Datos del trabajo


Título

“NADA DE NOS SEM NOS”: UMA DE PESQUISA-AÇAO PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS TRAVESTIS E TRANS

Introdução

A Enfermagem reconhece o cuidado integral da pessoa em seu escopo de atuação. No Brasil, a atenção voltada às demandas de afirmação de gênero das pessoas Travestis e Trans pauta-se em uma determinação do Ministério da Saúde com a prerrogativa de atenção integral a essa população(1). A equipe multidisciplinar é coparticipante na caminhada da transição vivenciada pela pessoa e apoia o acesso o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (PT/ SUS)(1). As/Os profissionais de Enfermagem compõem a equipe multiprofissional de saúde que atende a população. Embora existam descrições estruturadas que qualificam a atuação dos profissionais em outros campos da ciência (2), o cuidado prestado pela equipe de Enfermagem carece de estudos que desvelem seus potenciais na atenção à afirmação de gênero (3). A literatura aponta barreiras enfrentadas por pessoas travestis e trans, especialmente a transfobia, no acesso aos equipamentos de saúde. O presente estudo pretende desenhar um conjunto de boas práticas do cuidado em enfermagem a partir da visão dos sujeitos em afirmação de gênero.

Objetivos

1) Analisar as necessidades de saúde das pessoas travestis e trans acessando o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde PT/SUS e 2) Construção participativa de um conjunto de boas práticas de cuidado em enfermagem voltadas ao atendimento integral das pessoas travestis e Trans

Método

Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem metodológica ancorada na pesquisa-ação(4). A seleção das/dos/des coparticipantes da pesquisa será realizado a SnowBall(5)sampling. Critérios de inclusão e exclusão/ número aproximado de pessoas em cada categoria. Para a coleta de dados utilizaremos: Grupo Focal, a Dinâmica Sensibilidade e Criatividade Corpo Saber e a Observação Participante (6). Os dados serão analisados sob a luz da análise temática de conteúdo.

Resultados

A observação participante é realizada em um ambulatório de afirmação de gênero em São Paulo e em eventos nacionais e internacionais sobre a temática durante o ano de 2017/2018. Na UNIFESP, a participação nas reuniões mensais do Núcleo Trans tem-se mostrado espaços de troca e de networking entre profissionais de saúde e a comunidade travesti e trans. Além disso, os atendimentos de enfermagem e participação na equipe multidisciplinar acontecem desde abril de 2017. Durante este tempo, observa-se que a enfermagem vem ocupando lacunas, além de desemprenhar atribuições específicas como a consulta de enfermagem. Um desafio observado é a ausência de posicionamentos científicos quanto à prática da enfermagem no contexto da afirmação de gênero ou no PT/SUS. Discussão: A proposta metodológica escolhida tem como base os valores éticos do movimento organizado de pessoas trans nacional e internacionalmente. O slogan “ Nada de nós sem nós” tem estruturado todas as fases da pesquisa. Os resultados parciais apontam para ausência de protocolos de enfermagem, no processo de cuidado a pessoas acessando o PT/SUS.. Nestes espaços, as interlocuções tem demonstrado que a ausência de um guia nas práticas de enfermagem podem gerar insegurança e incertezas nos profissionais do campo. Sentir-se despreparado para exercer sua função é fator determinante na gênese do sofrimento psíquico do profissional da área da saúde (6). Desta forma, a proposta vai trazer benefícios tanto para os profissionais quanto para os assistidos. Aqui as pessoas trans são coparticipantes do processo de pesquisa e análise, ou seja, as ações de enfermagem propostas pelo presente trabalho serão feitas por e com os/as pessoas trans. No ambulatório do Núcleo Trans da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estamos comprometidos com a redução das iniqüidades e disparidades no acesso ao PT/ SUS. Os resultados parciais apontam para a necessidade de que intervenções de enfermagem sejam construídas a partir do reconhecimento das necessidades de saúde da pessoas travesti e trans.

Considerações Finais

Avalia-se com base dos dados preliminares que o projeto de pesquisa-ação tem um potencial importante para o fortalecimento da ciência da Enfermagem no cuidado à saúde Trans.. A transformação da realidade poderá ser alcançada com a organização da assistência de enfermagem integrada ao processo de trabalho da equipe multiprofissional e a elaboração de um protocolo de ações que norteiem a atuação da enfermagem.

Palavras Chave

Cuidados de Enfermagem, Pessoas Trans, Transgênero, Travesti, Assistência Integral à Saúde, Enfermagem

Area

Gênero, Sexualidade e Saúde

Autores

Nayla Rodrigues PEREIRA, Carmen Lucia Albuquerque SANTANA, Magnus Regios DIAS-DA-SILVA, Lúcio Costa GIROTTO, Mônica Antar GAMBA