Datos del trabajo


Título

ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: AÇOES DOS ENFERMEIROS JUNTO AS PESSOAS COM SOBREPESO E/OU OBESAS

Introdução

As principais causas da obesidade/sobrepeso são a falta de hábitos saudáveis, a falta de exercícios físicos, o sedentarismo e a má alimentação, os quais comprometem uma boa qualidade de vida. Sobrepeso e obesidade são definidos como o acúmulo de gordura anormal ou excessivo que podem prejudicar a saúde, sendo considerado sobrepeso a pessoa com o Índice de massa corporal (IMC) maior do que ou igual a 25 e obesidade com IMC maior do que ou igual a 30. A obesidade/sobrepeso atualmente é um problema mundial que desencadeia várias outras doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. O reconhecimento dos indivíduos com sobrepeso e obesidade acontece a partir da classificação de seu estado nutricional, por isso faz-se necessário organizar a oferta integral de cuidados na Rede de Atenção à Saúde por meio dos diversos pontos de atenção, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A prevenção da obesidade pode ocorrer por meio do diagnóstico precoce e a introdução das estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças, cujas ações são realizadas pela equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde, evitando assim complicações futuras que comprometam a qualidade de vida desses indivíduos. No contexto da equipe multiprofissional, observa-se que o enfermeiro da Atenção Primária pode realizar ações de promoção da saúde, apoderar-se deste conhecimento e desempenhar a função de incentivador de ações promotoras de saúde.

Objetivos

Conhecer as ações dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde junto às pessoas com sobrepeso e/ou obesas.

Método

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida com 92 enfermeiros da Atenção Primária de um município do sul do Brasil no período de junho a agosto de 2016. A coleta de dados foi por meio de formulário com questões fechadas e abertas, neste resumo destaca-se apenas os dados referentes as questões abertas. Os dados coletados foram organizados e analisado por meio da proposta da Análise de Conteúdo de Bardin e foram codificados gerando as categorias. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o parecer número 1.631.404, e está vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico (LAPETAC/UFSC).

Resultados

Em relação a estratégias de promoção da saúde que o enfermeiro realiza com o indivíduo obeso e/ou com sobrepeso as respostas foram: atividades em parceria com nutrição e educação física; orientações de hábitos saudáveis durante as consultas individuais de enfermagem. É válido ressaltar também, as principais respostas relacionadas aos serviços de atendimento voltado para a pessoa em sobrepeso e obesa dentro da rede de atenção que os enfermeiros conhecem foram: Grupos de caminhada, grupos com nutricionista, educador físico e psicólogo. Para a questão da rotina de acompanhamento das pessoas identificadas obesas, teve-se como resposta: pacientes colocados em planilha e acompanhados em consultas individuais e grupo de alimentação saudável, verificação de medidas e metas e encaminhamento para nutricionistas e educador físico do NASF. Das ações de prevenção do sobrepeso/obesidade disponíveis nas unidades, obteve-se como resposta: orientações em consultas individuais e grupos com a nutrição e educação física. Em relação às ações de vigilância alimentar e nutricional voltadas para as pessoas em sobrepeso poucas foram as resposta condizentes com o que preconiza a Vigilância Alimentar e Nutricional, que seria: aferição de peso, cálculo do IMC, investigação dos aspectos que influenciam no peso atual do paciente, e registro dos dados no SISVAN. A maioria das respostas focou nos encaminhamentos para a nutrição e educação física. Sobre os equipamentos necessários para atendimento e acolhimento adequado das pessoas com sobrepeso e obesidade, a maioria dos equipamentos necessários citados foram: balança, fita métrica e esfigmomanômetro para obesos. Das ofertas de tratamento para as pessoas em sobrepeso e/ou obesas disponíveis na Atenção Primária as respostas foram: encaminhamentos para Nutrição e Educação física, e em alguns casos de obesidade, a opção de tratamento é farmacológica. E por fim, na pergunta em que se questionava a existência de uma coordenação de cuidados aos indivíduos adultos obesos quando se esgotam as possibilidades terapêuticas e necessitam de outros pontos de atenção, muitas respostas foram não, porém alguns enfermeiros responderam que encaminham estes pacientes para outros níveis de complexidade da rede, como por exemplo: especialistas, endocrinologistas ou cirurgia.

Considerações Finais

O enfermeiro possui um papel essencial na Atenção Primária à Saúde, atuando na prevenção e promoção da saúde de indivíduos obesos e/ou com sobrepeso. A atuação interdisciplinar se faz muito presente quando se trata deste grupo em específico, tornando a atuação da enfermagem em conjunto com profissionais da nutrição e educação física mais frequente.Porém muitas iniciativas para atuar com pessoas obesas/sobrepeso podem partir da atuação do enfermeiro, exercendo assim, o papel de prevenir doenças e promover saúde, tornando a Atenção Primária, preferencialmente, a porta de entrada destes indivíduos na Rede de Atenção à Saúde e com resolubilidade.As consultas individuais realizadas pelo enfermeiro tornam-se também de extrema importância, pois este momento permite o aconselhamento de hábitos de vida saudáveis, como uma forma de prevenir o sobrepeso e a obesidade, evitando assim, que estes indivíduos necessitem futuramente de tratamentos em outros níveis de complexidade dentro da rede, como por exemplo, a cirurgia bariátrica ou desenvolvam doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, que estão muitas vezes atreladas ao sobrepeso e obesidade.

Palavras Chave

Enfermagem, Cuidado De Enfermagem, Obesidade

Area

Organização da Atenção em Saúde

Instituciones

Universidade Federal De Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruno De Campos Gobato, Vitor De Campos Gobato, Luciara Fabiane Sebold, Palloma Caroline Guedes Oliveira, Raul Vinicius Eleutério, Julia Martins Silva, Nadia Chiodelli Salum, Gregory Henrique Mandelli Nazário, Bárbara Mohr Silveira, Emanuele Pozzebon Caurio