Datos del trabajo


Título

DOCE REDE QUE VENTILA-DOR

Introdução

Tem-se discutido sobre as redes de cuidado que tratam das relações que se constroem diante do desafio de responder às necessidades de saúde dos sujeitos, bem como a organização e funcionamento das ações e serviços, formação e gestão. Diante do contexto atual, é preciso refletir de que forma poderemos materializar o cuidado sem perder de vista a proposta de humanização que alimenta e atravessa todos os aspectos mencionados(1,2).

Objetivos

O objetivo desta produção consiste em refletir sobre a rede de cuidados em saúde a partir do resgate aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização.

Método

Esse relato de experiência teve a versão de sentido como recurso metodológico. Cada experiência oportunizada no exercício do trabalho, enquanto docente e pesquisador, subsidiou a elaboração de um diário de afetações que compuseram um compilado de versões de sentido (3). A versão de sentido está caracterizada como um relato livre e uma reação viva relacionada à experiência do pesquisador e “consiste numa fala expressiva da experiência imediata de seu autor, face a um encontro recém-terminado. É uma versão do sentido vivido de um encontro, através do sentido vivido logo depois” (3:74). Aqui, o produto das experiências e destas afetações geradas foram expressas por meio da arte (pintura em tela). Estas expressões convidam o público a participar de uma reflexão sobre o objeto de estudo junto ao autor na tentativa de construir e ampliar um espectro próprio de compreensão sobre o cuidado em saúde. Este é o princípio da hermenêutica de Gadamer, uma vez que a experiência possibilita a construção de um universo de compreensões e o encontro, a fusão de horizontes4. Assim, reconhecemos que vivemos em um contexto pautado por uma pluralidade de possíveis significações e, desta forma, podem ser elaboradas diversas leituras do mundo. Esta pluralidade percebida, compõe uma imagem semelhante a um mosaico que agrega diferentes concepções de mundo, de cultura, de política, de histórias de vida e de linguagem; todas justapostas umas às outras. A busca pelo sentido deve mesmo levar em consideração diferentes olhares tendo em vista a fusão dos horizontes (4-5).

Resultados

A produção dessa experiência gerou uma exposição de arte intitulada “DOCE REDE QUE VENTILA-DOR” em que foram pontuados aspectos do cuidar-de-si e cuidar-dos-outros, além da relação profissional de saúde-usuário e do desafio da organização e funcionamento dos serviços de saúde em redes.

Considerações Finais

Consideramos que o cuidado em saúde requer alicerces múltiplos que extrapolam os elementos mensuráveis. São necessárias, também, medidas de natureza subjetiva que modelem todas as relações e que possam responder questões mais particulares aos sujeitos, como medos, angústias e expectativas. Em geral, é preciso pensar em uma rede plural que possa partir das necessidades dos sujeitos e não, somente, dos serviços. Esperamos, ainda, que as bases normativas, protocolos e guias de orientação levem isso em consideração e possam seguir como orientação para se oportunizar o cuidado de forma efetiva e adequada a cada singularidade.

1. Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia Brasília.: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. p.726.
2. Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ (orgs.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. Editora Artes Médicas. São Paulo. 2008; p.308
3. Amatuzzi MM. Por uma psicologia humana. 3 ed. Campinas: Alínea. 2010.
4. Gadamer HG. Verdade e método Vol. 1. 15 ed, Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015. 631p.
5. Grondin J. O pensamento de Gadamer. São Paulo: Paulus, 2012. 536p.

Palavras Chave

Cuidado. Saúde. Pesquisa qualitativa. Hermenêutica.

Area

Saúde Coletiva

Instituciones

Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Fábio Solon Tajra