Datos del trabajo


Título

AÇOES DE PESQUISA E EXTENSAO COMO FORTALEZAS NO PROCESSO DE ENSINO DAS DOENÇAS CRONICAS NAO TRANSMISSIVEIS NA ENFERMAGEM

Introdução

A abordagem das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), consideradas atualmente como uma epidemia mundial requerem atenção dos cursos de graduação em Enfermagem. Assim, em consonância com o recomendado pelas DCN/ENF, acredita-se que é essencial conhecer como se dão os processos formativos no contexto de cada curso.

Objetivos

Conhecer as fortalezas no processo de formação profissional do enfermeiro, no que se refere às competências para o cuidado de pessoas com DCNT.

Método

Esta pesquisa é qualitativa na modalidade de estudo de caso único, analítico, exploratório. Teve como local de coleta de dados o curso de graduação em Enfermagem de uma universidade na Região Sul do Brasil, na qual foram realizadas entrevistas envolvendo professores e estudantes formandos, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Planos de Ensino (PE). A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2015 a março de 2016. O exame do PPC consistiu de leitura na íntegra e a partir das ementas dos componentes curriculares foram selecionados 11 PE. As entrevistas envolveram 15 estudantes regularmente matriculados no décimo semestre do curso e 11 professores que lecionam os componentes curriculares que desenvolvem a temática das DCNT. Todas as entrevistas foram gravadas, transcritas e validadas posteriormente com os entrevistados. Somente após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (número de parecer 1.332.127 e CAAE 50745015.9.0000.5564) foram iniciadas as ações de coleta dos dados. A análise dos dados foi realizada de acordo com Análise de Conteúdo descrita por Bardin1 (2011). As informações coletadas foram analisadas a luz deste referencial metodológico a partir da transcrição dos dados. Sendo respeitadas as etapas recomendadas pelo autor de pré análise, exploração do material, tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Ao término do processo de análise dos dados, evidenciou-se a categoria Fortalezas no enfoque das DCNT no curso de graduação em Enfermagem e nesta categoria identificou-se a subcategoria atividades de pesquisa e extensão relacionadas às DCNT.

Resultados

Os participantes destacaram que, para além das atividades de ensino das DCNT, existem atividades de pesquisa e de extensão direcionadas à promoção da saúde que se constituem como oportunidades para consolidar conhecimentos sobre o cuidado às pessoas com DCNT. Com relação à pesquisa, há relatos de professores que compõem linhas de pesquisa no contexto das doenças crônicas desenvolvendo estudos tanto clínicos quanto sociais para a construção de conhecimento nesta área. Ocorre a organização de eventos com objetivo de dar visibilidade à discussão das DCNT e doenças crônicas transmissíveis. As ações de pesquisa e extensão aprofundam questões ministradas em sala de aula e nas atividades teórico-práticas. No intuito de dar respostas sociais, há projetos de pesquisa e extensão em andamento que objetivam a promoção de estilos de vida saudáveis e ações sobre os fatores de risco para as DCNT.

Considerações Finais

A universidade, em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão amplia qualitativamente as atividades de propagação de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades profissionais. Este estudo reafirma que as atividades de pesquisa e extensão constituem um suporte para a realização de ações que qualificam o ensino. Desta forma, o curso de Enfermagem disponibiliza caminhos para a edificação do ensino das DCNT.

Palavras Chave

Doenças Crônicas não Transmissíveis. Curso de Enfermagem. Universidade. Ensino. Pesquisa.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Eleine Maestri, Jussara Gue Martini, Willian Lorentz, Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Priscila Biffi, Andressa Reginatto Percisi, Marcela Martins Furlan de Léo, Vander Monteiro da Conceição