Datos del trabajo


Título

SIGNIFICADO ATRIBUÍDO POR CRIANÇAS À VIOLÊNCIA

Introdução

A atividade de educar é uma prática complexa, que envolve dimensões como pessoal, social, relacional, cultural, política, econômica; abrange diferentes formas, como educação formal, informal e não formal; e envolve o ser humano em três níveis diferentes: saber, ser/estar, fazer/agir. A Escola, cujo assento é a educação formal, tem uma perspectiva de formação de um cidadão crítico e tem por pilar a integração de três domínios ou dimensões que entram na composição das competências individuais e coletivas do ser humano. Logo, esse é um espaço destinado ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social. Entretanto, algumas interações apresentam aspectos de violência, tanto física quanto psicológica. Atos de violência podem ser observados em diversos ambientes sociais em que os alunos estão inseridos, como a escola, o bairro em que residem e, até mesmo, em casa. Alunos, especialmente as crianças, estão sujeitas a vivenciar na escola diversas formas de violência. Além da violência que as crianças e adolescentes possam ser vítimas, existem aqueles atos violentos que eles presenciam e podem interferir em suas vidas e na relação deles com o outro. Desse modo, surge o questionamento: qual o significado atribuído por crianças estudantes do ensino fundamental sobre violência?

Objetivos

Compreender o significado atribuído por crianças estudantes do ensino fundamental sobre violência.

Método

Trata-se de pesquisa qualitativa que incluiu crianças de X a X anos de idade, estudantes do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. Os participantes da pesquisa receberam um álbum de figurinhas elaborado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos Sobre Quotidiano e Saúde – NUPEQS. O álbum aborda questões relacionadas às seguintes temáticas: Cidadania; Solidariedade; Meio ambiente; Violência; Higiene Corporal; Alimentação; Atividade Física; Prevenção de acidentes. Os temas presentes no álbum de figurinhas foram trabalhados pelos professores de acordo com suas possibilidades em sala de aula. Ao final de cada temática, a criança teve um espaço disponível para desenhar o que ela aprendeu sobre o assunto trabalhado. Quando todos os temas presentes no álbum de figurinhas foram concluídos, os álbuns foram recolhidos para que os desenhos das crianças pudessem ser fotografados. Posteriormente, todos os álbuns foram devolvidos às crianças. Após a coleta dos dados, os desenhos das crianças, objetos deste trabalho e atinentes a temática violência, foram analisados de modo a se compreender o significado atribuído por elas à violência. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da PUC Minas.

Resultados

Dentre as crianças que receberam o álbum de figurinhas, foi possível fotografar as imagens de 101 crianças estudantes do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental, assim distribuídos: uma turma do primeiro ano, duas turmas do segundo ano, duas turmas do terceiro ano e uma turma do quarto ano. As imagens foram organizadas em oito categorias: Uso de armas; Agressão física; Violência contra a mulher; Violência relacionada à forma física; Violência relacionada à etnia; Violência no trânsito; Locais de segurança; Não à violência. Na categoria “Uso de armas”, crianças das quatro turmas fizeram desenhos relacionados a armas. A maior parte dos desenhos mostra armas de fogo, mas também foram realizados desenhos que reproduzem imagens de facas e canivetes. Essa forma de representar a violência pode ter uma relação direta com a realidade que essas crianças vivenciam. Em “Agressão física” as crianças demonstraram, por meio das imagens, agressões que podem ocorrer entre os colegas e agressões físicas como forma de punição empregada pelos pais. Na categoria “Violência contra a mulher” foram retratadas formas de agressão contra a mulher, sendo demonstradas pelos desenhos e frases escritas pelas crianças. Em “Violência relacionada à forma física” os desenhos e frases das crianças mostram comportamentos que podem estar associados ao bullying, em especial com as crianças que apresentam sobrepeso e/ou obesidade. Em “Violência relacionada à etnia” as crianças demonstram por meio de imagens e em frase como: “você é negra, não serve pra nada”, o preconceito racial, que ainda está presente em nossa sociedade. Na categoria “Violência no trânsito”, os desenhos das crianças mostram, principalmente, situações que envolvem atropelamentos. Em “Locais de segurança” verificamos que a escola e a família são instituições sociais em que as crianças se sentem seguras, pelos desenhos das crianças é possível fazer uma associação entre essas instituições sociais e sentir-se seguro. Em “Não a violência” verificamos que algumas crianças fizeram desenhos e frases relacionadas ao combate à violência, mostrando a união entre as pessoas.

Considerações Finais

No presente estudo, buscou-se compreender o significado atribuído por crianças à violência. Por meio das imagens elaboradas pelas crianças foi possível identificar diversos tipos de violência, o que nos faz refletir sobre a realidade em que essas crianças estão expostas. Esse estudo foi realizado na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, onde a vulnerabilidade é alta. A violência sofrida ou vivenciada pode favorecer o surgimento de diversas alterações de comportamento das crianças, podendo ter reflexo na vida adulta.

Palavras Chave

Violência; Criança; Desenho;

Area

Violências e Saúde

Instituciones

PUC Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marco Aurélio Sousa, Estelina Souto Nascimento, Gisleule Maria Menezes Souto, Virginia Mascarenhas Nascimento Teixeira, Rosane Geralda Nascimento, Natassya Hoffmann Ribeiro, Mariane Costa Moura