Datos del trabajo


Título

REORIENTAÇAO PROFISSIONAL NO PRO-PET SAUDE: VIVENCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Introdução

A reorientação profissional (REO) é o conjunto de ações técnico-específicas desenvolvidas para indivíduos que já realizaram a primeira escolha profissional. A REO possibilita ao estudante identificar e confirmar a vocação profissional, ampliar o grau de satisfação com a escolha e entendimento do mercado de trabalho¹. O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-Saúde) foi criado em 2005 como parte do Sistema Único de Saúde, e tem como objetivo reorientar a formação do profissional de saúde para atender às necessidades da população brasileira, alcançando uma abordagem integral do processo saúde-doença. Outro programa relacionado à REO e associado ao PRÓ-Saúde, e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)². Por meio de editais públicos as universidades e instituições públicas ou privadas podem participar desses programas, e essas instituições passam a desenvolver ações que visam o ensino-aprendizagem na rede de serviços, incentivando a integração ensino, serviço e comunidade juntamente com a capacitação pedagógica dos profissionais e estudantes. Os sujeitos envolvidos neste projeto atuam intersetorialmente para o fortalecimento da atenção básica³. Na Universidade Estadual de Maringá existem diferentes grupos de equipes multiprofissionais que atendem esses editais, dentre eles o PET-Saúde Rede Mãe Paranaense (RMP) (Edital n° 28/2012, convênio n° 756537). O PET-Saúde RMP possui cinco grupos de trabalho, dos quais participam acadêmicos e docentes de sete cursos da área da saúde (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia) sob a tutoria de docentes das referidas áreas e profissionais da saúde de cinco UBS e dois hospitais de Maringá, um público e outro privado.

Objetivos

Realizar uma reflexão das vivências, dos desafios e das possibilidades da REO nas equipes multiprofissionais do Programa PRO-PET-Saúde de Maringá.

Desenvolvimento

Participaram tutores (docentes), preceptores (servidores da saúde), acadêmicos da área da saúde, e membros da comunidade que atuaram no evento de integração do PRO-PET-Saúde, na cidade de Maringá, em 2014. Foram utilizados nesse estudo, as vivências relatadas em reuniões, relatórios mensais dos tutores, preceptores e alunos, e os seminários de integração. Foram realizadas duas mesas-redondas, uma com o tema central ‘Reorientação profissional: vivências, desafios e possibilidades’ e outra sobre ‘Integração do ensino, serviço e comunidade’. A primeira mesa-redonda contou com a participação de dois acadêmicos de cada grupo do PET-Vigilância em Saúde (Edital n° 33/2012), Redes de Atenção(Edital n° 14/2013) e do PET-Saúde RMP, em seguida foi aberto um momento de discussão para todos os participantes. A segunda mesa-redonda foi conduzida por um gestor de saúde, um docente, e um representante da comunidade beneficiada pelo projeto. O vídeo e a ata do evento foram utilizados para coletar as informações necessárias para a nossa reflexão. As apresentações dos grupos foram baseadas em questões norteadoras sobre o entendimento do tema, a sua importância e contribuição para o futuro profissional e comunidade, e como os grupos trabalharam a reorientação. Participaram 140 pessoas, sendo 85 alunos (graduação), 30 preceptores, 20 tutores, três palestrantes, e duas pessoas da comunidade. Os acadêmicos foram responsáveis por participar da mesa redonda e debater a REO de acordo com as unidades de atenção em saúde das quais eles representaram. Foram seis grupos que representavam cinco UBS de Maringá, os respectivos hospitais de referências e centros de atenção psicossocial. Também houve a participação de um grupo de acadêmicos do PET-Vigilância. Assim, todos os diferentes grupos PRO-PET-Saúde de Maringá apresentaram as experiências vividas pelos acadêmicos, tutores, preceptores, gestores e comunidade. Baseando-se nas fontes secundárias (ata do evento e apresentações multimídias) do evento de extensão, os grupos relataram que a REO foi alcançada, principalmente por meio de experiências no campo de trabalho, reuniões interdisciplinares, palestras para a comunidade e profissionais, educação em saúde, participação na Conferência Municipal de Saúde e intervenções locais. Todas essas experiências demonstram que a REO é um complexo conjunto de ações que devem ser realizadas de forma organizada e hierárquica para que as metas sejam atingidas. Para isso, foi preciso que cada indivíduo participante, desde a tutoria à comunidade, se comprometesse com as suas responsabilidades como membro da sociedade. Os acadêmicos relataram que souberam se reconhecer como profissionais de saúde e a sua atuação no cuidado pela saúde. A interação entre o usuário e os futuros profissionais foram enriquecedores na medida em que trouxe aos estudantes a percepção fundamental do seu papel como profissional de saúde. Os participantes se colocaram como atuante no fortalecimento do SUS, ao fornecer aos usuários atendimento humanizado e integral. Por meio da vivência, os usuários também relataram os pontos positivos percebidos nessa interação com os futuros profissionais, principalmente em relação à escuta ativa e o acolhimento. A percepção dos participantes dos grupos após confrontação da teoria com a prática, em que os discentes demonstraram entendimento sobre a importância e a necessidade de se trabalhar com as diferentes áreas da saúde, e os benéficos inerentes a esse modo de atuar para os pacientes. Os alunos do PRO-PET-Saúde demonstraram que após as experiências, as questões teóricas referentes à Humanização e a Integralidade foram incorporadas no seu conhecimento. Alguns desafios foram relatados: dificuldades dos profissionais das unidades de saúde de trabalharem com os alunos; a formação profissional ainda é fragmentada o que dificulta a mudança do modelo de atenção; ausência de alunos dos diferentes cursos e de outros profissionais; falta de interesse dos docentes e pouca participação da gestão.

Considerações Finais

A REO nos grupos PRO-PET-Saúde de Maringá tem sido alcançada pelo trabalho em equipe multiprofissional e integração efetiva entre o serviço, o ensino e a comunidade. As possibilidades da REO destacadas são a humanização do profissional e qualificação do serviço. Acreditamos que os desafios relatados fazem parte da construção de um ensino diferenciado e qualificado para atender às necessidades reais da população.

1. Krawulski E, Siqueira MCB, Caetano SS, Cascaes CT, Soares DHP. Re-orientação profissional, orientação e o processo de escolha: notas sobre experiências vividas. Rev Cien Hum. 2000; (28): 81–99.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Pró-saúde: programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde; 2005.
3. Mendes EV. A construção social da atenção primária à saúde. Brasília: Conselho Nacional Secretários Saúde; 2015.

Palavras Chave

Serviços de Saúde; Formação Profissional em Saúde; Sistema Único de Saúde; Educação em Saúde; Promoção à Saúde.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Hayalla Corrêa de Carvalho, Thais da Silva Santos, Bruna Ruiz Inácio, Marli Garcia Moreno, Inácio Pinto Diamante, Franciele Fernanda C. Santim, Renata Heller Moura, Izabel Galhardo Demarchi