Datos del trabajo


Título

DOCUMENTARIO: DIALOGOS ENTRE TEORIA E PRATICA EM UM PROCESSO DE EDUCAÇAO PERMANENTE NA REDE DE SAUDE MENTAL

Introdução

A Educação Permanente em Saúde (EPS) preconiza a intervenção na prática e trabalha a formação em uma lógica ascendente, em que a qualificação dos trabalhadores é pensada a partir de problemas específicos identificados nos processos de trabalho, de modo que as questões trabalhadas façam sentido para os sujeitos envolvidos, baseando-se na aprendizagem significativa e levando em consideração as especificidades de cada cenário, de cada território, utilizando o conhecimento e as experiências que as pessoas já possuem. Foi assim que nasceu a ideia da produção de um documentário, através de um trabalho em equipe e em rede, dialogando a teoria com a prática.

Objetivos

Registrar o processo reflexivo constituído em oficinas de Educação Permanente em Saúde.

Desenvolvimento

Trata-se de um documentário produzido a partir da dissertação de mestrado, em que retrata todo o processo reflexivo vivenciado nas oficinas de EPS. Na perspectiva de estimular um processo de análise sobre a prática, buscamos inspiração em Paulo Freire para articular educação e assistência. O renomado pedagogo defendeu uma concepção aplicável ao cotidiano do trabalho e da vidas das pessoas. Sua metodologia prioriza a ação humana com base na comunicação dialógica, horizontalizada, na qual os sujeitos sociais compartilham experiências na transformação e autotransformação. Nessa mesma linha, verificamos que o processo vivenciado também se fundamenta na prática reflexiva de Donald Schön, uma vez que este propõe que se o profissional quiser tratar a prática de forma competente, deve fazê-lo, testando estratégias situacionais que ele próprio produz. Desse modo, visando problematizar a rede de saúde mental foram promovidas nove oficinas de educação permanente em um município da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, e o documentário foi produzido a fim de registrar e revelar a intensidade da discussão. O material foi construído tendo como base depoimentos, fotos diversas, feitas durante as nove oficinas de EPS, pensamentos dos teóricos de referência, Freire e Schön, orientações da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e depoimentos dos trabalhadores que participaram da oficina. O material foi produzido em três etapas, inicialmente buscou-se ancorar o documentário a partir de uma entrevista com a coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/ UFF. Esta falou sobre a importância da interlocução entre ensino e serviço, entraves para a EPS, e a riqueza de uma prática produtora de ciência. Em seguida, reunimos fotos e materiais construídos nas oficinas de EPS. Nesses encontros os profissionais debateram seus maiores problemas no cotidiano do trabalho, e juntos buscaram explicações e respostas para as questões levantadas. Na oitava oficina foi realizada uma mesa-redonda com convidados de dois municípios vizinhos, representantes do governo municipal e estadual e representante dos usuários. Esse evento foi muito importante, pois possibilitou o diálogo das questões que vinham sendo discutidas entre os profissionais da rede com situações semelhantes vividas pelos municípios vizinhos. Possibilitou também discutir o papel da gestão e dar voz ao usuário. E na última parte, incluímos depoimentos da Coordenação de Saúde Mental do município, de profissionais e usuários que participaram da oficina de EPS.

Considerações Finais

O documentário pode ser entendido como uma estratégia para revelar e dar visibilidade ao desenvolvimento da EPS no município, uma vez que a fala dos participantes, poderá atravessar as fronteiras do território em que vivem, em que trabalham ou em que ensinam. O documentário evidenciou os apontamentos dos profissionais quanto a necessidade de uma política municipal de educação permanente em saúde e ressaltaram a importância do processo de reflexão vivenciado por eles nas oficinas de EPS.

Palavras Chave

Educação, Saúde Mental, Educação Permanente em Saúde

Area

Saúde Mental

Instituciones

Universidade Federal Fluminese - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Silvia Cristina Pereira dos Santos, Elaine Antunes Cortez, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente