Datos del trabajo


Título

UM OLHAR SOBRE A CIDADANIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Introdução

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania, que pode ser entendida como um conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais de cada pessoa que vive em uma sociedade. Desse modo, a cidadania pode ser aplicada quando o indivíduo exerce seu dever de votar em uma eleição, cuida e protege o meio em que vive e tem o direito a saúde, educação, além de ser livre para pensar, escrever, trabalhar. Destarte a educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve criar condições para o exercício da cidadania; uma vez que esta é um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade. Assim, em um sistema de medida de igualdade, todos aqueles que possuem o “status” também possuirão um mesmo conjunto de direitos e obrigações. O ser-no-mundo tem muitas potencialidades e elas são colocadas em conjunto com os outros, com os quais estabelece relações. As vivências do ser-no-mundo, potencialmente, são as mesmas, porém nem todas são ativadas da mesma forma. Portanto, numa mesma cultura, ou em culturas diversas existem muitas diferenças: todo cidadão tem uma capacidade de desenvolver ações que possibilitam construir a sua existência a partir das suas escolhas. Neste contexto surge um questionamento, como as crianças de uma escola fundamental localizada na região metropolitana de Belo Horizonte manifestam a sua concepção do que seja cidadania?

Objetivos

Compreender a concepção de cidadania a partir dos desenhos realizados pelas crianças.

Método

Trata-se de pesquisa qualitativa que incluiu crianças de 4 a 10 anos de idade, estudantes da Educação infantil (4 e 5 anos) primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. Os participantes da pesquisa receberam um álbum de figurinhas elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Sobre Quotidiano e Saúde – NUPEQS. Esse álbum aborda questões relacionadas as seguintes temáticas: Cidadania; Solidariedade; Meio ambiente; Violência; Higiene Corporal; Alimentação; Atividade Física; Prevenção contra acidentes. Os temas presentes no álbum de figurinhas foram trabalhados pelos professores em sala de aula. Ao final de cada temática, a criança desenhou em espaço disponível para este fim o que ela aprendeu sobre o assunto trabalhado. Quando todos os temas presentes no álbum de figurinhas foram concluídos, os álbuns foram recolhidos e os desenhos das crianças fotografados. Posteriormente, todos os álbuns foram devolvidos as crianças. Após a coleta dos dados, os desenhos das crianças foram analisados de modo a se compreender o significado atribuído por elas à cidadania. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da PUC Minas.

Resultados

Dentre as crianças que receberam o álbum de figurinhas, foi possível fotografar as imagens de 101 crianças estudantes da Educação infantil (4 e 5 anos) primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental. Para que as imagens coletadas pudessem ser analisadas foram dividas nas seguintes seis categorias: Alteridade em relação ao meio ambiente; Mundo vivido e a aplicação do conceito de cidadania; Educação e Cidadania; Brincadeira e Cidadania; Moradia e Cidadania; Cuidado, Condição de existência do ser-no-mundo, a seguir: Na categoria: Alteridade em relação ao meio ambiente; Os desenhos retratam um encontro entre a cidadania e o meio ambiente; ao refletirem sobre o que acontece ao seu redor, às crianças descobrem a necessidade de preservar e, que ações podem ser desenvolvidas para a melhoria do meio ambiente, tal ação possibilita o exercício da cidadania para o bem comum. Hodiernamente faz-se necessário construir uma nova relação entre o ser-no-mundo e a natureza que permita uma nova convivência entre os humanos com os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica; que propicie um novo encantamento face ao universo e á complexidade das relações que sustentam todos e cada um. Ademais, na categoria: Mundo vivido e a aplicação do conceito de cidadania; os desenhos evidenciam uma relação sobre o dia a dia das crianças, pois, ao descrever a sua existência por intermédio de desenhos explicitam a compreensão de mundo e, a importância da sua existência e, é justamente a partir da sua presença no mundo que a cidadania é exercida. Entretanto, nas categorias: Educação e Cidadania, Brincadeira e Cidadania, e Moradia e Cidadania; os desenhos registram a importância de tais elementos como suporte para uma existência digna, pressuposto basilar para a cidadania. No que tange a categoria, Cuidado: Condição de existência do ser-no-mundo é nítida a preocupação das crianças com o outro. Existindo no mundo, o homem está sempre dirigido para este mundo, ou seja, para uma observação cuidadosa da cidadania.

Considerações Finais

No presente estudo, buscou-se compreender o significado atribuído por crianças à cidadania. Por meio das imagens elaboradas pelas crianças foi possível identificar a preocupação delas em relação ao meio ambiente, outrem e, como as relações por elas vivenciadas influenciam no conceito construído de cidadania e a noção de pertencimento ao mundo, pois, estando no mundo, o sujeito encontra-se num estado de solicitude.

Palavras Chave

Participação da Comunidade; Criança; Desenho.

Area

Outros

Instituciones

PUC Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gisleule Maria Menezes Souto, Estelina Souto Nascimento, Marco Aurélio Sousa, Mércia Aleide Ribeiro Leite, Maria Bernadete Oliveira Viana, Luciana Dalva Ferreira Cardoso Barros, Patrícia Imaculada Santos