Datos del trabajo


Título

PROJETO SERGIO AROUCA: CONTRIBUIÇOES PARA FORMAÇAO MEDICA

Introdução

Apresentam-se aqui desdobramentos da pesquisa de iniciação científica em andamento no curso de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (SC, Brasil) que buscou descrever características éticas, políticas e epistemológicas, experimentadas por acadêmicos de medicina e comunidade atendida em uma vivência do Projeto Sérgio Arouca (PSA), que servem de base para as relações interpessoais. Realizada durante a edição 2018-1 do PSA em Urubici, SC, Brasil - como um projeto que visa à atuação na atenção básica de municípios carentes do estado de Santa Catarina (MAEYAMA, et al. 2016). As atividades de planejamento e as práticas junto à comunidade são organizadas pelos estudantes, supervisionados pelos professores, o que oportuniza aos futuros médicos contato com incertezas da profissão e com a percepção de conhecimentos e habilidades necessárias para os cuidados da atenção básica.

Objetivos

Objetivo geral: Descrever contribuições do Projeto Sérgio Arouca para a formação médica.

Método

O projeto Sérgio Arouca é estruturado com a participação de médicos, professores e estudantes de medicina: 77 alunos inscritos espontaneamente participaram do projeto de extensão realizado entre 22 e 28 de janeiro de 2018. Aleatoriamente, foram sorteados e convidados a participar da pesquisa um aluno de cada um dos oito períodos representados no projeto. Houve uma desistência de participação, compondo, assim uma amostra de sete acadêmicos de medicina, representantes do 5o ao 12o períodos da graduação (com exceção no 9o período).
Foram utilizados roteiros de entrevista coletiva para os estudantes, do tipo grupo focal (KRUEGER; CASEY, 2009), organizados por meio de perguntas temáticas, aplicados no quinto dia de atividades. Todo o material produzido na coleta de dados foi registrado em áudio, transcrito, e submetido a uma primeira exploração. Em seguida, procedeu-se à preparação do material para fins de várias leituras pormenorizadas e codificação. As unidades de análise, geradas pelo processo de codificação, foram agrupadas por analogia, com base em critérios semânticos (MINAYO, 2014). Por fim, definiu-se o sistema de categorias. A seguir, será apresentada a análise da categoria "Encontros: com outros; com mundos; com a comunidade; com colegas; consigo; e encontro com o “curioso”", gerada para responder a questão: "O que trouxe vocês a esta vivência do Projeto Sérgio Arouca (PSA)?".

Resultados

A análise dos dados permitiu vislumbrar que estudantes de medicina da UNIVALI, buscam o PSA com o desejo de conhecer dimensões que não lhes são oferecidas curricularmente durante as atividades de ensino tradicional, na grade curricular: "[...] a gente conhece um outro mundo que a gente não imaginava existir e é isso que aconteceu aqui mesmo; [...] mas não só pelas novas experiências de estar com a comunidade, mas também pela convivência com colegas do curso de outros períodos, com outras mentalidades, que pensam de maneiras totalmente diferentes; [...] a gente vem mostrar pra população que tem gente olhando pra eles, porque às vezes eles se sentem esquecidos; [...] Medicina não é um meio de utilização de medicamento... A gente consegue dar uma reacendida no fogo da medicina".
Os encontros verbalizados pelos sujeitos da pesquisa, refletem os enfrentamentos propostos pelo projeto de extensão, diante de acontecimentos e cenários de prática distintos daqueles nos quais o acadêmico convive, cotidianamente, durante sua formação curricular: aulas teóricas e cenários práticos em ambulatórios, hospitais (e mesmo nas unidades básicas de saúde) um tanto apartados da realidade afetiva e social da população atendida.
A análise dos dados sugere a importância de um projeto de extensão no qual o estudante de medicina se coloca efetivamente, na prática, em contato com a alteridade: - primeiro, em relação a si mesmo (futuro médico), oportunidade na qual pode parar e refletir sobre suas motivações iniciais como estudante de medicina, encontrar-se diretamente com seus anseios, dúvidas, curiosidades, conhecimentos já adquiridos e acumulados e, também - sentindo na prática - as habilidades necessárias para sua futura prática como médico.
Ainda, nas respostas dos acadêmicos percebe-se curiosidade e surpresa diante de outros encontros que não lhes são oferecidos - de forma "tão natural e direta" no ensino tradicional e que não supunham - inicialmente - tão significativos para a formação de suas identidades como atores fundamentais dos processos de cuidado em saúde.
Os encontros descritos são relevantes no que diz respeito ao contato próximo com seus colegas, que passam a refletir e demonstrar tais conhecimentos, habilidades e anseios que passam a não ser mais algo percebido unicamente por si, mas que aparecem sendo comuns ao grupo no qual cada um está inserido.
Por fim, o encontro direto com a comunidade atendida e o reconhecimento de suas necessidades genuínas, no que tange suas características sociais, seu nível de escolaridade, seus problemas familiares e econômicos, principalmente no que este tipo de projeto de extensão pode contribuir do ponto de vista de uma relação interpessoal mais próxima, afetiva e efetiva do ponto de vista dos cuidados em saúde.

Considerações Finais

A pesquisa em andamento vem descrevendo as contribuições éticas, políticas e epistemológicas do Projeto Sérgio Arouca na formação dos futuros médicos, alunos do curso de medicina da UNIVALI, SC, Brasil. Este recorte expressa a importância de encontros estabelecidos em projetos de extensão de atenção básica em saúde, com a oportunidade dos acadêmicos de medicina refletirem sobre as relações consigo mesmo diante da profissão escolhida, bem como - especialmente - com o outro, seja este seu colega, o desconhecido, o paciente ou a comunidade.

Referências:
Maeyama MA, Cutolo LRA, Chaves MV, Barni RS. Projeto Sérgio Arouca: Relato de Experiência. Rev Bras Educ Med. 2016; 40 (1): 118-127. 
Krueger RA, Casey MA. Focus groups: a practical guide for applied research. London: SAGE, 2009.

Palavras Chave

Projeto Sérgio Arouca, Educação médica, Relações interpessoais

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIA SA LISTON, Mariana Andréa De Moura HENICKA, Rita GABRIELLI