Datos del trabajo


Título

NECESSIDADES EDUCACIONAIS DE FARMACEUTICOS PARA ATUACAO CLINICA NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE

Introdução

No Brasil, uma das formas de participação dos farmacêuticos na atenção primária à saúde se dá por meio de inserção nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nesse âmbito, ele participa em atividades relacionadas à gestão técnica do medicamento e também atua junto às equipes multiprofissionais provendo cuidado direto aos pacientes, desenvolvendo ações de saúde coletiva, de promoção da saúde e de prevenção de agravos. A necessidade de definição de padrões de prática para o farmacêutico no NASF fica evidente quando observa-se a amplitude das atribuições do mesmo nesse cenário. O serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa pode constituir-se como uma proposta de sistematização do componente clínico da atuação do farmacêutico no NASF, como apontado por documentos oficiais e por experiências nacionais exitosas. Para tanto, faz-se necessário que o farmacêutico desenvolva competências para a provisão desse serviço, atuando de forma colaborativa e, ainda, em uma perspectiva ampliada de saúde. Nesse contexto, uma universidade pública com sede em um município do leste de Minas Gerais, Brasil, estabeleceu parceria com a secretaria municipal de saúde para promover o desenvolvimento profissional de farmacêuticos que atuam no NASF e que são preceptores de estudantes de graduação em Farmácia da referida universidade. Tais instituições vislumbram, com essa iniciativa, induzir mudanças nos processos de trabalho desses farmacêuticos, com consequente impacto na morbimortalidade relacionada a medicamentos no sistema de saúde. Além disso, pretendem aproximar mais universidade - serviço de saúde - comunidade, alinhando a formação em saúde com as demandas reais da comunidade, trazer os preceptores à universidade e permitir inserção qualificada dos estudantes em seus estágios. O projeto, que envolve ciclos sequenciais de pesquisa e de extensão universitária, está em andamento desde setembro de 2017. Este trabalho pretende apresentar os resultados da primeira etapa de pesquisa do projeto, que subsidiou as ações de extensão seguintes.

Objetivos

Revelar a percepção de farmacêuticos quanto às suas necessidades educacionais para a atuação clínica nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em que estão inseridos.

Método

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu oito farmacêuticos, os quais representam o total de profissionais de tal categoria que atuavam no NASF do município à época. Foi realizado um grupo focal com os participantes em setembro de 2017, com duração de 72 min, em que os pesquisadores se dividiram na função de condução e observação. Foi utilizado tópico guia construído com base no arcabouço teórico-metodológico da atenção farmacêutica, a fim de nortear os participantes do grupo focal em suas discussões. Os dados foram gravados, transcritos na íntegra e analisados junto com os registros dos observadores, gerando unidades temáticas que foram organizadas nos temas apresentados a seguir, de forma textual.

Resultados

Os farmacêuticos tem percepção de que possuem grande domínio no campo da saúde coletiva, compreendendo e mobilizando os aspectos psicossociais envolvidos no processo saúde-doença dos usuários atendidos. O contato direto com os usuários, que lhes demanda habilidades de comunicação, é constante em suas rotinas, assim como o registro de suas condutas em prontuário, não trazendo demandas específicas nessa área. Referem uma boa capacidade de trabalho em equipe, com experiências de construção de planos de cuidado de forma colaborativa em reuniões de matriciamento dos casos com as equipes de Saúde da Família. Ao longo das discussões, apontam que sua atuação frente ao uso de medicamentos se dá essencialmente no reforço da orientação de outros profissionais de saúde e na busca de estratégias para auxiliar o paciente a ter adesão à terapia. Refletem que não utilizam nenhum processo de raciocínio que os auxilie na tomada de decisões sobre a farmacoterapia dos pacientes. Fazem, ainda, menção à deficiência de conhecimentos em farmacoterapia e saúde baseada em evidências, referindo-se a lacunas tanto por déficit em seus currículos de graduação quanto pelo longo tempo de formados e falta de processos de educação continuada ou permanente.

Considerações Finais

O conhecimento gerado sobre a percepção dos farmacêuticos quanto às suas necessidades educacionais para a atuação clínica no NASF corresponde ao revelado por outros estudos nacionais que tratam do desenvolvimento de profissionais e estudantes para a provisão de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa na atenção primária à saúde. Tais conhecimentos subsidiaram o planejamento das ações de extensão, que foram desenvolvidas por meio de um curso-teórico prático na universidade. Nesse curso, foram utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento do processo racional de tomada de decisões em farmacoterapia, o domínio a respeito da saúde baseada em evidências e a construção de conhecimentos sobre a farmacoterapia das condições crônicas mais prevalentes no contexto de atuação dos participantes. Desta forma, a pesquisa qualitativa contribuiu para a adequação da ação de extensão às demandas reais dos participantes, assim como gerou novas evidências que podem se somar às existentes para nortear a construção de diretrizes nacionais para a educação permanente dos farmacêuticos que atuam no NASF.

Palavras Chave

Educação de profissionais de saúde; atenção primária à saúde; pesquisa qualitativa

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Autores

Igor Dias Silva, Tamires da Silva Montanhas, Alessandra Rezende Mesquita, Djenane Ramalho de Oliveira, Larissa de Freitas Bonomo, Simone de Araújo Medina Mendonça