipe efetiva da Instituição. Assim, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil de uma Maternidade pública do norte do Estado de Santa Catarina foi aprovado e credenciado pelo MEC em 2013, e oferece seis vagas para Enfermeiros, uma vaga para Psicólogo e uma vaga para Nutricionista. Com início em 2014, totalizando 19 especialistas formados, desses 13 enfermeiros, 3 nutricionistas e 3 psicólogos. Sua matriz curricular tem como eixo transversal os princípios do SUS e as políticas de saúde, atendendo a área de concentração em Saúde da Mulher e da Criança, as atividades práticas são desenvolvida na Rede de Atenção Primária à Saúde, Maternidade Pública e Hospital Infantil, sendo estes dois últimos, referência em atendimentos para a região norte e nordeste de Santa Catarina. Na dimensão ensino-teórico, a residência também oferece disciplina de metodologia científica e bioestatística contribuindo para construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) que faz parte do produto final da formação do residente. A interface entre ensino teórico e o prático correlaciona-se com à educação permanente e a constante busca de referencial teórico. Prática baseada em problematização da realidade, aprendizagem significativa possibilita, o desenvolvimento acadêmica dos profissionais da saúde, melhor qualidade dos serviços prestados, desenvolvimento das instituições e a reconstrução do conhecimento. Possibilidade de transformar as práticas profissionais emergem a partir de perguntas, respostas e reflexões que são construídas por trabalhadores e estudantes sobre o trabalho desenvolvido e realizado consequências estas do embasamento científico que pode ser entendido como aprendizagem-trabalho, ou seja, ele acontece no cotidiano dos profissionais e das organizações.

Objetivos

Caracterizar os Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados em um Programa de Especialização latu sensu na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil no período de 2015 a 2017.

Método

Pesquisa documental realizada a partir dos resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil de uma maternidade pública referência para o norte do Estado de Santa Catarina. Os materiais para a análise foram adquiridos diretamente com os autores, a partir de uma lista de contato fornecida pelo Departamento de Ensino e Pesquisa responsável pelo Programa de Residência no serviço. Como critérios de inclusão: foram adotados ter concluído o TCC, apresentar resumo disponível, ser um estudo qualitativo. Os trabalhos que apresentavam outro tipo de abordagem metodológica foram excluídos.

Resultados

A abordagem qualitativa vem sendo amplamente utilizada na Enfermagem e Psicologia, o que reflete aos dados deste estudo. Dos 19 TCCs analisados, correspondentes ao total de profissionais formados no período de 2015 a 2017, onze trabalhos apresentaram abordagem qualitativa; sete eram estudos quantitativos e um trabalho quanti-qualitativo. Quanto ao tipo de estudo, sete eram descritivos; um exploratório; dois exploratório descritivo e um trabalho não apresentou esta informação no resumo. Com relação ao referencial teórico utilizado no TCC, apenas dois trabalhos os elucidaram, sendo Políticas Públicas referentes à violência obstétrica e a luz das Relações Interpessoais. A Análise Temática proposta por Minayo predominou como escolha em seis trabalhos, um trabalho utilizou a Análise de Conteúdo, porém sem referenciar o autor; um utilizou a Análise Espiral de Creswell e três não continham esta informação no resumo. Para a coleta dos dados, seis estudos utilizaram a entrevista semiestruturada; um utilizou questionário semiestruturado; um entrevista psicológicas e coleta de dados em prontuário eletrônico; e três trabalhos não apresentaram os instrumentos de coleta de dados no resumo. O número de participantes das pesquisas foi de nove a dezenove. Dos 19 TCCs apenas dois foram publicados em revistas científicas com qualis B1 e B4 para a Enfermagem, sendo ambos de abordagem quantitativa. A baixa taxa de publicação aponta a necessidade de estímulo dos alunos para tal. Uma estratégia que vem sendo utilizada em muitas instituições formadoras é a alienação da emissão do certificado de conclusão de curso com a apresentação da carta de submissão do manuscrito à uma revista científica. A ampliação da análise dos 11 trabalhos qualitativos ficou comprometida, já que os resumos na maioria das vezes não apresentavam todas as informações necessárias. É necessário aprimorar este quesito nos trabalhos científicos, já que o resumo é o “cartão de visitas” que convida para a leitura do estudo.

Considerações Finais

Esta pesquisa possibilitou caracterizar os TCCs da Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil, destacando a importância do estímulo para o aumento nas publicações e também da ampliação das informações inseridas nos resumos dos trabalhos. Faz-se necessário também que os tutores e preceptores do curso, os quais desempenham também papel de orientador, estejam instrumentalizados quanto aos critérios de qualidade das produções científicas e principalmente a perpetuação dos resultados da pesquisa na formação profissional e na prática institucional.

Palavras Chave

Internato não médico; pesquisa qualitativa; saúde materno-infantil

Referências 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. A educação permanente entra na roda. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
Lobato CP, Melchior R, Baduy RS. A dimensão política na formação dos profissionais de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 22 [ 4 ]: 1273-1291, 2012.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Maternidade Darcy Vargas - Santa Catarina - Brasil

Autores

Luana Claúdia dos Passos Aires, Carla Gisele Vaichulonis, Edna Ribeiro, Thalita Agne dos Santos, Lidiane Ferreira Schultz