Datos del trabajo


Título

A INTERDISCIPLINARIDADE NA PESQUISA EM SAUDE: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Introdução: os debates sobre a pesquisa interdisciplinar iniciaram na década de 1960 no Brasil, com uma série de distorções, sob influências do modismo, palavra de ordem e da estética do impressionismo. Ivani Fazenda em 1970 pesquisou sobre a interdisciplinaridade, no âmbito dos aspectos conceituais, mais do que metodológicos, mas teceu importantes contribuições no campo da educação. Na área da saúde, a importância da interdisciplinaridade está presente no trabalho em equipe, com uma concepção holística no atendimento dos indivíduos. Esse diálogo entre os diferentes profissionais e pesquisadores no campo da ciência culminam na assistência integral ao usuário e coletividades, com maior assertividade e resolubilidade¹,². Nesse contexto, despontam as pesquisas interdisciplinares que podem contribuir para o fomento da formação profissional em saúde e no desenvolvimento de estudos interdisciplinares que contribuam para melhor planejar ações centradas na promoção da saúde e o território. Impactando na gestão intersetorial e formação a partir do diagnóstico participativo e integrado das necessidades locais³

Objetivos

Objetivo: refletir sobre as contribuições da pesquisa interdisciplinar em saúde, a partir da análise dos grupos de pesquisa de uma universidade e em um ambiente onde são realizados estudos e pesquisas científicas.

Método

Método: trata-se um relato de experiência derivado da disciplina de Produção do Conhecimento de discentes e docentes no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó, o qual se encontra na área Interdisciplinar. Para sua produção analisou-se o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, referentes aos grupos certificados pela universidade, no primeiro semestre de 2018, observando: recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos); linhas de pesquisa em andamento; especialidades do conhecimento; setores de aplicação envolvidos e produção científica, tecnológica. A instituição de ensino analisada para a realização dessa reflexão foi a Unochapecó. Já para a reflexão na visão do ambiente/sujeito entrevistado, recorremos a Cidade do Idoso, localizado no bairro Efapi, no município de Chapecó-SC, ambiente em que são realizadas frequentemente pesquisas científicas por diversas instituições. Neste ambiente através de uma entrevista semiestruturada, com questões relacionadas à percepção desses pesquisados sobre as inúmeras pesquisas realizadas neste ambiente, foi entrevistada a coordenadora local e alguns idosos de forma aleatória. Após a coleta dos dados, realizamos uma análise/reflexão sobre a interdisciplinaridade nessas duas perspectivas. No ambiente acadêmico, podemos observar que dos 40 grupos de pesquisa que a instituição apresenta 24 (60%), foram criados recentemente do ano 2006 em diante, as áreas de conhecimento que mais possuem grupos de pesquisa são: Área de Ciências Humanas (25%), seguida pela Ciência da Saúde (22,5%) e Ciências Sociais e Aplicadas (22,5%).

Resultados

Resultados: ao analisar o conjunto dos grupos de pesquisa, estes foram distribuídos por áreas de atuação e correlações entre os grupos. Identificou-se que as linhas de pesquisas se delineiam em campos específicos, não havendo a interação interdisciplinar. Apesar da existência de relações potenciais entre estes. Na observação dos currículos dos professores podemos identificar que cada um dos pesquisadores, segue linhas de pesquisa, relacionado à sua área de formação profissional ou afinidade com a temática. São poucos os que participam de outros grupos de pesquisa em áreas divergentes. Percebemos em análise detalhada que as linhas de pesquisas com várias temáticas, objetivos e estudos, são comuns entre os grupos da área da saúde e até dialogam com outros grupos, envolvendo diferentes profissionais, o que facilitaria a interdisciplinaridade. Essa visão específica de cada área sob um mesmo tema, amplia a complexidade e a qualidade das pesquisas. Em nossa análise da interdisciplinaridade dentro de um espaço pesquisado, foi que para os idosos, a pesquisa científica, tem significado positivo em suas vidas, no aprendizado de novos saberes, na atenção e nas trocas de experiências como forma de colaboração com os pesquisadores e suas pesquisas. Relatam para além da pesquisa, que os resultados deveriam ser entregues por meio de devolutivas associando quando possível com alguma forma de atividade física. O que dizem não acontecer. Já para a coordenadora local, as pesquisas são interessantes, porém muitas vezes, percebe que algumas informações ficam subentendidas pela falta de clareza por parte do pesquisador, que não consegue transmitir de forma simples para a realidade local. E os idosos, mesmo não entendendo direito o propósito da pesquisa, não negam respostas aos pesquisadores. Por medo de perder o espaço e pelo respeito inerente dos idoso que ali frequentam. Realizando uma reflexão sobre a interdisciplinaridade nas pesquisas científicas, acreditamos que o caminho ainda é longo. Tanto no âmbito institucional, quanto na aplicação das pesquisas em campo envolvendo populações. A inter-relação entre as disciplinas dentro dos grupos, facilita um olhar ampliado, possibilita um melhor diagnóstico, e solução em conjunto. Percebemos no estudo, um grande potencial quando vários saberes relacionam-se na troca dos conhecimentos, impactando na vida dos pesquisadores que semearão, se assim desejarem, uma base melhor pautado nos mais diversos saberes.

Considerações Finais

Considerações Finais: compreender a interdisciplinaridade no âmbito da pesquisa científica ainda é desafiador. Partiu-se da pesquisa científica na área da saúde, no entanto, em todas as áreas a interdisciplinaridade provoca respeito, responsabilidade, união, diversidade, troca de conhecimentos e, principalmente interação entre diferentes disciplinas/atores. A interdisciplinaridade deve ultrapassar as barreiras de uma instituição, pois requer a interlocução de distintos saberes representando uma importante possibilidade epistemológica e política para lidar com os problemas do mundo contemporâneo.

Referências:

1. Linhares EHP, Pereira RA, Cavalcante TL, Sampaio LCL. Importância da Interdisciplinaridade na formação de profissionais da saúde. Rev. Interfaces. 2014; 2(Número Especial): 1-4.

2. Fazenda ICA, Tavares DE, Godoy HP. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Csmpinas: Papirus; 2017.

3. Silva DAJ, Tavares MFL. Ação intersetorial: potencialidades e dificuldades do trabalho em equipes da Estratégia Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Saúde Debate. 2016; 40(111): 193-205.

Palavras Chave

Interdisciplinaridade; Pesquisa; Saúde

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Rosane Paula Nierotka, Francielle Garghetti Battiston, Gelvani Locateli, Fernando Schorr Grossl, Clodoaldo Antônio De Sá, Letícia de Lima Trindade