Datos del trabajo


Título

REVISAO NARRATIVA E O PAPEL DA ENFERMAGEM NA EDUCAÇAO EM SAUDE NA ESCOLA

Introdução

A mudança do conceito da saúde nos faz vê-la como produto que têm influências, adaptada no meio social, cultural e econômico. Esse entendimento considera como determinantes diversos fatores como: o ambiente, a prática dos profissionais e as características culturais de cada população, 1 o que amplia o escopo do profissional no cuidado em saúde. O modelo tradicional de educação em saúde vem de um entendimento de saúde com a ausência de doença e na proposição de estratégias educativas orientadas por pressupostos biomédicos. As ações de educação em saúde têm um caráter persuasivo que buscam a prevenção ou minimização de agravos à saúde. A abordagem de educação em saúde é uma forma de identificação dos profissionais da saúde com legitimidade de serem transmissores de conhecimento, executando ações educativas em saúde.3colomé Os profissionais da saúde são vistos como aqueles que conhecem as escolhas mais saudáveis, estando assim autorizados a convencer a população para adotar um estilo de vida saudável.3 Sabe-se que a atuação do enfermeiro está diretamente relacionada ao cuidado humano, já que se dedica à melhora da qualidade de vida individual ou coletiva realizando ações de Promoção da Saúde, e com essas ações educativas, que buscam a compreensão do significado de saúde, que incentivem as pessoas a refletirem sobre seu compromisso, desenvolvidas em uma perspectiva de processo de aprendizagem dos jovens.2

Objetivos

Este estudo tem o objetivo apresentar a influência da enfermagem na educação em saúde na escola.

Desenvolvimento

Hoje entende-se por educação a aplicação de processos e técnicas pedagógicas para a transmissão de conhecimentos, trazendo como base a diversidade humana, conceituando então a educação em saúde também utilizando desses processos e técnicas para o compartilhamento de saberes sobre saúde, influenciando assim o dia-a-dia das pessoas, podendo trazer uma significativa melhoria na sua qualidade de vida.1
As práticas de educação em saúde, são essenciais no processo de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde, eles vêm sendo desenvolvidos sempre com intuito de transmitir as informações e persuadir para que haja o devido entendimento, essas práticas seguem o modelo tradicional de educação em saúde, tentando sempre trazer todas as informações sobre os agravos de saúde das pessoas e enfatizar recomendações das condutas considerados certas ou erradas, aumentando o conhecimento e dando empoderamento para todos.4 As possibilidades de alguém ter atitudes não saudáveis, após as atividades educativas em saúde, são interpretadas pelos profissionais como uma falha na eficácia das ações.3 Durante a formação da(o) enfermeira(o), muitas vezes se tornam responsáveis pelas práticas educativas em saúde, nessa fase predominam concepções com foco no saber biomédico e na transmissão de informações. Já após a formação da(o) enfermeira(o) na academia, o que mais entra nas discussões é a relevância da Educação Permanente em Saúde para a estabilização de uma rede de ensino e aprendizagem no trabalho, para isso são desenvolvidas estratégias pedagógicas que fortalecem o exercício da criatividade.4O Enfermeiro caracteriza-se como um educador não só nos Serviços de Saúde, mas também nas instituições de ensino, sendo capaz de desenvolver Educação em saúde em diferentes cenários.2:667A Educação em Saúde é capaz de atingir um significado amplo na capacitação das pessoas, proporcionando assim uma ação socioeducativa. Sendo assegurados conhecimentos, habilidades e a formação da consciência crítica do cidadão, facilitando a sua tomada de decisões com um maior entendimento e uma maior responsabilidade social.2 A escola, direção e os professores devem se articular com o enfermeiro de sua rede, para criarem estratégias de ações que integrem os campos da saúde e da educação, fazendo o exercício da reflexão crítica sobre os problemas enfrentados pelos jovens na comunidade, capacitando-os a refletir sobre condutas que minimizem o risco à saúde e favorecendo a Promoção da Saúde.2

Considerações Finais

A partir desta reflexão constata-se, que a enfermagem deve atuar na Educação em saúde como interlocução da promoção da saúde, cuidando e proporcionando conhecimento para que tanto os alunos como a equipe de professores tenham subsídios e consigam criar estratégias de ensino-aprendizagem que melhorem a qualidade de vida. A influência da enfermagem neste contexto mostra-se na relação que se estabelece entre os profissionais de saúde e da educação numa proposta interdisciplinar e multiprofissional para a efetividade do compromisso com a coletividade.

Palavras Chave

Palavras-chave: Enfermagem, Educação em saúde, Escola, Educação de jovens, Promoção da Saúde

Area

Educação popular e saúde

Autores

Maite Melo Mota, Maria Ligia dos Reis Bellaguarda, Maria Itayra Padilha