Datos del trabajo


Título

Empoderando a equipe de enfermagem para o cuidado de pessoas com feridas

Introdução

Introdução: A competência da equipe de enfermagem no cuidado as feridas é regulamentada pela resolução do COFEN nº0501/2015. Cabe ao enfermeiro capacitado a avaliação e prescrição de coberturas para tratamento de feridas. Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos à pessoa que está sob o cuidado do enfermeiro e sua equipe. O tratamento e cuidados relacionados a feridas têm relação com vários aspectos, ressaltando a importância da avaliação neste cuidado não apenas a ferida, mas o ser humano holisticamente. Relacionado ao tratamento das feridas cutâneas deve-se considerar a evolução do processo cicatricial. Inúmeras são as opções de curativos existentes no mercado e cotidianamente novas tecnologias de cuidado são apresentadas. A escolha da cobertura está relacionada ao custo/benefício e aos recursos financeiros do paciente e/ou da unidade de saúde. A equipe de enfermagem desempenha papel importante no tratamento de feridas sendo 80% dos casos acompanhados a nível primário ou ambulatorial, onde curativos são realizados pela equipe de enfermagem, sendo um processo dinâmico e gradativo, ressaltando a importância do conhecimento teórico para acompanhamento e tratamento eficaz, pois escolha equivocada da cobertura pode prolongar o tratamento da ferida. As anotações de enfermagem são necessárias pois possibilitam o desenvolvimento do cuidado, permitindo a avaliação das intervenções realizadas e a individualização do processo de cuidar. Essas anotações constituem o registro legal da assistência prestada ao paciente, e auxiliam o enfermeiro no gerenciamento deste cuidado, embora a avaliação e acompanhamento desse tratamento seja sua responsabilidade. No entanto, a equipe de enfermagem carece de educação continuada e atualizações, para o desempenho de um cuidado qualificado e seguro para tratar a ferida.

Objetivos

Identificar com a equipe de enfermagem necessidades de instrumentalização para o cuidado de feridas; Qualificar a equipe através do desenvolvimento de prática educativa com base nas necessidades identificadas e elaborar painel educativo para nortear as anotações de enfermagem das feridas.

Método

Pesquisa qualitativa exploratório descritiva realizada em uma Unidade Básica de Saúde caracterizada como Estratégia de Saúde da Família em São José/SC, no período de 30/10/2017 a 17/11/2017. Houve a participação de toda a equipe de enfermagem sendo oito técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. Para coleta de dados realizou-se uma roda de conversa a fim de identificar as fragilidades que a equipe apresentava ao prestar o cuidado com feridas. À partir desse levantamento constatou-se a necessidade de capacitação onde foi elaborado uma prática educativa que aconteceu em três momentos distintos porém interligados: Momento 1: consistiu em atividade teórica por meio de aula expositiva dialogada realizada pelo enfermeiro da unidade para todos os membros da equipe, totalizando dez profissionais de enfermagem. Na ocasião foram abordados os seguintes temas: A estrutura da pele, tipos de lesões mais comuns na atenção básica, classificação das feridas e a técnica básica de curativo. Momento 2: compreendeu um momento teórico-prático onde um dos pesquisadores acompanhou os técnicos de enfermagem durante a realização de curativos in loco. Na ocasião, além de avaliar se o profissional estava atrelando a prática a teoria abordada na aula expositiva, foi momento de esclarecer dúvidas e orientar sobre os principais cuidados relacionados e anotação de enfermagem. Momento 3: Este último foi caracterizado pela confecção de um painel educativo sobre a classificação das feridas, elaborado pelas pesquisadoras para auxiliar a equipe de enfermagem nas anotações de enfermagem. Neste painel constavam de informações relacionadas a etiologia, evolução, espessura, exsudato, tipo de tecido e pele adjacente das feridas, além abordar a classificação e características das queimaduras, lesão por pressão, úlceras venosa e arterial. Para avaliar o empoderamento dos participantes, após o término da pesquisa foi solicitado o preenchimento de uma de avaliação para perceber se os participantes foram sensibilizados, se houve envolvimento no processo de mudança pessoal e coletivo. Mais da metade dos participantes avaliaram como ótima a sua participação na capacitação, esse envolvimento com a questão problematizadora amplia a liberdade dos trabalhadores e cria espaços coletivos. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina com Número do CAEE: 5628116.0000.0121 pois está vinculado ao macroprojeto de pesquisa financiado pelo CNPq intitulado: “Estratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de skin tears e lesões por pressão em idosos”.

Resultados

A prática educativa de acordo com a metodologia aplicada mostrou-se satisfatória, propiciando espaço para reflexão destes profissionais, culminando na estruturação de um profissional mais seguro, automaticamente provocando mudanças no processo de trabalho em saúde a partir da realidade. A Educação Permanente em Saúde utiliza de um aprendizado significativo e problematizador, onde cada participante fez parte do processo de mudança, possibilitando a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica e horizontal. A partir do momento em que os participantes tornam-se parte do processo de trabalho, os mesmos constroem e desconstroem concepções, idéias e conceitos acerca da sua produção e operação de seus papéis, empoderando-se com propriedade do conteúdo científico, tornam-se profissionais com mais autonomia. Após conclusão dos três momentos da prática educativa, todos os funcionários relataram que o conteúdo expositivo permitiu uma boa assimilação e na atividade prática conseguiram adequar e executar a técnica de forma mais segura e adequada. Da mesma forma, foi possível realizarem as anotações de enfermagem com qualidade, o que especialmente foi favorável com a implantação do painel informativo.

Considerações Finais

A implantação da prática educativa possibilitou o empoderamento da equipe. A experiência propiciou crescimento aos profissionais onde refletiu nas pesquisadoras, pois conseguiram motivar a equipe e despertar a atenção destes profissionais é enriquecedor. Pode-se concluir que é possível sim, o enfermeiro ser o mediador dos processos de educação em saúde. É perceptível a mudança ocorrida na sala de curativo bem como nos profissionais de enfermagem, sendo a prática assistencial viável, pois colaborou com a autonomia dos profissionais envolvidos refletindo com o aumento da visibilidade dos mesmos.

Palavras Chave

Feridas, curativos, educação continuada, empoderamento da equipe de enfermagem

Area

Saúde da Família

Autores

Scheila Monteiro, Daniela Soldera, Juliana Balbinot Reis Girondi