Datos del trabajo


Título

REDES DE ATENÇAO A SAUDE: TEMAS DE INVESTIGAÇAO NA PRODUÇAO CIENTIFICA DA AREA DA SAUDE

Introdução

A tripla carga de doenças representa a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo esta condição configurada pela demanda simultânea, em um mesmo sistema de saúde, de ações que respondam a condições crônicas e agravos por causas externas, presentes de modo cada vez mais emergente, com uma agenda não concluída de condições agudas. Os serviços de saúde culturalmente estruturados para atender prioritariamente as condições agudas, acabam tendo uma abordagem fragmentada e insuficiente frente a agravos complexos que exigem acompanhamento de longo prazo. A organização dos sistemas de saúde segundo a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) representa alternativa para superação da fragmentação da atenção, desafio dos sistemas de saúde do mundo todo1,2. No Brasil, a organização do SUS em redes foi estabelecida pela Portaria 4.279/20103, e desde então sua estrutura vem sendo implantada e sua conformidade, discutida. No entanto, por ser uma área de investigação ampla e transversal a diversas outras áreas de investigação da área da saúde, faz-se importante conhecer as áreas de investigação prioritárias abordadas nas pesquisas desenvolvidas.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo identificar os temas de investigação na área da saúde sobre a temática das Redes de Atenção à Saúde.

Método

Estudo descritivo-exploratório realizado a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja busca foi realizada em janeiro de 2018. Foram analisados os resumos de teses e dissertações da área da saúde defendidas de 2013 a 2016 que apresentassem o termo Redes de Atenção à Saúde no título e/ou resumo, sendo incluídos 190 trabalhos na análise. Os trechos textuais referentes aos resultados e conclusões foram agrupados compondo um corpus textual único, e analisados por meio do software Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Trata-se de um software de acesso aberto, criado em 2011 e usado desde então para categorização de dados textuais, cujas classificações emergem a partir da força de representação das expressões no corpus. O Iramuteq permite a análise de dados qualitativos a partir das expressões e conteúdos presentes nos textos e, dentre as análises possíveis, permite a apresentação dos dados em classes temáticas. Desse modo, a análise se estrutura de modo a valorizar os conteúdos mais frequentes. Além disso, o software permite compreender a relação entre os temas que emergem da análise4,5. Nesse sentido, optou-se por aplicar a análise por classificação hierárquica descendente.

Resultados

A análise a partir do Iramuteq permitiu identificar como temas prioritários nas teses e dissertações da área da saúde sobre Redes de Atenção à Saúde a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado, as Redes temáticas de atenção à saúde, a necessidade de orientação da formação profissional segundo os princípios das RAS, e a gestão das RAS em conformidade com a readequação do modelo de atenção à saúde. A partir disso, percebe-se que o estudo das redes temáticas está relacionado às discussões sobre a APS como coordenadora da rede de cuidados. Isso porque o atendimento às redes temáticas muitas vezes extrapola os limites físicos e assistenciais da APS, fazendo com que o indivíduo transite pelos pontos de atenção que ofertam o serviço especializado demandado, exigindo a coordenação do cuidado pela APS para a garantia da longitudinalidade da atenção (pela APS) e da continuidade do cuidado (para além dela). Ainda, observa-se que os estudos focados na qualificação da formação dos profissionais para atuação em rede estão associados à gestão das RAS, indicando que os interesses em adequar a formação estão direcionados ao preparo de profissionais para a atuação adequada na gestão dos serviços.

Considerações Finais

O uso do Iramuteq permitiu a identificação dos temas de investigação referentes às Redes de Atenção à Saúde prioritariamente desenvolvidos em estudos de mestrado e doutorado da área da saúde. Esta ferramenta de análise revelou quatro temas principais, representados pelas classes que emergiram na classificação hierárquica descendente, cuja análise permite maiores direcionamentos para pesquisas futuras.

Referências
1. Mendes EV. Interview: The chronic conditions approach by the Unified Health System. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2018 [cited 2018 Mar 07]; 23 (2) :431-436. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018232.16152017

2. Lamothe L, Sylvain C, Sit V. Multimorbidity and primary care: Emergence of new forms of network organization. Sante Publique [Internet]. 2015 [cited 2018 Mar 15]; 27 (Supl. 1): S129-135. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26168626

3. Brasil. Portaria GM/MS nº. 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2010; 30 dez.

4. Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol. [Internet]. 2013 [cited 2018 Mai 30]; 21 (2) :513-518. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16.

5. Kami MTM, Larocca LM, Chaves MMN, Lowen IMV, Souza VMP, Goto DYN. Trabalho no consultório na rua: uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. Esc. Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2018 May 30]; 20 (3) :e20160069. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160069.

Palavras Chave

Palavras-chave: Redes de Atenção à saúde; Gestão em Saúde; Saúde Pública Continuidade do Cuidado; Integralidade.

Area

Organização da Atenção em Saúde

Autores

Caroline Cechinel Peiter, José Luís Guedes dos Santos, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni