Datos del trabajo


Título

SITUAÇÃO DE SAÚDE DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO

Introdução

A saúde é um fenômeno complexo centrado na conservação ou expansão da vitalidade humana, vista como totalidade irredutível, e também na interação do sujeito com o ambiente em que vive. Ao considerar os determinantes sociais nos aproximamos do referencial teórico da promoção de saúde.
Assim, a saúde de profissionais está diretamente ligada às condições de trabalho. No caso de professores universitários que atuam nos cursos da saúde há que se considerar a mão dupla dessa relação: as condições de trabalho afetando a saúde e o papel de agente promotor de saúde desses profissionais.

Objetivos

O presente estudo busca conhecer a percepção dos professores universitários do curso de educação física sobre sua situação de saúde em relação ao contexto de trabalho.

Método

Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, e realização de entrevista semiestruturada com professores do curso de Educação Física de uma universidade pública brasileira. Participaram seis homens e três mulheres, sete com mais de 11 anos de docência, quatro atuantes na pós-graduação, e sete nunca ocuparam cargos administrativos.

Resultados

A situação de saúde no contexto de trabalho apresentou aspectos positivos e negativos relacionados às dimensões física, mental (cognitiva), espiritual, emocional, ou integral, que associa diversas dimensões. Aspectos negativos à saúde foram produtivismo, relações interpessoais, e condições estruturais, representando fonte de sofrimento e angustia. Aspectos positivos incluíram organização do trabalho e relações socioprofissionais.
Atividades e relacionamentos profissionais, quando alinhados ao modelo produtivista, podem promover adoecimento; mas também são capazes de estimular os professores na busca de soluções criativas para tornar o trabalho possível e prazeroso.

Considerações Finais

O professor de educação física, como profissional de saúde, não deve ser mero transmissor de conhecimento, mas sim um agente de transformação social que ajude a repensar o papel e os processos de trabalho da universidade como uma instituição promotora da saúde.

Palavras Chave

situação de saúde, contexto de trabalho, promoção de saúde.

Area

Promoção da saúde

Instituciones

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Andrea Ferreira Leite, Júlia Aparecida Devidé Nogueira