Datos del trabajo


Título

ELABORAÇAO DE VIDEO COMO ESTRATEGIA PEDAGOGICA NO ENSINO DA TECNICA BASICA DE ENFERMAGEM: PREPARO E ADMINISTRAÇAO DE MEDICAMENTO ENDOVENOSO

Introdução

A tecnologia está presente nas diversas atividades cotidianas, basta uma breve reflexão para responder qual atividade que você realiza em sua vida diária que não exija o auxílio, mesmo que pequeno da tecnologia, após esta reflexão é possível verificar a utilização de computadores, celulares dentre outros, que adentram em nossas vidas fazendo uma verdadeira revolução. No entanto, a educação não conseguiu avançar na mesma velocidade em que a tecnologia se tornava cada vez mais inovadora e interessante, ao contrário permaneceu enfadonha e pouco atrativa. Diante deste contexto, coube a escola então, a árdua tarefa de educar uma nova geração que espera mais dos seus educadores do que mera transmissão de conhecimentos, a escola precisa buscar além dos métodos tradicionais de ensino, pois estes estão longe de se tornarem atrativos, assim, podemos buscar recurso como a tecnologia disponível que se bem utilizada pode ser uma ferramenta aliada no processo ensino aprendizagem, tornando-o atraente e significativo, despertando no estudante a vontade de fazer parte deste processo como ator e não meramente expectador. Alguns estudos mostraram que a prática do ensino melhora com o uso de tecnologia, sendo superior à aprendizagem tradicional. Dessa forma, os materiais didáticos que são desenvolvidos assumem o papel apenas de fio condutor, visto que se organizaria o desenvolvimento e a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. Nele não precisa conter todos os conteúdos e todas as possibilidades de aprofundamento da informação oferecida, já que a lógica de organização enciclopédica dos conhecimentos vem perdendo força a cada dia em nossa sociedade, uma vez que as tecnologias de comunicação e de informação possibilitam acesso rápido e difuso a conteúdo de alta qualidade1. Assim, o desafio ainda permanece em como trabalhar metodologias que estimulem a busca de novos conhecimentos pelo aluno ou na discussão da interdisciplinaridade, que pode ser alcançada na apresentação de problemas reais enfrentados pelos alunos em seu cotidiano e no desenvolvimento do seu processo de trabalho. Nessa perspectiva, a utilização de vídeo como estratégia no processo ensino aprendizagem, não substitui o professor, mas implementa o fazer pedagógico. Sua eficácia como ferramenta audiovisual não significa banir os métodos tradicionais, mas sua utilização no momento adequado, poderá contribuir e transformar o aprender muito mais estimulante2.

Objetivos

elaborar apresentação para projetor multimídia e vídeo como estratégia pedagógica no ensino da técnica básica de enfermagem, preparo e administração de medicamento endovenoso

Desenvolvimento

Foi estruturado previamente pelos autores, um questionário diagnóstico, que foi aplicado, em duas turmas de enfermagem (segundo e quarto semestre do curso técnico em enfermagem, do Instituto Federal do Paraná- Londrina/PR) cuja finalidade foi identificar quais foram as principais dúvidas referentes a prática de preparo e administração de medicamento endovenoso e qual estratégia poderia auxiliá-los no processo ensino aprendizagem da referida técnica. Após identificar as principais dificuldades, foram seguidas algumas etapas para o desenvolvimento da pesquisa, a saber: a) A partir do roteiro da técnica de preparo e administração de medicamento endovenoso já utilizado no componente curricular Fundamentos em enfermagem II, o mesmo foi implementado com possíveis atualizações quanto a técnica que deu-se através de busca na literatura; b) Foram realizadas fotos do passo a passo da técnica referida técnica; c) elaboração do vídeo por meio das fotos com legenda e áudio e apresentação para projeto multimídia com o passo a passo da técnica. As fotos, vídeos e apresentação para projetor multimídia foram realizados no Laboratório de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná, campus Londrina, pela estudante do curso técnico em enfermagem em parceria com três graduandas em enfermagem de uma faculdade privada de Londrina sob a supervisão dos docentes responsáveis pela orientação do projeto.

Considerações Finais

Foi possível elaborar apresentação para projetor multimídia, que poderá ser utilizado como estratégia no ensino da técnica de preparo e administração de medicamento endovenoso; e vídeo explicativo a ser disponibilizado na internet para estudantes utilizarem no processo ensino aprendizagem da técnica. Acredita-se que o vídeo poderá auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, além da sala de aula, mas que sirva de suporte nos treinamentos extra no Laboratório do Curso Técnico em Enfermagem, sendo um método complementar que possa auxiliar na eliminação de possíveis dúvidas e melhor desenvolvimento de habilidades psicomotoras na execução do preparo e administração de medicamento endovenoso, que a utilização do vídeo possa auxiliar na consolidação do aprendizado necessário para o futuro profissional de enfermagem. Salienta-se que após a construção de diversos materiais audiovisuais de técnicas básicas de Enfermagem pretende-se adotá-los como material de apoio e reforçador do processo de ensino-aprendizagem do curso técnico em enfermagem do referido campus do IFPR.
1. LEITÃO C. et al. Elaboração de material didático impresso para programas de formação a distância: orientações aos autores. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz: Escola Nacional de Saúde Pública, 2005.
2. PAZZINI DNA, ARAUJO FV. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. [nternet]. [Acesso em 2018 maio 29]. Disponível em: http://minhabiblioteca.com.br/novas-tecnologias-auxiliam-no-processo-de-aprendizagem.

Palavras Chave

Tecnologia; Ensino; Enfermagem; Habilidade; Procedimento.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Monica Lima Santana, Rosana Claudia de Assunção, Gabrielle Jacklin Eler, Cesar Junior Aparecido de Carvalho , Simone Roecker