Datos del trabajo


Título

PORTFOLIO COMO ESTRATEGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ODONTOLOGIA: PERCEPÇOES DOS ACADEMICOS

Introdução

A sociedade está cada vez mais dinâmica, e passando por constantes mudanças. O ensino também precisou se adequar a novas demandas, onde o processo de ensino-aprendizagem tem passando por uma reestruturação. Assim, surgem inovações pedagógicas que instigam o professor e que fazem com que o aluno participe ativamente da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e da avaliação de seu progresso. Dentre essas metodologias ativas está o portfólio.
Este é considerado um recurso inovador e uma das metodologias de aprendizagem aplicadas atualmente em educação, é uma coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um dado período de tempo, as quais apresentam as evidências de sua aprendizagem incluindo suas fragilidades. Portanto, é um trabalho organizado pelo próprio educando, responsabilizando o mesmo pelo seu próprio desenvolvimento, consequentemente o professor terá um conhecimento maior sobre o aluno. O portfólio tem sido utilizado como um procedimento de aprendizagem e de avaliação devido ao seu potencial reflexivo ao relacionar as atividades curriculares e práticas pedagógicas, permitindo que o trabalho seja observado de maneira processual, perpassando trabalhos e provas.
Neste contexto, o curso de Odontologia da Universidade Franciscana tem utilizado essa metodologia em várias disciplinas curriculares, em especial com alunos do terceiro semestre. A utilização tem sido interessante e faz com que alunos e professores busquem um trabalho em conjunto, onde o aluno organiza a sua percepção e evolução na disciplina, sempre acompanhado pelo professor, ambos observando o seu progresso. Porém, torna-se importante observar a percepção dos alunos quando da utilização dessa metodologia em seu processo de ensino aprendizagem, a fim de que se avalie a sua aplicabilidade, bem como diante dos resultados obtidos, seja feita a reflexão e a criação de novas formas de construir a estratégia de ensino.

Objetivos

Conhecer a percepção sobre o uso de portfólio, como estratégia de ensino-aprendizagem, de acadêmicos do curso de odontologia, da Universidade Franciscana (UFN), Rio Grande do Sul, Brasil.

Método

Para responder aos objetivos propostos nesta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, por meio da técnica de entrevista semi- estruturada.
A amostra desta pesquisa foi intencional, tendo como sujeitos o universo de alunos do quarto semestre do curso de Odontologia da UFN. Os alunos sorteados, foram convidados a participar e os que concordaram assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas foram marcadas em separado, com cada um dos alunos sorteados, pela pesquisadora, uma aluna de pós-graduação, sendo as respostas gravadas em áudio e posteriormente transcritas fielmente para um formulário. A entrevista foi marcada antecipadamente com cada aluno, em horários que eles estivessem na Universidade, não interferindo nas suas atividades acadêmicas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin.
O projeto desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (CAAE: 74285317.6.0000.5306) sob o número de parecer: 2.245.966.

Resultados

A amostra foi composta por 7 alunos, 6 do sexo feminino e 1 do masculino. A idade média dos alunos foi 24 anos (idade mínima: 21 anos; idade máxima: 27 anos). Os participantes da pesquisa foram diferenciados por letras E, com a numeração de 1 a 7 (E1 a E7).
A análise revelou três categorias sendo a primeira referente a aspectos relevantes na construção da metodologia, a segunda referente a potencialidades do portfólio e a terceira referente a desafios no desenvolvimento do portfólio.
Na primeira categoria emergiram aspectos percebidos como mais influentes na construção do portfólio: a Importância da presença do professor como norteador do trabalho, tanto para orientar quanto para motivar os alunos; a subjetividade do processo, que depende das características individuais de cada sujeito; a importância do compartilhamento de ideias entre colegas e do processo de formação contínuo ao longo da formação acadêmica. Na segunda categoria, a metodologia apareceu como desafiadora, a medida que exige que o aluno saiba se expressar e tenha capacidade crítica. Na terceira categoria, todos os estudantes destacaram as potencialidades do método, que foram categorizadas em: ferramenta para estimular o aluno a pesquisar e buscar conhecimento, tornando-o mais independente; se perceberam preparados para avaliações depois da realização do portfólio; entenderam o processo como uma forma de avaliação formativa onde o aluno vai poder mostrar o que sabe e o quanto aprendeu sobre a matéria.

Considerações Finais

Apesar de ser considerada uma metodologia desafiadora, o portfólio mostrou-se um método efetivo no ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Odontologia da UFN. Sua aplicação motivou para a busca de novos conhecimentos, bem como proporcionou uma construção contínua, preparando melhor o aluno para avaliações, além de ela próprio ser considerada a possibilidade de uma avaliação formativa. A experiência da utilização da metodologia está de acordo com o novo contexto de ensino aprendizagem proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da Saúde no Brasil em que se busca transferir o foco do ensino tradicional centrado no professor e na memorização, para o ensino centrado na construção do aprendizado por parte do aluno. Sugere-se que novos estudos sejam realizados abordando diferentes contextos ao qual o portfólio está sendo utilizado.

Palavras Chave

Educação em Odontologia
Avaliação Educacional
Odontologia

Area

Saúde Bucal

Instituciones

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Amanda Bonafé, Bianca Zimmermann dos Santos, Cristiane Medianeira Savian, Patrícia Santos Dotto, Aline Kruger Batista