Datos del trabajo


Título

COMPETENCIAS GERENCIAIS DOS ENFERMEIROS: VISAO DE ESTUDANTES E DOCENTES DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇAO.

Introdução

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem orientam que a formação destes profissionais aconteça através do desenvolvimento de competências necessárias para a profissão. Segundo essas Diretrizes, as competências necessárias para a profissão do enfermeiro são: atenção à saúde, tomada de decisão, liderança, comunicação, educação permanente e administração e gerenciamento.1 A consolidação do ensino por competências na enfermagem vem acontecendo articulada aos movimentos de mudanças políticas e pedagógicas que embasaram a Reforma Sanitária Brasileira e o Sistema Único de Saúde.2 A reflexão sobre as competências necessárias para as práticas profissionais do enfermeiro tem importância estratégica, já que devido a globalização, o mundo está em constante mudança, sendo necessária a frequente revisão dos processos de assistência, cuidado e gestão em saúde.3 Durante a formação do profissional Enfermeiro, deve-se estimular diversas competências como o raciocínio crítico, a gestão de pessoas, ambientes e ações. Todos estes com um objetivo único a ser atingido, que é o cuidado, de forma que o gerenciamento, educação e pesquisa seriam meios para se chegar ao cuidado. Para que o enfoque seja maior no cuidado, atendendo assim as demandas do processo assistencial e, ao mesmo tempo, às demandas do processo gerencial, as competências inerentes à formação dos profissionais e gestores precisam ser constantemente reavaliadas.4 Para tanto, a formação do enfermeiro precisa suprir lacunas com relação ao desenvolvimento de competências gerencias e assistências.5 A enfermagem é vista pela sociedade em geral como uma profissão voltada para a assistência e o cuidado, não tem seu fazer associado às atividades administrativas e gerenciais. Esta também pode ser a visão dos estudantes ao ingressarem nos cursos de enfermagem, e devido a isso não considerarem a importância das atividades gerenciais, e a desvinculam do cuidado. Assim, é necessário reconhecer a importância do desenvolvimento das competências no processo de formação do enfermeiro, principalmente das competências gerenciais.

Objetivos

Analisar o desenvolvimento das competências gerenciais descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem, durante o processo de formação dos enfermeiros.

Método

O estudo em questão tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa, 15 estudantes e docentes do curso de graduação. Dos 15 participantes do estudo, nove eram docentes (três que participaram da elaboração do Projeto Político-Pedagógico e seis do currículo em ação, que não fizeram parte do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico do curso) e seis estudantes. A coleta de dados aconteceu por meio de análise documental do Projeto Político-Pedagógico do curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, e também por meio de entrevista semiestruturada com os participantes da pesquisa. A análise dos dados aconteceu por meio de análise de conteúdo, sob luz da proposta operativa, com as seguintes etapas: ordenação dos dados, classificação dos dados, leitura transversal, análise final e elaboração do relatório. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da referida instituição pesquisada, tendo sido aprovado sob o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 43097715.3.0000.5316.

Resultados

Inicialmente ao serem instigados acerca da compreensão do termo ‘competência’, tanto alguns estudantes, quanto docentes não conseguiram atribuir um conceito, uma definição específica para a palavra, nem mesmo correlacionaram com a sua prática. Deste modo, os estudantes que conseguiram definir o termo o compreenderam naquilo que o currículo da graduação pré-estabelece enquanto competências do profissional enfermeiro, sendo que o ser competente está muito ligado a concluir o conteúdo curricular. Os estudantes entenderam como profissional competente, aquele que está muito ligado ao saber fazer, ao saber executar. Por outro lado, os docentes percebem que as competências não podem ser atribuídas minimamente ao currículo e sim às habilidades desenvolvidas ao longo do processo de formação, ou seja, o ser competente é uma constante em desenvolvimento que depende de algumas ferramentas e não de um conjunto fechado delas. Um pouco disso decorre do fato de os currículos de graduação estarem sob as propostas definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que determinam quais as competências necessárias para o profissional da saúde e norteiam as atribuições dos docentes para formar profissionais competentes.

Considerações Finais

As competências observadas pelos participantes estão de acordo com às descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem, sendo que na concepção dos estudantes o ser competente está ligado estritamente à conclusão do curso e para os docentes trata-se de um processo contínuo de formação por competências que são, aos poucos, consolidadas no processo de formação do enfermeiro. Conhecer a visão dos estudantes e dos docentes do curso de graduação de enfermagem possibilitou entender que o ser competente possui múltiplas facetas, que percorrem desde o olhar do estudante, ao definir o ser competente com o ser completo (teórico e técnico), ao olhar do docente que acredita que as competências são construídas num processo contínuo em que é necessário habilidades para construir o processo de trabalho do enfermeiro.

Palavras Chave

Enfermagem, Gerenciamento, Competência e Formação.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Nara Jací da Silva Nunes, Maira Buss Thofehrn, Álvaro Moreira Hypolito, Aline Kohler Geppert, Adrize Rutz Porto, Pedro Márlon Martter Moura, Camilla Benigno Biana, Neyla Cristina Carvalló Viana