Datos del trabajo


Título

DEMANDAS DE CUIDADO DA PESSOA QUE VIVENCIA ESCLEROSE MULTIPLA: SUBSIDIOS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA SAUDE INTEGRAL

Introdução

A esclerose múltipla representa a segunda causa mundial de incapacidade neurológica. Progressivamente incapacitante, incurável e não passível de prevenção. Apesar de relativamente rara, ganha importância pois acomete principalmente pessoas jovens, em plena idade produtiva. Por apresentar alto impacto social, o conhecimento sobre a vivência da doença, em especial as demandas de cuidado no enfrentamento ao agravo tornam-se relevantes para uma assistência de Enfermagem à saúde integral, pautada no paradigma sistêmico.

Objetivos

Identificar as demandas de cuidado das pessoas que vivenciam esclerose múltipla

Método

Teoria Fundamentada nos Dados. Produção dos dados mediante entrevista semiestruturada e formulários de caracterização. Participantes: pessoas acima de 18 anos, diagnosticadas com esclerose múltipla, usuárias da rede municipal de Macaé - RJ. Cenário: rede de atenção básica à saúde de Macaé – RJ.

Resultados

Os dados evidenciaram demandas de cuidado não só da própria pessoa, como também para o seu entorno social, sendo percebida a preocupação dos entrevistados quanto ao suporte a seus familiares.

Considerações Finais

Para oferecer uma assistência à saúde integral, pautada no paradigma emergente, fica evidente mediante esta pesquisa que o enfermeiro deve ampliar a abrangência de seu olhar, dando voz ativa à pessoa com esclerose múltipla no planejamento do cuidado e entendendo o indivíduo como sendo parte constitutiva de uma perspectiva maior onde são levadas em conta também as necessidades dos familiares e do entorno social.

Palavras Chave

Esclerose múltipla; cuidados de enfermagem; necessidades e demandas de serviços de saúde.

Area

Doenças crônicas/condições crônicas

Instituciones

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luciana Maria Capurro de Queiroz Oberg, Glaucia Valente Valadares