Datos del trabajo


Título

O USO DA PESQUISA NARRATIVA NO ESTUDO DA LIDERANÇA: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

A pesquisa em liderança tradicionalmente tem sido orientada por um enfoque funcionalista (Mabey, 2013; Adriano, Esper, Cunha e Biavati, 2017). Como resultado dessa visão de mundo, a pesquisa em liderança tem sido elaborada precipuamente a partir de métodos quantitativos de pesquisa (Bryman, 2004). Mabey (2013) destaca, no entanto, que há um corpo crescente de estudos que vêm se pautando em outros discursos (interpretativo, dialógico ou crítico) e que têm consequentemente aportado uma maior miscelânea de métodos de pesquisa para investigar a liderança, tal como ocorre com o uso de métodos qualitativos. Bryman (2004), destaca que uma das vantagens da pesquisa qualitativa da liderança é a possibilidade de se analisar o fenômeno a partir das perspectivas do líder ou dos liderados, permitindo-se problematizar as teorias existentes a partir dos significados colhidos da realidade. Existem cinco principais abordagens qualitativas de pesquisa: a) etnografia; b) teoria fundamentada (grounded theory); c) estudo de caso; d) pesquisa fenomenológica; e) pesquisa narrativa (Creswell, 2014). Dentre essas modalidades, optou-se neste trabalho por investigar qual é o estado das pesquisas sobre liderança baseadas na pesquisa narrativa. Na pesquisa narrativa o pesquisador faz a coleta das histórias vividas e contadas e, após, reconstrói uma narrativa, ou seja, oferece uma forma de analisar e entender essas histórias vividas (Cladinin, 2006). A partir dessas histórias essa modalidade de pesquisa permite a compreensão de um determinado fenômeno social (Ospina, Dodge, 2005).

Objetivos

Esta pesquisa tem por objetivo sumarizar o conhecimento acumulado pela literatura que tem investigado a liderança com base no método da pesquisa qualitativa.

Método

Para atingir o objetivo proposto, optou-se por utilizar o método da revisão integrativa, que é um tipo de revisão sistemática da literatura. A revisão integrativa se destaca por permitir revisar a literatura com um escopo mais amplo do que as demais, permitindo analisar publicações teóricas ou empíricas, pautadas em estratégias quantitativas, qualitativas ou mistas. Tal amplitude permite ao pesquisador analisar o estado das pesquisas sobre o objeto de estudo (Whitemore, Knafl, 2005), propondo novos frameworks e perspectivas do tópico investigado (Torraco, 2005). Como guia para a elaboração desta revisão utilizou-se a recomendação ENTREQ, que é um framework voltado para a síntese de pesquisas qualitativas da literatura (Tong, Flemming, McInnes, Oliver e Craig, 2012), aliado ao modelo de revisão integrativa de Whittemore e Knafl (2005). Foram pesquisadas as bases SciElo, Scopus, PycNet e Web of Science. Não foi especificada a área do conhecimento e foram procurados artigos publicados até o ano de 2017. As buscas foram elaboradas a partir dos descritores lead* AND “narrative research” e lead* AND “narrative inquiry”. Foram encontradas 341 referências que atenderam aos critérios de busca (SciElo = 1; Scopus = 155; PsycNet = 61; Web of Science = 124). Foram eliminados 156 artigos por serem resultados repetidos e outros 145 por não abordarem a liderança e a pesquisa narrativa de maneira integrada. Dessa maneira, um total de 40 publicações foram selecionadas nesse estudo. Com base nas informações obtidas dos artigos selecionados elaborou-se uma matriz de síntese, para auxiliar na sumarização e documentação das informações obtidas (Goldman, Schmalz, 2004).

Resultados

A partir dos resultados dessa pesquisa verificou-se que as pesquisas sobre liderança que têm feito uso do método da pesquisa narrativa têm se pautado em outros discursos para além do funcionalista, sendo identificados mais estudos pautados nos outros três tipos de discursos: interpretativo, dialógico e crítico, do que estudos funcionalistas. Para além dos discursos, verificou-se uma preponderância de investigações sobre a liderança educacional (N=23), especialmente nos contextos do ensino fundamental e médio, mas incluindo também o ensino superior. Em seguida, destacam-se os estudos da liderança em organizações privadas (N=8) e também na área da saúde (N=6), foram identificados, ainda, três estudos sobre a liderança no setor público. Outra constatação da análise dos artigos revisados é que a maioria deles uso agregou outras lentes teóricas para além das abordagens da liderança (como a liderança relacional, transformacional, servidora e autêntica), destacando-se pesquisas que fizeram uso dos estudos de gênero ou raciais e a sua relação com a liderança. Mais ainda, os estudos identificados podem ser classificados em seis grupos com objetivos de pesquisa distintos: a) a maioria deles procurou compreender a experiência do que é liderar, ou seja, investigou-se principalmente a prática e as experiências dos líderes; b) um segundo grupo de estudos se dedicou a compreender o processo pelo qual os líderes se tornaram quem eles são, ou seja, o foco do estudo foi no seu desenvolvimento enquanto líderes; c) um terceiro grupo fez um uso distinto da pesquisa narrativa, ao invés de considerá-la somente como método de pesquisa, os autores propõem o uso da histórias de vida como uma técnica para o desenvolvimento de líderes; d) o quarto grupo fez o uso da pesquisa narrativa para compreender a experiência de ser um liderado e das percepções dos liderados a respeito dos seus líderes, ou seja, investigou-se o followership; e) o quinto grupo de estudos investigou particularmente a atuação dos líderes em momentos de desafio ou de mudança organizacional; f) já o sexto e último grupo investigou a liderança danosa (ou tóxica), valendo-se da pesquisa narrativa para compreender a experiência dos líderes que fazem mal uso da sua posição.

Considerações Finais

Esta revisão demonstra que o uso da pesquisa narrativa para se investigar a liderança é uma tendência emergente, e que tem possibilitado problematizar as abordagens da liderança existentes, assim como agregar outras perspectivas sobre o fenômeno da liderança, para além do tradicional enfoque funcionalista. Destaca-se que as vantagens do uso da pesquisa narrativa se dirigem à possibilidade da formulação de teorias descritivas, tanto sobre a liderança, em contraposição ao tradicional enfoque normativo adotado no campo (Adriano, 2015). Outras possibilidades envolvem a descrição sobre como ocorre desenvolvimento de líderes e o desenvolvimento da liderança, que ainda dada a busca por uma teoria integrativa sobre como este processo ocorre (Day, Harrison, Halpin, 2009; Esper, 2015). Destacam-se, ainda, como oportunidades de pesquisas futuras maiores estudos sobre como os líderes enfrentam contextos de mudança, sobre o fenômeno do followership e também sobre a liderança tóxica.

Palavras Chave

Liderança; Pesquisa Narrativa; Revisão Integrativa

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

BRUNA MANUELA ADRIANO, AULINA J. FOLLE ESPER, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA CUNHA, ANDREA VALÉRIA STEIL