Datos del trabajo


Título

CONDIÇOES DE TRABALHO E SAUDE DO TRABALHADOR: PERCEPÇOES DE PROFISSIONAIS DO SISTEMA UNICO DE SAUDE

Introdução

A relação entre saúde e adoecimento vivenciada pelo ser humano no decorrer de sua vida, constitui um fenômeno complexo e dinâmico, expressando a interação de diversos processos, dentre eles, o trabalho. O trabalhador que exerce suas atividades em ambiente adverso, com condições de trabalho não adequadas, está sujeito a exercer suas atribuições dentro de um padrão que não corresponde às suas expectativas, podendo vivenciar sentimentos de sofrimento relacionado ao trabalho. O reconhecimento de eventos relativos à saúde dos trabalhadores como problemas de saúde pública tem sido um processo social, político e institucional longo e contínuo que ainda perdura, apesar dos avanços em sua institucionalização no Sistema Único de Saúde (SUS). Nos Serviços de Saúde, os trabalhadores têm adoecido de modo sistemático e crescente e tal fato pode ter consequências drásticas, primeiramente na vida do próprio trabalhador, depois nos próprios serviços de saúde e na vida dos usuários, podendo atingir, em nível macro, a realidade social de uma nação. Mas, como o trabalhador percebe a relação das suas condições de trabalho com o seu estado de saúde? Com esta percepção se expressa no cotidiano do trabalho? Essas perguntas nortearam os objetivos traçados para esta pesquisa.

Objetivos

Compreender como os trabalhadores de saúde percebem as implicações das condições de trabalho e o seu estado de saúde, bem como identificar as atitudes que expressam esta compreensão no cotidiano do trabalho.

Método

Pesquisa do tipo documental, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Teve como população do estudo os profissionais de nível médio e superior de saúde das regiões Centro-Oeste do Brasil, que participaram do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizado no período de abril de 2015 a maio de 2016. O processo da coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e julho de 2017. Os dados foram coletados das respostas de uma das atividades didáticas do curso sobre a saúde do trabalhador, postadas na plataforma pedagógica virtual do citado curso. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), software livre, que permite fazer análises estatísticas sobre corpus textuais. A análise do corpus textual foi realizada a partir de 4.453 palavras, as quais ocorreram 27.772 vezes. Considerando o total de surgimento das formas, 2.506 palavras apareceram uma única vez, correspondente a 9,02% das ocorrências. O corpus foi formado por 212 Unidades de Contexto Inicial (UCI) ou respostas que, posteriormente, foram divididas em 804 Unidades de Contexto Elementar (UCE), correspondendo a 100% do material analisado. Dentre elas, 740 UCE foram classificadas com um aproveitamento de 92,04% do total de palavras, as quais foram equiparadas através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), gerando um dendrograma formado por cinco classes semânticas distintas. Para definição das palavras mais significativas em cada classe, foram considerados três critérios: 1) Frequência da palavra na classe maior que o ponto de corte, o qual foi obtido pela divisão do número de ocorrências pelo número de formas; 2) Valor de qui-quadrado (X2) maior ou igual a 3,83 (quanto maior o valor do qui-quadrado, maior a associação com a classe); 3) Valor de p≤ 0,05. As classes/categorias receberam as seguintes denominações: 1) Causas de afastamentos, absenteísmos e atrasos; 2) Adoecimento no ambiente de trabalho; 3) Condições de Trabalho; 4) Categorias profissionais com maior número de afastamentos e absenteísmo; 5) Desvalorização e direitos dos trabalhadores. A presente pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL/UFRN) através do parecer n.º 2.055.011.

Resultados

A análise do corpus textual demonstrou que os profissionais de saúde percebem de forma bastante nítida as implicações no seu estado de saúde das condições de trabalho existentes nas instituições de saúde. Eles destacam o estresse, doenças psicossomáticas, dores musculares, elevação da pressão arterial, enxaqueca, insônia, ansiedade, dores lombares e indisposição como sendo doenças adquiridas no ambiente do trabalho. Os trechos a seguir são exemplos dessa relação:

“Nesta secretaria estão presentes as atividades profissionais onde se lida diretamente com o paciente e com materiais que podem causar essas lesões. São doenças causadas por posições forçadas e por esforços repetitivos” (Aluno 11).
“Os ACS apresentam principalmente doenças osteomusculares devido a longas distâncias percorridas e doença de pele por exposição excessiva ao sol” (Aluno 23).
“Observa-se grande número de licenças médicas para tratamento da própria saúde em decorrência de transtornos físicos e mentais relacionados ao estresse pelo trabalho em turnos, sobrecarga de trabalho gerado por um déficit de RH, além da dificuldade de se lidar com as situações adversas relacionadas ao tratamento do paciente oncológico” (Aluno 54).
“Outro determinante é estruturas físicas inadequadas, condições de trabalho impróprias, equipamentos e quantitativo de pessoal impróprio para realização do trabalho efetivo [...]” (Aluno 62).
A reação do trabalhador à situação de precariedade das condições de trabalho que afeta a sua saúde, comumente se expressa pelas ausências do trabalho e pela desmotivação para desenvolver suas ações, conforme mostra os trechos a seguir.
“O maior índice de afastamento, faltas e atrasos são subnotificados e estão relacionados à motivação” (Aluno 17).
“Os principais motivos de afastamentos absenteísmo ou justificativas de atraso são dupla jornada de trabalho, questões pessoais, motivos relacionados aos aspectos saúde, férias, motivos educacionais” (Aluno 32).
“Os principais motivos de afastamentos e atrasos neste setor escolhido se dão por questões de saúde do trabalhador. São diversas as causas e os tipos de enfermidades que estão acometidos os servidores públicos, desde simples alergia ou resfriado, à doença mais complexa” (Aluno 27).

Considerações Finais

Os resultados da pesquisa revelam que o trabalhador da saúde tem clareza sobre as implicações das condições deletérias do trabalho na sua saúde. Revelam também que consciente ou inconscientemente o trabalhador reage às condições adversas se afastando do trabalho ou realizando-o de forma mecânica e desinteressada.

Palavras Chave

Sistema Único de Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Saúde do Trabalhador; Pesquisa Qualitativa.

Area

Saúde Coletiva

Instituciones

UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Janete Lima Castro, Antonio Medeiros Junior, Tatiana Medeiros Carvalho Mendes, Rosana Lúcia Alves Vilar, Nathalia Hanany Silva Oliveira, Rafael Rodolfo Tomaz Lima, Emanuelle Yasmim Silva Nascimento, Dinorah França Lima