Datos del trabajo


Título

DOCUMENTARIO OLHARES TRANS-VERSOS

Introdução

A construção do Documentário 'Olhares Trans-Versos', de média metragem, um dispositivo semiótico, objetivou, de modo expressivo e sensível, exprimir o resultado de uma investigação científica. Uma proposta de pesquisa que adveio de uma necessidade datada; portanto, histórica: aferir os efeitos de uma ação no campo de extensão, “Clínica dos afectos: a afirmação da ética, da estética e do político – uma fronteira entre os campos do ensino, pesquisa e extensão” (CEEP), que vinha sendo realizada desde 2008, no Instituto de Saúde da Comunidade, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Objetivos

Concorrer para a garantia e o revigoramento de uma universidade empenhada necessariamente com a construção de práticas acadêmicas comprometidas com a imprescindível inseparabilidade e transversalidade entre os campos do ensino, pesquisa e extensão, no cenário da universidade pública, de maneira que sua função pudesse ser reafirmada continuamente no seu efetivo horizonte ético: a criação de pensamento e, por conseguinte, na de conhecimento e tecnologia, nesse caso, forçosamente implicados com o compartilhar de um plano comum da existência.
- Construir, através de uma estética intensiva e afectiva, o documentário Olhares Trans-Versos, um dispositivo semiótico, que teve como função expressar os resultados de uma pesquisa, hoje já concluída, “Cartografia dos efeitos de uma ação de extensão ─ ‘Clínica dos afectos: a afirmação da ética, da estética e do político, uma fronteira entre os campos da extensão, do ensino e da pesquisa’ ─ junto a profissionais do HUAP-UFF e da rede pública dos municípios de Niterói, Petrópolis e Rio de Janeiro”.
- Utilizar o documentário 'Olhares Trans-Versos' como um dispositivo de capacitação, preferencialmente, junto a profissionais de saúde, em especial, da UFF e da rede pública de Niterói.

Desenvolvimento

A construção do documentário 'Olhares Trans-Versos - a expressão dos efeitos de uma ação de extensão' privilegiou o trabalho coletivo e transdisciplinar, já que, na nossa concepção, instituiu-se numa adequada estratégia no compartilhar de experiências e na construção de saberes.
A intenção era que ele fosse construído, coletivamente, por dois professores coordenadores, 4 técnicos administrativos, 2 estudantes não bolsistas e acontecesse em quatro fases, não necessariamente consecutivas.
Primeira fase: Grupo de Estudo - “Encontros Transdisciplinares'. Problematizar, por meio da Arte e Filosofia, agudas questões acerca da prática do cuidado em saúde.
Segunda fase: Gravações de entrevistas, semiabertas, com os participantes da ação de extensão, aqui em questão, pelos profissionais da UNITEVÊ, no sentido de produzir uma cartografia dos efeitos dessa ação junto aos profissionais envolvidos.
Terceira fase: Edição das imagens gravadas
A ideia é que houvesse encontros quinzenais entre a equipe responsável pelo projeto e os profissionais da UNITEVÊ envolvidos na construção do documentário com o objetivo de editar as imagens e montar efetivamente o documentário, segundo uma estética sensível e intensa.
Quarta fase: exibição do documentário no Instituto de Saúde da Comunidade para profissionais e estudantes.
Quinta fase: 'Construindo uma fronteira entre a extensão, o ensino e a pesquisa'.
O interesse era que esse documentário fosse utilizado em cursos de capacitação, em especial junto a profissionais de saúde, constituindo-se num trabalho de natureza híbrida, de extensão e de capacitação. E que pudesse exprimir o resultado da pesquisa que vinha sendo realizada junto ao Instituto de Saúde da Comunidade, registrada na PROPPI em 2012; pesquisa apresentada, parcialmente, no V Congresso iberoamericano de pesquisa qualitativa em saúde, realizado em Lisboa, em 2012.

Considerações Finais

O que se quis era que, a partir da liberação de certo ponto de vista sobre temas interessantes nos campos da Arte e Filosofia, necessários à construção desse dispositivo, ele pudesse se constituir em provocador e em facilitador do trabalho. O propósito, aqui, não foi buscar necessariamente um consenso acerca dos resultados obtidos na investigação; mas, ao contrário, trazer à cena diferentes matizes e dimensões do tema cuidado em saúde e seus respectivos efeitos na vida. Portanto, buscou-se expressar uma cartografia, de modo intensivo e sensível, dos efeitos da ação de extensão junto aos processos de subjetivação e prática profissional de seus participantes. Agora, a proposta é apresentar um compacto deste documentário, no sentido de dar visibilidade aos resultados da investigação aqui referida.

Palavras Chave

Formação em Saúde; Semiótica; Pensamento

Area

Ética, Bioética e Filosofia em Saúde

Autores

Valéria do Carmo Ramos, Sonia Nogueira Leitão, Margareth Caldas Pitrowsky, Laila Gallo de Souza, Priscilla de Andrade N. Souza, Isabela Vidal, Ana Maria Ferraz Barros, Maria Cristina Castro, Lea Soeli Alves, Rafael Zaar