Datos del trabajo


Título

ATIVIDADE LUDICA COM IDOSOS NA ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇAO SAUDAVEL

Introdução

No Brasil a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como objetivo proporcionar práticas alimentares saudáveis para prevenir e reduzir distúrbios nutricionais. Dentro da PNAN existe a diretriz de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) que estabelece o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis por meio de estratégias. O contato com o tema e o aprendizado sobre o mesmo, trazem incalculáveis benefícios para a saúde das pessoas, pois acarretam melhorias da qualidade de vida e um consequente envelhecimento mais saudável. Neste contexto existe o NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade) onde desenvolvem atividades que promovem a inserção das pessoas da terceira idade no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores. Uma escolha de estratégia válida e eficaz é a realização de atividades lúdicas, cujo conceito está relacionado com o ludismo, ou seja, são atividades relacionadas com jogos e com o ato de brincar, relacionadas ao entretenimento, a qual dá prazer, fornece aprendizados e diverte as pessoas envolvidas.

Objetivos

Sensibilizar os idosos sobre a importância da alimentação saudável por meio de uma atividade lúdica.

Método

Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com 17 idosos do NETI que participaram da “caixa misteriosa”. A atividade é dividida em dois momentos: 1º Dialogando sobre os hábitos alimentares e 2º Caixa Misteriosa. No que se refere ao diálogo, inicialmente é aberto uma roda de conversa para todos compartilharem suas experiências e conhecimentos prévios relacionados aos hábitos alimentares. Logo após, há uma breve introdução teórica no que se refere a alimentação saudável e seus benefícios para saúde. Com a caixa misteriosa os participantes, de olhos vendados, são encorajados a pegar e experimentar um alimento escondido atrás da caixa, e após degustá-lo tentam adivinhar qual o alimento está saboreando. Esta pesquisa é aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina (parecer 2.190.570), e está vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico (LAPETAC/UFSC).

Resultados

Durante o primeiro momento, houve uma grande participação dos idosos, onde falaram de suas experiências e conhecimentos à cerca de alimentação saudável. Também fizeram questionamentos sobre os tipos de vitaminas presentes em cada alimento específico, sua ação no organismo, qual a melhor forma de consumo, e a consequência no corpo caso não consumissem as mesmas. Na segunda etapa da atividade, foi possível observar certa dificuldade na identificação dos alimentos usando o olfato, tato e paladar. Por diversas vezes eles confundiam frutas que relataram ser normais em seu cotidiano, como por exemplo, maçã e pêra. Hábitos saudáveis são conquistas diárias, reflexos internos da forma como o ser trata o seu corpo no dia a dia. Durante a atividade tornou-se evidente a dificuldade de reconhecerem as frutas degustadas, cujo fator associado pode ser o estresse da vida moderna, o fácil acesso a alimentos industrializados e a dificuldade relacionadas à rotina que estão cada vez mais acentuados. Sabe-se que a expectativa de vida vem aumentando nos últimos anos, neste sentido, consequentemente ocorre um aumento no número de Doenças Crônicas Não transmissíveis. Neste sentido, destaca-se a importância de uma alimentação adequada e saudável para o controle destas doenças, além também da promoção de uma melhora na qualidade de vida dos idosos. Os desafios para a promoção da saúde, particularmente junto à esta população sem dúvida, são múltiplos, se levarmos em conta que os fatores que as colocam em situação de risco se originam nos diferentes níveis de seu contexto de vida, incluindo desde o micro sistema familiar até o macro sistema social, cultural, político e econômico. Os conteúdos lúdicos auxiliam a aprendizagem e se relacionam perfeitamente com a alimentação, possibilitando a compreensão acerca os assuntos tratados e motivam a prática em sua totalidade. Ressalta-se que a dinâmica “Caixa misteriosa” não possui um público específico relacionado à idade, a mesma serve para as crianças/idosos descobrirem os sabores dos alimentos ou para os idosos reaprenderem o sabor dos alimentos. Como também reforça a importância dos alimentos saudáveis para a qualidade de vida. Independente da faixa etária faz se necessário a promoção da saúde, principalmente voltada à alimentação saudável em busca da melhora da qualidade de vida ou sua estabilização.

Considerações Finais

Com o aumento da expectativa de vida, consequentemente há um aumento significativo no número de doenças crônicas, devido isto, deve-se investir na reeducação alimentar, promovendo e incentivando uma alimentação saudável, para que haja um controle destas doenças repercutindo em uma redução de danos causadas pela cronicidade. O enfermeiro também é um educador, portanto, deve obter conhecimento o suficiente para educar os idosos e o restante da população sobre as doenças crônicas e o modo de controlá-las, além disso, também deve promover espaços para a disseminação de hábitos saudáveis, dentre deles, os alimentares, para que no futuro, haja uma redução na prevalência de doenças crônicas.

Palavras Chave

Promoção da Saúde, Hábitos Saudáveis, Idosos

Area

Promoção da saúde

Instituciones

Universidade Federal De Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Vitor De Campos Gobato, Bruno De Campos Gobato, Luciara Fabiane Sebold, Emanuele Pozzebon Caurio, Bárbara Mohr Da Silveira, Juliana Simas Justino, Juliana Balbinot Reis Girondi , Lúcia Nazareth Amante, Palloma Caroline Guedes Oliveira, Julia Martins Silva