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Título

DESAFIOS DO PROCESSO DE GESTÃO NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: ESTUDO QUALITATIVO.

Introdução

A gestão universitária pode contribuir substancialmente para formação profissional, para atuar em múltiplas dimensões, seja no âmbito assistencial, ensino, gestão ou pesquisa. No âmbito acadêmico, o docente enfermeiro busca desenvolver um processo de ensino e aprendizagem com qualidade e efetividade, por meio do compartilhamento de decisões no coletivo, com liderança e atuação política. Na contemporaneidade, muitos são os desafios que permeiam o cenário universitário. Quais seriam os desafios? Enfrentar o limiar entre a ordem e a desordem política, econômica, social e educacional em voga, em um espaço que comunga entre a autonomia e a independência, a guerra e a paz, a riqueza e a miséria, a democracia e a injustiça, o formal e o informal, o saber e a ignorância, a coletividade e o individualismo, o conflito e o consenso das ações e relações humanas. O cenário atual é marcado pela globalização, internacionalização, tecnologia, incerteza, complexidade e interdependência das relações e interações humanas. Neste contexto, a enfermagem, assim como inúmeras outras profissões, enfrenta diversos desafios para acompanhar e atender as demandas e transformações contemporâneas. A enfermagem busca galgar novos patamares e níveis de excelência, a partir da adoção de práticas de gestão que possibilitem a participação, o debate, o pluralismo político e de ideias, o compartilhamento de decisões. O processo de administração/gestão e gerência é inerente ao trabalho do profissional de enfermagem. Independentemente do ambiente no qual ele se encontre, de uma forma ou de outra ele estará gerenciando suas ações e serviços, seja em sala de aula com os estudantes, em campo prático (hospitalar, Unidade Básica de Saúde, clínicas, laboratórios, dentre outros), no desenvolvimento de trabalhos e projetos científicos, enfim, a relação é estreita e direta com os processos de gestão. No contexto da educação, o produto final de um trabalho realizado por profissionais de enfermagem, a partir do colegiado, está voltado para o alcance de um processo formativo de excelência. Em suma, a gestão universitária repercute (direta e indiretamente) na Enfermagem assim como a Enfermagem atua sobre a gestão, ou seja, ambas possuem interface de forma recíproca, implicando-se mutuamente

Objetivos

analisar a atuação do enfermeiro gestor no âmbito universitário e os desafios que permeiam a contemporaneidade.

Método

Estudo qualitativo, com suporte metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados de Corbin e Straus. O cenário do estudo foi uma universidade federal da Região Sul do país. Realizado no período de janeiro a julho de 2015, por meio de seleção intencional dos participantes, entrevista individual e semiestruturada. O estudo obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o Protocolo nº 38770414.6.0000.0118. Para preservar a confidencialidade das informações, os participantes foram identificados pela letra G referente à participação no grupo amostral (1°, 2°, 3°) e a letra E que remete ao participante entrevistado foi utilizada para identificar os participantes discentes e docentes-gestores. As transcrições foram organizadas no Microsoft® Office Word e inseridas no software NVIVO®, que auxiliou no processo de codificação e organização dos dados. Para o processo de organização e categorização dos dados foi utilizado o software NVIVO®, versão 10. A estrutura do NVIVO® permite a organização por projetos e as fontes de informação, assim como os dados gerados pelo processo analítico são armazenados em um banco de dados.

Resultados

O propósito das instituições de ensino superior, seja no âmbito federal ou privado, consiste em estar voltado para a formação de profissionais que sejam protagonistas e transformadores da sua realidade, que contribuam para a qualidade de vida da população, que fortaleçam a formação de novos profissionais embasados pela autonomia da universidade com o foco na qualidade de formação, de excelência, com impacto na sociedade, promovendo o desenvolvimento social e de tecnologia, sobretudo atendendo aos determinantes sociais e políticos. São diversos os desafios para a adaptação dos gestores universitários frente às atividades e responsabilidades assumidas nos órgãos e estruturas administrativas. Um deles é o déficit no preparo e qualificação destes profissionais para a gestão. Estes se entrelaçam no emaranhado complexo da teia burocrática, permeando e moldando o sistema de gestão das ações e serviços, engessando e prolongando o tempo de resolutividade e efetividade das discussões, das decisões gerenciais e dos resultados esperados.Os desafios a serem enfrentados para um bom gestor se encontram no limiar da desordem com a ordem, da insegurança com a segurança, da guerra com a paz, das incertezas com a certeza, do conflito com o diálogo, centralização do poder com a descentralização do poder, pela redução da instabilidade por meio da estabilidade.

Considerações Finais

Na tessitura complexa do espaço universitário, algumas questões como autonomia, gestão, condições de trabalho, recursos para pesquisa, qualidade, avaliação e sustentabilidade geram extensivo debate no cenário acadêmico e são desafios cotidianos. No campo da administração e governabilidade das IES, novas práticas de gestão como, por exemplo, gestão colegiada, governança, gestão estratégica, decisões estratégicas vêm sendo implementadas nas últimas décadas, com o intuito de impulsionar e avançar no processo formativo de excelência por meio da disseminação de conhecimento, produção de tecnologia e cidadania. A gestão universitária é tecida em uma trama de fios complexos, antagônicos e complementares, de ordem e desordem, de cores e incolores. Atores, personagens, figurantes e principiantes, todos lutando pela mesma causa, seguindo a mesma vertente, por vezes, em direções e sentidos contrários. Ora se encontram, ora se perdem, avançam e retrocedem, refletem e silenciam. O exercício da gestão universitária, assim como a gestão colegiada, implica no viver de sua comunidade. Ações e demandas da comunidade também podem repercutir nas práticas de gestão, direta e indiretamente, ou seja, de forma retroativa e recursivamente.

Palavras Chave

Gestão Universitária, Enfermagem, pequisa qualitativa

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

GIOVANA DORNELES CALLEGARO GIOVANA HIGASHI, Alacoque Lorenzini Erdmann, Rafael Marcelo Soder, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni