Datos del trabajo


Título

A PRECEPTORIA NA FORMAÇAO MULTIPROFISSIONAL: UM OLHAR APRECIATIVO DOS PRECEPTORES

Introdução

O movimento da Educação Permanente em Saúde (EPS), assumido a partir de 2004 como política pública, busca promover mudanças nas práticas dos profissionais de saúde. A EPS, tida como uma proposta educativa destinada a intervir e provocar reflexões sobre o processo de trabalho direcionado a melhorar a qualidade do serviço e das condições laborais, compõe um projeto político maior que envolve mudanças na formação dos profissionais de saúde. Uma das mudanças já implementadas foi a criação das Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS). As RMS foram criadas com o objetivo de estimular práticas dos profissionais de saúde que respondam às demandas do SUS constituindo-se espaços para o desenvolvimento de ações de EPS1. Neste cenário, destacamos a figura do preceptor, compreendido como protagonista no âmbito da formação profissional em saúde seja na academia e/ou nas instituições assistenciais. O preceptor proporciona diversas situações aos residentes para que intervenções e condutas sejam exercitadas, refletidas, transformadas e apreendidas, de modo satisfatório, durante o processo de formação, tornando a preceptoria uma prática educativa2. A preceptoria é uma modalidade de ensino que se destaca no cenário da formação de recursos humanos em saúde no Brasil3. Envolve a supervisão direta das atividades realizadas pelos residentes nos serviços de saúde, nos quais se desenvolve a Residência. Tal modalidade preconiza que profissionais da saúde recebam, em seu trabalho, profissionais graduados em diversos cursos. Mesmo assim, a preceptoria ainda é pouco discutida. Quando abordada, pouco se aprofunda sobre seu lugar de interseção entre a academia e o serviço, bem como a complexidade da articulação entre teoria e prática2.

Objetivos

Descrever as características em relação à preceptoria identificadas pelo grupo de preceptores em uma Residência Multiprofissional.

Método

Adotamos a Pesquisa Apreciativa a qual vem se destacando no cenário das pesquisas participativas por explorar pontos positivos e comuns desenvolvidos nos meios onde é aplicada4. Estudo desenvolvido em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com sete preceptores. Para produção dos dados, foram realizadas grupos de discussões com os preceptores.

Resultados

Os preceptores consideraram algumas características importantes para a preceptoria. Dentre elas, a experiência do preceptor na atividade de preceptoria, aprimoramento pessoal e profissional, apoio e coesão entre o grupo e integração com os residentes. Em relação a experiência do preceptor, a maioria dos participantes da pesquisa cursou a Residência. A experiência anterior parece ter sido importante para que houvesse uma identificação dos preceptores com a proposta da RMS e ter proporcionado maior segurança na atuação da preceptoria. A literatura afirma a importância da experiência na preceptoria e aponta que os profissionais que já foram residentes têm uma postura diferenciada, pois “essa vivência se atualiza e faz lembrar que também estão formando futuros preceptores”5. Dessa forma, a formação anterior e o tempo de experiência no setor em que atua como preceptores podem influenciar na qualidade da preceptoria6. Por outro lado, autores8 apontam que o fato de o preceptor não ter tido formação prévia para executar tarefas de apoiador, supervisor e educador pode ampliar as atribuições da preceptoria. Além da experiência profissional, a preceptoria contribui para o crescimento profissional e pessoal do preceptor fato que pode ser traduzido como um compromisso ético com o papel desempenhado na RMS. Autores destacam que tal modalidade de ensino promove a troca de informações, fortalece a aprendizagem, renova o desejo de aprender, estimula a busca do conhecimento e conduz ao pensamento reflexivo. Essas contribuições influenciam a prática do preceptor que participa do crescimento e desenvolvimento de novos profissionais8. Assim, os preceptores serviriam de modelo para o desenvolvimento e crescimento pessoal dos recém graduados, como também auxiliariam na formação ética dos novos profissionais6. Outra característica destacada pelos participantes da pesquisa é a integração dos preceptores com os residentes. Observa-se que o preceptor assume um papel mediador, ou seja, pela maior proximidade com os residentes, os preceptores são os atores que mediam as interações entre os coordenadores, os tutores e os profissionais do serviço. Preceptores têm como função orientar, dar suporte, ensinar e compartilhar experiências que melhorem a competência do residente5. Diante disso, espera-se uma relação integradora entre preceptor e residente, horizontalizada, em que o preceptor estimule a reflexão crítica sobre o cotidiano de atuação. Além disso, o apoio e a coesão do grupo também foram considerados importantes. Esses foram compreendidos pela coerência nas ideias e propostas dos preceptores, as quais se fortalecem frente às dificuldades.

Considerações Finais

Este estudo convidou os participantes a refletirem criticamente sobre as características da preceptoria em um processo dialógico, reflexivo e participativo, evidenciando as características que determinam um bom desempenho enquanto formadores de profissionais na área da saúde.

Referenciais:
1 Silva CT, Terra MG, Kruse MHL, Xavier MS et al. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto & Contexto Enfermagem. 2016; 25(1):1-9.


2 Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2013;4(34)161-65.


3 Rodrigues CDS, Witt RR. Competencies for Preceptorship in the Brazilian Health Care System. The Journal of Continuing Education in Nursing. 2013; 44(11)507-15

4 Arnemann CT, Gastaldo D, Kruse, MHL. Pesquisa Apreciativa: características, utilização e possibilidades para a área da saúde no Brasil. Interface, Botucatu, 2018; 22(64):121-31.

5 Botti S, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, 2008; 32(3)363-73.

6 Autonomo, FRO et al. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária-Análise das Publicações Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015;39 (2)316-27.

7 Bentes, A et al. Preceptor de residência médica: funções, competências e desafios. A contribuição de quem valoriza porque percebe a importância: nós mesmos! Cadernos ABEM, 2013(9)32-8.

Palavras Chave

Educação Permanente em Saúde; Residências Multiprofissionais em Saúde; Pesquisa Apreciativa; Prática profissional.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Cristiane Trivisiol Arnemann, Maria Henriqueta Luce Kruse, Denise Gastaldo