Datos del trabajo


Título

Construção colaborativa de material educativo digital na graduação em Enfermagem: em foco o processo de morte e morrer

Introdução

Contribuir para a formação técnica e humanística relacionada ao processo de morte e morrer durante a graduação em Enfermagem representa um desafio para o corpo docente e para os demais representantes das Instituições de Ensino Superior. A incorporação dos assuntos relativos aos cuidados das pessoas no fim de vida pode propiciar oportunidades para o desenvolvimento de competências na área de cuidados paliativos e afins. Por esse motivo, criar estratégias auxiliares para construir conhecimentos, habilidades e atitudes mais assertivas para lidar com a morte e o luto desde a graduação em Enfermagem incitou a realização da presente pesquisa.
A construção da práxis da Enfermagem na temática deste estudo requer subsídios e propostas oriundas das necessidades reais de aprendizagem e, por esse motivo, elaborou-se a seguinte pergunta norteadora: Como os acadêmicos de Enfermagem podem contribuir para a construção de materiais educativos digitais sobre formas de lidar com o cuidado do indivíduo fora das possibilidades terapêuticas de cura?

Objetivos

Analisar os conteúdos relativos ao processo de morte e morrer na formação em graduação de Enfermagem.

Método

Trata-se de uma pesquisa-ação com ancoragem teórica na Pedagogia Crítica de Paulo Freire, pois exige um processo de construção do conhecimento participativo e emancipatório. Entendeu-se que a elaboração de materiais educativos digitais (MED) sobre a temática da presente pesquisa seriam beneficiadas pela dialogicidade, leitura crítica da realidade e compromisso com a mudança durante o processo de coleta e análise dos dados e a validação do protótipo de MED.
O presente estudo foi realizado em Instituição de Ensino Superior (IES) privada, situada na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo. Foram selecionados estudantes de graduação em Enfermagem do oitavo período das turmas matutinas (n= 32) e noturnas (n= 39) do primeiro semestre de 2018, perfazendo um total aproximado de 71 potenciais participantes desta pesquisa. Adotou-se a amostra por conveniência, ou seja, os pesquisadores permitiram que todos os interessados participassem dos CCV.
Duas pesquisadoras foram responsáveis pela coleta de dados e apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e foram treinadas com relação à sua apresentação formal, aos cuidados éticos em pesquisa qualitativa, a condução dos grupos fechados no Facebook®, aos lembretes periódicos para a verificação das contribuições dos participantes, à organização dos dados produzidos e ao Itinerário de Pesquisa Freireano.
Adotou-se a abordagem metodológica do Itinerário de Pesquisa Freireana e foram propostas cinco oficinas virtuais em grupo de discussão fechado no Facebook®. Contudo, apenas a primeira semana possibilitou a coleta de dados baseadas em experiências prévias dos acadêmicos com base na participação nestes Círculos de Cultura Virtuais (CCV).
Seis estudantes compartilharam materiais relevantes e interagiram no grupo fechado do Facebook® durante o período de 10 de março a 09 de abril de 2018, subsidiando a primeira etapa desta pesquisa, que permitiu a compreensão do universo dos pesquisados: as experiências, os vocábulos e as concepções dos acadêmicos de graduação em Enfermagem sobre sua formação com foco no processo de morte e morrer.
Foram adotadas as Competencies and recommendations for educating undergraduate nursing students preparing nurses to care for the seriously ill and their families (CARES) em cursos on-line para organizar os CCV: fundamentos do cuidado no processo de morte e morrer; avaliação e controle da dor; avaliação e manejo de sintomas; luto, tristeza e perda; cuidado do paciente fora de possibilidades terapêuticas de cura.
Foi utilizada a análise de conteúdo temática de todo material produzido pelos participantes no grupo fechado. O corpus do estudo foi armazenado, organizado e categorizado por meio do software WebQDA 3.0. A codificação foi realizada separadamente pelas duas pesquisadoras supervisionadas pelo orientador, com experiência em pesquisa qualitativa e com a área de Educação em Enfermagem/especializando em Educação e Tecnologias.
A presente pesquisa adotou todas as premissas da Resolução 466/2012 e foi aprovada, em 05 de fevereiro de 2018, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Guarulhos sob o número de parecer 2.485.315. Os acadêmicos de Enfermagem foram convidados a participar da pesquisa, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Resultados

A primeira categoria foi denominada “A complexidade do cuidado no processo de morte e morrer”, sendo composta por cinco subcategorias: “Promover o cuidado humanizado”, “Desenvolver atitudes empáticas”, “Garantir a qualidade dos cuidados paliativos”, “Respeitar os desejos individuais” e “Considerar a família no processo de cuidado”.
A segunda categoria foi intitulada “O enfrentamento pessoal relacionado ao cuidar na finitude da vida” e constitui-se por três subcategorias: “Identificar a impotência pessoal”, “Reconhecer a dificuldade de aceitar a finitude” e “Apoiar-se na própria espiritualidade”.
Para fortalecer a coleta de dados virtual, empregou-se a análise das Diretrizes curriculares nacionais de enfermagem, do Código de ética profissional de enfermagem, do Manual da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e os Planos de Ensino (PE) do sexto ao oitavo período de graduação em enfermagem da instituição avaliada. Baseada nas competências relacionadas às recomendações internacionais proposta pelo CARES, a análise desses documentos evidenciou lacunas no ensino, na pesquisa e na extensão na abordagem das competências essenciais para o nível de graduação saber lidar com pessoas e famílias no fim de vida.
Empregou-se a ferramenta digital gratuita Adobe Spark®, pois permite a construção de páginas virtuais que integram imagens, textos, vídeos e outros tipos de links, assim como possibilita avaliar a quantidade de acessos a este material produzido e o comentário de seus visualizadores. Os seis participantes reavaliaram esse material e sugeriram pequenos ajustes, mas não modificaram o teor das categorias e subcategorias identificadas nesta pesquisa.

Considerações Finais

Os participantes desta pesquisa indicam duas categorias fundamentadoras do material educativo digital com enfoque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis ao saber lidar com o processo de morte e morrer desde a formação inicial na graduação em Enfermagem. O protótipo elaborado colaborativamente poderá ser aplicado em futuras pesquisas sobre sua validação de conteúdos e sua

Palavras Chave

Tecnologia Educacional; Estudantes de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Atitude Frente à Morte.

Area

Informação e Tecnologias da Informação em Saúde

Autores

Helen Chaves Pereira, Aretusa Thame de Morais Santos, Alfredo Almeida Pina-Oliveira