Datos del trabajo


Título

ETICA E MORAL: REFLEXOES DA PRATICA PROFISSIONAL DE DENTISTAS NO SERVIÇO PUBLICO DE UMA CIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

Introdução

A ética é o ramo da filosofia que estuda a moralidade e o Código de Ética Odontológico (CEO) é o referencial normativo para os dentistas. Hoje, os profissionais de saúde falam mais abertamente aos pacientes quanto à sua saúde e opções de tratamento, e os pacientes podem fazer perguntas e discutir suas preocupações com os profissionais. Essa mudança enfatiza a autonomia do paciente; o direito do paciente de participar nas decisões sobre sua saúde. Isto tem ajudado os dentistas a atender às expectativas dos pacientes, tornando a Odontologia uma profissão multidisciplinar, onde seus pacientes são tratados com compromisso e justiça guiados por normas e pelo CEO. Ao trazer a dimensão ética para a Atenção Primária em Saúde, se percebe que ainda há desafios. Dentre os principais estão a falta de incentivos financeiros, grande demanda de pacientes, falta de planejamento das estratégias, infraestrutura deficiente e falta de interação dos membros da equipe. Estudos mostram a necessidade da inclusão das tecnologias de gestão de cuidado na prática odontológica, tanto no setor privado quanto público, a fim de melhorar a condição ética. Sabe-se que profissionais éticos são bem vistos e são bons exemplos para os estudantes de Odontologia e que o ensino da ética na graduação está mudando.

Objetivos

Este trabalho teve como objetivo analisar a dimensão ética vivenciada pelos dentistas na prática profissional de uma cidade do Rio Grande do Sul-Brasil, a fim de contribuir com a melhora do processo de trabalho do dentista.

Método

O estudo é de cunho qualitativo com análise de conteúdo de Bardin. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os dados foram coletados no mês de setembro de 2017 e contou com oito dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de uma cidade do Rio Grande do Sul, escolhidos aleatoriamente, de ambos os sexos, entre 34 e 64 anos e com tempo de formação de 10 a 40 anos. As entrevistas foram gravadas em separado e as respostas posteriormente transcritas fielmente para um formulário. Os sujeitos foram questionados a respeito de suas percepções sobre a condição ética estabelecida em suas relações de trabalho, com os colegas, com os usuários e suas condições de trabalho. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Franciscana (CAAE: 74283917.4.000.5306) e sob Número do Parecer: 2.271.016.

Resultados

Os entrevistados foram identificados com codinomes representados pela letra E (de entrevistado) e numerados conforme a ordem de entrevista. A análise revelou quatro categorias, sendo a primeira referente a problemas éticos na relação do dentista com o usuário, onde emergiram questões como aliciamento de pacientes, usuários que fazem queixa de outros dentistas e que no processo de trabalho usual não são realizadas ações coletivas e individuais de promoção de saúde. A segunda categoria foi referente a problemas éticos entre colegas, alguns dentistas relataram que já trabalharam em equipes onde não havia um bom relacionamento, respeito, inclusive acrescentam que já presenciaram colegas filmando outros colegas. A terceira categoria foi referente a problemas éticos na relação do dentista com a Gestão. Os sujeitos relataram que necessitam melhoras na estrutura física das Unidades de Saúde, como a necessidade de uma sala maior, de que tem muito sol na sala de atendimento, falta de ar condicionado, além de cheiro de esgoto e mofo. Um ponto positivo foi a capacitação mensal realizada para os dentistas. E a quarta categoria tratou da percepção ética dos sujeitos em que eles definem ética por um conjunto de normas e condutas que regem a profissão e servem para um bom funcionamento do processo trabalho. Emergiram questões de beneficência, quando identificam situações em que agem em benefício ao paciente e em respeito à autonomia do paciente, de que o profissional deve deixá-lo ciente de toda a sua condição de saúde dando direito a compreensão adequada de sua situação. Os resultados mostram que há falhas no entendimento do Código de Ética Odontológico por parte da maioria dos dentistas, e pouco conhecimento de ética profissional, o que leva a falta de reflexões sobre sua prática diária.

Considerações Finais

A importância da ética na vida profissional é reconhecida pelos entrevistados, no entanto não é praticada em sua totalidade. Os profissionais tem uma noção de ética de deveres e da moral adquirida na formação profissional, porém insuficiente para solucionar os problemas que emergem na prática profissional. Isto pode estar relacionado ao tempo de formação que os profissionais possuem, os mesmos vêm de currículos em que a Odontologia apenas tratava de processos curativos e individuais, de grande tecnificação, sem dar tanta importância às condutas éticas e ações de prevenção coletiva. Há um despreparo dos profissionais na conduta ética o que os leva a vivenciar conflitos éticos na sua profissão, contudo uma maior atenção e esclarecimento do CEO se tornam relevantes, pois ele trará maior eficiência nos tratados de saúde para os pacientes e orientará melhor os profissionais nos seus direitos e deveres tornando seu processo de trabalho e condições melhores. Os resultados deste estudo podem ser semelhantes em vários municípios brasileiros considerando o tempo de formação dos profissionais em que predominava o modelo curativo, mais estudos sobre percepções éticas devem ser feitos para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto dos novos currículos da Odontologia.

Palavras Chave

Ética Odontológica
Moral
Bioética

Area

Ética, Bioética e Filosofia em Saúde

Instituciones

universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Maiara de Carvalho Segatto, Fernanda dalmolin de Camargo, Binca zimmermann dos Santos, Aline kruger Batista, Letícia Dias Machado