Datos del trabajo


Título

AS MIDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE CUIDADO A MULHERES JOVENS ACOMETIDAS POR CANCER DE MAMA

Introdução

Com a ampla acessibilidade à internet, e utilizando todas as entradas que este amplo acesso permite, as mídias digitais se tornam cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas do século XXI. Quase tão indispensável quanto satisfazer as necessidades humanas básicas, se tornou a necessidade de acesso a no mínimo uma rede social por dia por parte dos indivíduos.
Atualmente as redes sociais eletrônicas são utilizadas para se atender quaisquer tipos de necessidades, seja reencontrar velhos conhecidos ou para se comunicar com amigos distantes, encontrar respostas rápidas para dúvidas de todos os gêneros, lugares, receitas, orações e até mesmo a “cura” para algumas aflições humanas.

Objetivos

Explicitar o uso das mídias digitais enquanto ferramenta de cuidado às mulheres acometidas por câncer de mama, ressaltando os principais benefícios oriundos da escrita terapêutica em um ambiente virtual, que se adequa ao atual contexto informatizado e tecnológico no qual vivemos.

Desenvolvimento

O mundo está mudando cada vez mais de pressa, e é preciso acompanhar estas atualizações na velocidade em que ocorrem. Os aplicativos de mensagens instantâneas, fotos compartilhadas, bem como os denominados “blogs” (diários eletrônicos), constituem um espaço virtual bastante democrático, capazes de promover a interação de indivíduos dispersos em diversos países, a nível mundial.
Em relação à criação de perfis nas redes, temos uma gama desmedida de assuntos abordados, que visam atingir os propósitos elaborados por seus criadores. A participação e acompanhamento das temáticas e rotinas expostas nas redes são realizados por inúmeras pessoas as quais denominamos seguidores .
Quanto à permissão para acompanhar as postagens (posts), esta pode ou não ser obrigatória, a depender do conteúdo exposto, e do desejo do blogueiro (pessoa criadora do blog) em atrair seguidores para divulgar alguma informação.
Os diários eletrônicos (blogs) possuem amplo uso na sociedade atualmente. Servem muitas vezes, como agente facilitador nas relações e interação social de pessoas com dificuldade de interagir, expor sentimentos e relacionar-se diretamente com outros indivíduos.
Através da escrita livre, com certo grau de “licença poética”, o indivíduo expressa seus sentimentos, desejos, anseios, opiniões, compartilha vivências, troca experiências, conhece a opinião alheia, bem como emite a sua.
Enquanto profissionais da enfermagem, responsável por grande demanda de cuidados, devemos estar atualizados em relação às possiveis ferramentas disponibilizadas para o cuidado, e deste modo, não podemos excluir a presença das redes sociais e mídias digitais, uma vez que constituem-se praticamente de fator indispensável na vida de grande parte dos indivíduos hospitalizados ou não, sadios ou acometidos por quaisquer patologias/complicações.
Dissociar a tecnologia do cuidado, implica em abrir mão de um instrumento bastante valioso, capaz de fortalecer a rede de apoio das mulheres acometidas, bem como, sua utilização como estratégia de enfrentamento neste período tão carregado de significados e de imensa carga simbólica.

Considerações Finais

Essa liberdade frente à tela dos dispositivos permite ao indivíduo a exteriorização de seus sentimentos de maneira despudorada, haja vista que não está frente a frente com outras pessoas, favorecendo o fluir das emoções.
Neste contexto, o uso dos diários eletrônicos (blogs) e demais mídias e redes sociais como estratégia de enfrentamento do câncer de mama por mulheres jovens, tem conquistado amplo espaço, e cada vez mais tem desmistificado que a internet é algo nocivo no ambito do cuidado. Entender que a adequação dos profissionais aos recursos tecnológicos existentes promove um enriquecimento da assistência, constitui-se como importante fator para atualizar e aprimorar o cuidado multiprofissional, capaz de acolher as demandas trazidas pelos pacientes, em especial, as mulheres que vivenciam o câncer de mama, sobretudo na juventude.

Palavras Chave

Rede social; Internet; Ciência, tecnologia e sociedade; Tecnologia; Cuidados de enfermagem

Area

Comunicação e Saúde

Autores

Gabriella Novaes de Andrade, Octavio Muniz Da Costa Vargens, Carla Marins Silva