Datos del trabajo


Título

GESTÃO COLEGIADA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS.

Introdução

A complexidade da sociedade pós-moderna tem incentivado o surgimento de novos modelos de gestão educacional, com novas abordagens gerenciais, como por exemplo, a gestão colegiada. Desse modo, torna-se salutar ao desenvolvimento do trabalho humano, assim como para o desempenho da organização, romper com a gestão tradicional de outrora, embasada no controle, na certeza e na eficiência, e incorporar na prática profissional novos modelos de gestão pautados na plural, flexível, dialógica, compartilhada e participativa, que convive com a incerteza, sensibilidade e criatividade. Enfatiza-se a gestão colegiada, como sendo um novo modelo de gestão utilizado nas IES, que por sua vez, configura-se como uma estrutura coletiva, deliberativa, descentralizada, autônoma, que busca fortalecer as relações entre os trabalhadores e a organização institucional e, compartilhar decisões, responsabilidades e possibilidades para a resolução dos problemas e demandas que emergem neste cenário. O colegiado representa um novo modelo gestão, cujas principais características são a descentralização na tomada de decisão, a aproximação e participação plural dos atores envolvidos no contexto. Nesse contexto, a tomada de decisão faz parte do cotidiano laboral do profissional de enfermagem. A participação dos docentes e discentes no colegiado assume fundamental importância, pois potencializa a condução administrativa, pedagógica e deliberativa, amparada legalmente por normas e regulamentos institucionais. O processo decisório é complexo, participativo, coletivo e compartilhado pelos representantes do colegiado.

Objetivos

compreender os significados da gestão colegiada exercida por enfermeiros no âmbito de um curso de graduação de enfermagem.

Método

Estudo de natureza qualitativa, cujo referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário escolhido foi uma universidade pública da região Sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu durante período de fevereiro a junho de 2012. A seleção dos participantes foi intencional, com base no objetivo do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual, semi-estruturada, utilizando-se do recurso de gravação digital de voz para o registro das falas. As entrevistas foram concedidas pelos participantes mediante explanação do objetivo da pesquisa e da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O tamanho da amostra teórica foi determinado pela saturação teórica dos dados, conforme preconiza a TFD, sendo atingida com 30 entrevistas. No início da coleta de dados, indutivamente, foram entrevistados docentes que atuavam no colegiado de enfermagem do curso de graduação de enfermagem. Com o desenvolvimento da pesquisa, a partir da análise dos dados por meio da codificação das entrevistas, construção de memorandos e diagramas, atrelada elaboração das hipóteses durante o processo de codificação, emergiu a necessidade de buscar outros participantes em prol da compreensão do fenômeno estudado. Participaram do estudo docentes, discentes e funcionários envolvidos direta e indiretamente com o colegiado do curso de enfermagem perfazendo 30 participantes, divididos em quatro grupos amostrais. O primeiro grupo amostral foi composto por seis docentes integrantes do colegiado do curso de graduação em enfermagem. Para integrar este era necessário que o docente tivesse vivenciado a experiência de atuar no colegiado do curso de enfermagem. As transcrições foram organizadas no Microsoft® Office Word e inseridas no software NVIVO®, que auxiliou no processo de codificação e organização dos dados. Para o processo de organização e categorização dos dados foi utilizado o software NVIVO®, versão 10. A estrutura do NVIVO® permite a organização por projetos e as fontes de informação, assim como os dados gerados pelo processo analítico são armazenados em um banco de dados. O desenvolvimento do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o parecer nº2285/11.

Resultados

Cada participante foi singular e plural ao emitir suas percepções, seus entendimentos e seus significados a respeito da experiência colegiada e deliberativa, de modo que é possível a inferência de que a gestão colegiada está imersa em uma teia de significados, múltiplos e complexos. O colegiado do curso de enfermagem por meio de múltiplas ações profissionais tem buscado ultrapassar o modelo tradicional de gestão pautado na linearidade, na hierarquia gerencial, na fragmentação e centralização do poder e, construir de um modelo de gestão coletiva que favorece a gestão descentralizada ampliando o potencial de democracia em defesa de processos decisórios pautados na pluralidade e singularidade de seus representantes. Algumas fragilidades apontam a necessidade de fortalecer participação dos representantes no colegiado, aprimorar o processo de comunicação entre representantes e representados, implantar e consolidar ações e estratégias de planejamento na gestão universitária. Os significados desvelados pelos participantes do estudo ao processo deliberativo foram: compromisso, resolutividade, compartilhamento e participação, processo de discussão, negociação, tomada de decisão coletiva.

Considerações Finais

Conclui-se, que o percurso para o desfecho deliberativo perpassa por idas e vindas, retrocessos e avanços que requer a participação e comprometimento nas atividades e ações coletivas em prol do desenvolvimento do colegiado e da formação profissional. Nessa direção, é necessário, construir processos deliberativos descentralizados, consensuais, democráticos, com base na participação e na diversidade. O colegiado é um espaço voltado para as dimensões administrativas, pedagógicas e deliberativas em prol da formação pessoal e profissional. Preocupa-se em contribuir efetivamente com a formação cognitiva, política, cultural, social, técnica e cientifica, no sentindo de que este profissional possa ser um agente produtor, construtor e transformador de sua realidade e pratica social. As deliberações abarcam processos de discussão, de posicionamento de ideias e conceitos divergentes e convergentes, que requer diálogo, compromisso, comprometimento e negociação entre os representantes em busca do consenso. O fato de envolver seres humanos possibilita contrariedades e oposições podendo surgir situações de conflitos, os quais foram vistos como ingredientes e salutares para o desenvolvimento do coletivo.

Palavras Chave

Gestão colegiada, enfermagem, Pesquisa qualitativa

Area

Outros

Autores

GIOVANA DORNELES CALLEGARO GIOVANA HIGASHI, Alacoque Lorenzini Erdmann, Rafael Marcelo Soder